A terceira geração do Volkswagen Touareg foi apresentada na China e chega a Portugal em maio de 2018.

Numa primeira fase será oferecido com o motor V6 TDI de 287 cv, sendo que o V6 TDI de 232 cv chegará no final de 2018.

Este motor diesel de 6 cilindros poderá ainda ter 340 cv e, um pouco mais tarde, será disponibilizado um 8 cilindros com 421 cv.

A versão híbrida plug-in com 367 cv vai ser lançada na China, posteriormente chegará à Europa, não havendo data prevista para o seu lançamento.

Todas as versões dispõem de tração total permanente e transmissão automática de oito velocidades.

Contém ainda novas barras estabilizadoras controladas eletromecanicamente e  direção ativa às quatro rodas, para permite conduzi-lo como um carro compacto.

Digitalização interior

Apesar de ter crescido 77 mm no comprimento (agora 4,88 metros) mantém 5 lugares e praticamente a mesma distância entre eixos.

No interior mais amplo o destaque vai para a versatilidade dos bancos traseiros que correm sobre calhas longitudinais e para a dotação tecnológica.

De facto, os imponentes e vistosos ecrãs digitais tactéis praticamente dispensam a presença de comandos no habitáculo, além da existência de avançados sistemas de conectividade e entretenimento a bordo.

A Volkswagen chama a este sistema totalmente digitalizado “Innovision Cockpit”, onde os instrumentos digitais (Digital Cockpit com ecrã de 12 polegadas) e o sistema de infotainment Discover Premium (com ecrã de 15 polegadas) formam uma unidade digital integrada de informação, comunicação e entretenimento.

Sempre ligado e quase sem necessitar de botões ou comandos convencionais e com capacidade de personalização e integração de novas aplicações, o Innovision Cockpit é mais um passo para a automação e total digitalização da condução.

Mas o ambiente interior pode também ser configurado pela variação dos tons da iluminação ambiente (trinta cores), pelo tejadilho panorâmico que pode ser aberto, pelo controle climático de quatro zonas, pela projeção de informações no para-brisa (“Windshield Head-up Display”) ou ainda pelo sistema de som da Dynaudio.

O acréscimo de comprimento exterior permitiu aumentar a capacidade da bagageira de 697 para 810 litros, com a carga oculta por uma chapeleira elétrica opcional.

Apesar disto a carroçaria é 106 kg mais leve, devido ao uso de alumínio (48%) e aços especiais (52%).

Condução semi-autónoma

 

 

Em matéria de equipamento de segurança pode contar-se com:

  • Controlo de velocidade de cruzeiro ativo
  • Assistência ao engarrafamento que conduz automaticamente em situações de “pára-arranca”. Front Cross Traffic Assist, reage ao tráfego que circula de frente para o Touareg
  • Travagem de emergência com detecção de peões
  • Travagem automática após colisão
  • Sistema de manutenção em faixa de rodagem e sistema automático de ultrapassagem (Roadwork Lane Assist), direção semiautomatizada, com permanência na faixa de rodagem, aceleração e travagem até 60 km/h)
  • Ajudas ao estacionamento
  • Visão nocturna (Night Vision), que deteta pessoas e animais em zonas escuras, através de uma câmara com imagem térmica
  • Sistema de reconhecimento de sinais de trânsito
  • Sistema de detecção de fadiga do condutor

O diâmetro das jantes vai variar entre as 18 a 21 polegadas e haverá packs específicos para protecção da carroçaria.

Os maiores mercados para a nova geração do Touareg são a China, a Europa e a Rússia.