O Volkswagen Polo BlueMotion é proposto nas carroçarias de 3 e 5 portas, com o motor 1.4 litros TDI, já em conformidade com a norma EU6, ou com a versão a gasolina 1.0 TSI de 95 cv. O custo varia entre os 17.005 euros (versão gasolina de 3 portas) e 20.151euros (versão diesel de 5 portas).

Cerca de 21% mais eficiente do que a unidade anterior, o consumo médio de combustível de 3,1 l/100 km e emissões de CO2 de 82 g/km do motor de 1.4 litros estabelecem uma nova referência na categoria. Com 75 cv e um binário máximo de 210 Nm, o conjunto tem uma aceleração 0-100 km/h de 12,9 segundos e uma velocidade máxima de 178 km/h. A transmissão é manual de 5 velocidades.

A carroçaria tem um comprimento total de 3,970 metros, a direção é eletromecânica e o Polo Bluemotion pode também ser equipado com um número significativo de sistemas de assistência à condução herdado da gama Golf:

– Câmara traseira “Rear Assist” para facilitar o estacionamento

– Travões multi-colisão, que iniciam automaticamente a travagem do veículo que sofreu um acidente a fim de evitar uma posterior colisão

– Sistema de deteção de fadiga que, dentro dos limites do sistema, deteta sinais de cansaço e sugere uma pausa através de sinais acústicos e visuais

– “Front Assist”, com sistema de travagem de emergência em cidade, pode evitar um impacto ao ativar os travões a uma velocidade inferior a 30 km/h. Estes dois últimos sistemas baseiam-se na informação de um dispositivo que pode cumprir também a função de cruise control (ACC). O ACC funciona entre os 30 e os 160 km/h e pode ser montado em conjunto com a caixa manual

O interior oferece os volantes de 3 braços da gama Golf e o painel de instrumentos com aspeto tridimensional, além de uma consola que possui um ecrã semelhante ao Volkswagen Golf. Pode dispor de diferentes tipos (monocromático ou a cores) e com dimensões de 5 ou de 6,5 polegadas. Em função do nível de equipamento possui mais ou menos funções.