O Volkswagen T-Roc é o mais pequeno crossover da marca alemã, fabricado na AutoEuropa em Palmela.

Chega aos mercados em novembro de 2017 e estes são os preços estimados para Portugal:

Mais pequeno do que o Tiguan e com uma aparência desportiva e radical, assenta na plataforma modular MQB, a que recorrem o Golf, Tiguan ou Audi Q2, por exemplo.

Tem 4,23 metros de comprimento (menos 25 cm do que o Tiguan), 1,82 metros de largura e 1,57 metros de altura.

Como principais concorrentes no mercado português, o Volkswagen T-Roc encontra o Renault Captur, o Peugeot 2008, Nissan Juke, Fiat 500X, Toyota C-HR, Mazda CX-3 ou Audi Q2, por exemplo.

Há 3 motores diesel à escolha (1.6 TDI com 115 cv e duas unidades 2.0 TDI de 150 e 190 cv), enquanto a gasolina a oferta inclui motorizações 1.0 com 115 cv, 1.5 com 150 cv e 2.0 TSI com 190 cv, esta última não disponível em Portugal.

É possível optar entre transmissões manuais (6 velocidades) ou automática (DSG de 7 velocidades), tração dianteira ou integral 4Motion.

Com cinco lugares, tem 445 litros de bagageira ou até 1290 litros com os bancos traseiros (60:40) rebatidos. O portão da bagageira pode ter abertura automática.

A instrumentação de bordo e os sistemas de entretenimento servem-se de telas digitais de 6,5”, 8” e 11,7 polegadas.

O interior é personalizável individualmente, havendo combinações pré-programadas com os tons da carroçaria (podem ser bi-tom, uma para o tejadilho, pilares do pára-brisas e retrovisores, outra para o restante) e linhas de equipamento.

Distribuídos pelos vários níveis de equipamento há uma grande diversidade de itens, incluindo as mais actuais ajudas à condução, e ainda sistemas de variação do amortecimento da suspensão para quatro perfis de condução, enquanto o sistema de tração total tem um controlo activo que permite seleccionar em função do tipo de piso e aderência.

As jantes são de série de 16 polegadas, opcionalmente ou nos níveis de equipamento mais elevados e desportivos, de 17 polegadas.