Foi o modelo mais vendido da Volkswagen em 2019 e chega agora a Portugal proposto com três níveis de equipamento (Tiguan, Life e R Line) e motores a gasolina 1.5 TSI com 130 cv e 150 cv e turbodiesel 2.0 TDI com 122 cv, 150 cv e 200 cv.

As duas versões a gasolina do novo Tiguan variam entre os 33.069 euros (versão 1.5 TSI 130 Life) e os 41.304 euros (verão 1.5 TSI 150 DSG R-Line). Já os turbodiesel começam nos 36.466 euros (versão 2.0 TDI 122 Tiguan) e vão até aos 60.358 euros (versão 2.0 TDI 200 DSG 4Motion R-Line).

Galeria de imagens

No ano passado, a Volkswagen produziu 911 mil unidades do Tiguan. Na Europa, diz a marca, assume-se como um dos principais SUV e recebe agora uma nova atualização, novos sistemas de tração, assistência infotainment e um novo design na dianteira.

https://fleetmagazine.pt/2020/10/30/volkswagen-arteon/

Tiguan eHybrid

Mas a grande novidade do Tiguan é a sua versão híbrida plug-in. O Tiguan eHybrid tem uma potência combinada de 245 cv. Graças à bateria de iões de lítio com um sistema de energia de 13 kWh, o novo Tiguan eHybrid, recorrendo ao E-MODE, tem uma autonomia em modo 100% elétrico anunciada (em ciclo WLTP) de até 50 km.

No modo Híbrido, o motor a gasolina turbo de 150 cv e o motor de acionamento elétrico de 115 cv trabalham em conjunto. Mas não são só os motores a trabalharem em conjunto. Também os sistemas de navegação operam em conjunto com a unidade híbrida e com o GPS e dados de mapa, de forma a ativar automaticamente uma estratégia híbrida preditiva, estratégia essa que ajuda o sistema de acionamento a utilizar da melhor forma a energia elétrica (ainda) armazenada na bateria de iões de lítio e minimizar os consumos de combustível.

Tiguan Turbodiesel

Acoplados a um sistema catalítico duplo SCR que reduz os óxidos de azoto (NOx) em comparação com o seu antecessor, os blocos de 4 cilindros do novo Tiguan estarão disponíveis com três níveis de potência: 122 cv, 150 cv e 200 cv, sendo que esta última vem sempre com tração integral 4MOTION.

tiguan

Na versão de 150 cv, o Tiguan tem tração dianteira e um consumo combinado (em ciclo WLTP) entre 5,1 e 6,5 l/100 km (uma redução de 0,3 l/100 km face ao seu antecessor).

Tiguan TSI

Com Gestão Ativa dos Cilindros, os blocos a gasolina TSI de 1.5 litros com 130 cv e 150 cv fazem parte da mais recente geração de motores a gasolina da marca alemã. Ao operarem com Ative Cylinder Management (ACT), estes motores reduzem os consumos de gasolina.

Na versão de 150 cv, a Volkswagen disponibiliza uma caixa de dupla embraiagem DSG de 7 velocidades.

Sempre com tração dianteira, a marca destaca o Tiguan 1.5 TSI com 130 cv e os consumos combinados na ordem dos 6,3 l/100 km (uma redução de 0,2 l/100 km relativamente ao seu antecessor).

Tiguan R

Pela primeira vez, a marca disponibiliza uma versão 2.0 litros da série EA888 evo4 de tração integral, com uma potência de 320 cv, desenvolvida pelos especialistas da Volkswagen R. Este bloco desenvolve um binário máximo de 420 Nm a partir das 2.100 rpm.

Tiguan, Life e R-Line

São os três níveis de equipamento propostos pela Volkswagen. Todos incluem, face ao seu antecessor, melhorias. O equipamento de série de todos os modelos Tiguan inclui agora:

  • Faróis em LED
  • Jantes de liga leve de 17 polegadas
  • Volante Multifunções em couro
  • Sistema de Infotainment com ecrã de (pelo menos) 6,5 polegadas
  • Serviços online We Connect e We Connect Plus

O nível intermédio de equipamento Life conta com os seguintes equipamentos adicionais:

  • Air Care Climatronic
  • Adaptive Cruise Control (ACC)

Por fim, a gama de equipamento R-Line vem equipada de série com:

  • Faróis em LED com luzes diurnas em LED e luzes de curva
  • Digital Cockpit Pro (instrumentos digitais com ecrã de 10 polegadas)
  • Iluminação ambiente ajustável de 30 cores
  • Sistema Infotainment Discover Media com S&I
  • Jantes de liga leve de 19 polegadas
  • Pára-choques exclusivos R-Line

Uma das novidades, também opcional no Tiguan, é a função Easy Open que, apenas com recurso a um movimento por baixo da traseira do Tiguan, lhe abre o porta-bagagens. Para fechar a bagageira, basta pressionar o botão situado na porta da bagageira – com um volume até 1.655 litros.

https://fleetmagazine.pt/2020/11/12/reservas-volkswagen-id-4/

Tecnológico

O novo Tiguan possui diversas tecnologias de assistência à condução, como é o caso do Travel Assist (opcional). Ao premir um botão, o assistente garante maiores índices de conforto em situações de autoestrada ou estradas nacionais, mantendo o veículo na faixa de rodagem e a uma distância de segurança relativamente ao veículo da frente.

Além do Travel Assist, a Volkswagen destaca:

  • Emergency Assist
  • Front Assist
  • Sistema Proativo de Proteção dos Passageiros

tiguan