Com uma estética renovada, o Volkswagen T-Cross está disponível com o motor de 3 cilindros a gasolina 1.0 TSI, com 95 cv e caixa manual de cinco velocidades, ou 115 cv e caixa manual de seis velocidades ou automática DSG com 7 velocidades.

O PVP arranca perto dos 24.000 euros no T-Cross de 95 cv, enquanto as versões de 115 cv correm acima dos 28.500 euros.

Embora não seja na gama Volkswagen um modelo típico para empresas em Portugal, pode preencher necessidades pontuais ou escolhas pessoais de utilizadores.

Pode ser, por exemplo, uma solução “encaixada” entre segmentos B e C (entre um Polo e um Golf), embora em matéria de escolha para empresas tenha a concorrência direta do VW Taigo ou do Skoda Kamiq, ou até do próprio VW T-Roc que, na versão de motor com 110 cv, apresenta um PVP semelhante.

Outro “handicap” da motorização 1.0 TSI é não dispor de qualquer sistema híbrido que permita reduzir as emissões de CO2 homologadas.

Conservando a silhueta, o renovado T-Cross beneficia de um novo design da secção dianteira, com faróis (que podem ser Led nos níveis de equipamento mais altos), por mais tecnologia a bordo e por maior qualidade dos revestimentos do habitáculo.

“Um pequeno gigante” dizia um responsável da VW em 2019, aquando da apresentação da primeira geração em Portugal, ao referir-se à disponibilidade de espaço interior, em contraste com a estrutura compacta do T-Cross.

Versátil, o interior do T-Cross possui ajuste longitudinal do banco traseiro ao longo de 14 cm, que permite escolher entre ter mais espaço para os ocupantes ou fazer variar a capacidade da bagageira entre os 385 e os 455 litros, até à altura da chapeleira.

Além disso, as costas do banco do passageiro dianteiro podem ser rebatidas (de série a partir da versão Urban), disponibilizando um espaço até 2,4 metros de comprimento, da traseira até ao tablier. Este espaço, suficiente para uma prancha de surf, por exemplo, exige que o encosto direito do banco traseiro também esteja rebatido.

Com os dois bancos traseiros rebatidos (na proporção 60:40), cria-se uma área de carga plana com um volume que pode atingir os 1281 litros (carregado até à altura dos encostos dos bancos dianteiros).

Volkswagen T-Cross
A pensar em permitir o transporte de bicicletas elétricas (mais pesadas do que as não elétricas), a Volkswagen aumentou a capacidade de reboque do T-Cross, através do sistema de acoplamento de reboque, subindo de 55 para 75 kg. Estes 20 kg adicionais incidem sobre a carga máxima que pode incidir verticalmente sobre o acoplamento esférico amovível (opcional).

Motores. Principais características. Preço do VW T-Cross

Motores a gasolina CCBinárioConsumos (1)Emissões CO2 (1)PVP Recomendado
T-Cross 1.0 TSI 95cv999 cc, 3 cilindros, 12 V175 Nm/1.600~3.500 rpm/min5,6 l/100 km128 g/km23.489,89 euros
T-Cross 1.0 TSI 95cv Urban999 cc, 3 cilindros, 12 V175 Nm/1.600~3.500 rpm/min5,7 l/100 km129 g/km25.961,97 euros
T-Cross 1.0 TSI 115cv Urban999 cc, 3 cilindros, 12 V200 nm / 2.000~3.500 rpm/min5,6 l/100 km128 g/km28.193,94 euros
T-Cross 1.0 TSI 115cv DSG Urban999 cc, 3 cilindros, 12 V200 nm / 2.000~3.500 rpm/min5,8 l/100 km133 g/km30.183,93 euros
T-Cross 1.0 TSI 115cv DSG Style999 cc, 3 cilindros, 12 V200 nm / 2.000~3.500 rpm/min5,8 l/100 km133 g/km32.837,57 euros
T-Cross 1.0 TSI 115cv DSG R-Line999 cc, 3 cilindros, 12 V200 nm / 2.000~3.500 rpm/min5,8 l/100 km132 g/km33.917,35 euros
O PVP não inclui os valores das operações logísticas e despesas de transferência e foi calculado aplicando o ISV em vigor
(1) Valores correspondentes a consumos e emissões em ciclo combinado de ensaios, que podem variar em função de especificações da viatura, técnicas e outras

Galeria de Imagens

Equipamento e versões

Dependendo do tráfego e da velocidade permitida, o sistema Travel Assist adapta automaticamente a velocidade face à do veículo da frente, acelerando e travando de modo automático. Também pode incluir adaptação a novos limites de velocidade e face à aproximação de curvas ou rotundas.

Simultaneamente, o Lane Assist ajuda a manter o veículo na sua faixa de rodagem face a qualquer distração do condutor.

As versões com caixa automática DSG podem também efetuar automaticamente manobras de “stop-and-go” (arranque e paragem automática no trânsito em cidade).

Existem quatro linhas de equipamento:

T-Cross (apenas com motor de 95 cv e caixa manual de 5 velocidades): inclui novos equipamentos como faróis LED (em vez de halogéneo), farolins traseiros LED, reconhecimento de sinais de trânsito, painel de instrumentos Digital Cockpit com 20,3 cm (8,0’’) de diagonal, um ecrã do sistema de infotainment agora em configuração flutuante (também com 20,3 cm na diagonal), entradas USB-C e sensores de estacionamento traseiros.

Urban (disponível em motores de 95 cv e 115 cv, este último com caixa de 6 velocidades ou caixa DSG de sete velocidades): inclui espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente, sistema ‘Keyless access’, câmara traseira de ajuda ao estacionamento e vidros traseiros escurecidos, jantes de liga leve Bangalore de 17 polegadas, projetores de logótipo nas caixas dos espelhos retrovisores exteriores e Wireless App-Connect para Apple CarPlay e Android Auto.

Style e R-Line (nestas versões de topo apenas é disponibilizado o motor de 115 cv com transmissão DSG de sete velocidades): faróis IQ. LIGHT LED Matrix com funções de luz de curva e aptos para todas as condições climatéricas (pela primeira vez no T-Cross) com animações de boas-vindas e de despedida, jantes de liga leve de 17 polegadas com design específico, luzes traseiras LED com funções dinâmicas para os indicadores de mudança de direção e luzes de travão e para-choques R-design na versão R-Line, a mais desportiva.

O equipamento de infotainment foi também melhorado nestas duas versões, que apresentam ecrã tátil com uma diagonal de 23,4 cm (9,2’’), o Digital Cockpit Pro de 25,4 cm (10’’), Wireless App-Connect, Apple CarPlay e Android Auto.