O Volkswagen Tiguan inicia a ofensiva mais abrangente da Volkswagen no segmento dos SUV, sendo o primeiro veículo com cariz desportivo baseado na plataforma modular transversal (MQB).
Chega a Portugal em maio de 2016 com motor 2.0 TDI de 150 cv e preços a partir de 33.450 euros. Mais tarde irá receber o motor 2.0 TDI com 240 cv estreado no Passat.
Alia conforto e funcionalidade a um carater “off-road”, com possibilidade de tração integral e, como novidade, o sistema 4MOTION Active Control capaz de oferecer os modos de condução “Onroad”, “Neve”, “Offroad” e “Offroad Individual”.
Mais comprido e largo, a bagageira cresce 32 litros, passando para 502 litros. O banco traseiro desliza 18 cm, fazendo aumentar a capacidade para 615 litros. Se rebatido, o espaço de carga chega a 1.655 litros.
Na fase inicial de comercialização em Portugal, é proposto com os motores 2.0 TDI de 150 Cv com caixa manual e 2.0 TDI 150 Cv 4Motion com caixa DSG.
Mas o motor diesel 2.0 biturbo diesel com 240 cv também vai estar disponível.
Os quatro motores a gasolina têm potências compreendidas entre 125 e os 220 cv e os blocos a diesel entre 115 cv e 240 cv.
No início da comercialização, o bloco diesel 2.0 TDI de 150 Cv com 4MOTION é proposto com uma transmissão DSG de dupla embraiagem ou com uma caixa manual e tração dianteira.
Além disso, o motor 2.0 TSI de 180 Cv, 4MOTION e DSG é completamente novo e estará disponível mediante encomenda especial.
A Volkswagen vai alargar a sua gama de modelos com tração integral com mais dois motores TDI (190 e 240 cv) e dois motores TSI adicionais (150 e 220 cv). Os motores com uma potência a partir de 180 Cv estão equipados com uma transmissão automática DSG, de série.
A transmissão DSG está disponível como uma opção para as versões de 150 cv.
Por sua vez, o motor de 240 cv (2.0 TDI), herdado do Passat, possui um duplo turbocompressor e uma pressão de sobrealimentação de 2.500 bar, permitindo-lhe ter uma relação / potência de 119 cv/l.
O equipamento de segurança inclui de série “Front Assist” com assistente de travagem de emergência e sistema de deteção de peões, capot ativo, “Lane Assist” e sistema de travagem multi-colisão de série.
As versões 4MOTION possuem classificação europeia como veículo offroad, já que a distância ao solo é de 20 cm entre os eixos, tem uma capacidade de carga de reboque até 2.500 kg, única na classe dos compactos, e a opcional frente offroad possui um ângulo de ataque de 25 graus.
O Tiguan é um dos pilares de produtos-chave da marca Volkswagen ao lado do Golf, do Passat e do Polo. A Volkswagen anunciou que, até ao final desta década, vai oferecer um modelo de SUV em todos os segmentos relevantes.