Uma entrevista que aborda a disponibilidade de produto, o posicionamento misto da marca Volkswagen Veículos Comerciais e a oferta atual de modelos de carga e de passageiros.

Volkswagen Comerciais não é apenas a divisão da marca reservada a veículos de trabalho; inclui também veículos de passageiros que tanto podem servir para transporte profissional como servir para fins familiares ou de lazer, do Caddy ao mais recente ID. BUZZ 100% elétrico.

A forma como a marca se posiciona no mercado português, as viaturas e os serviços que oferece são tema da entrevista que se segue, com Ricardo Vieira, diretor-geral da Volkswagen Veículos Comerciais a explicar, desde logo, o desempenho de alguns modelos no momento atual de escassez de produto, nomeadamente quanto aos tempos previstos de entrega:

“A indústria automóvel, de uma forma global, tem vivido nos últimos 2 anos uma nova realidade, com a capacidade de produção a ser significativamente condicionada pelos efeitos da pandemia e um processo gradual de escassez de recursos que levou a um aumento generalizado dos prazos de entrega de veículos.

Se no passado, era possível aos clientes adquirir veículos de um dia para o outro – no caso de viaturas existentes em stock nas redes de concessionários – ou num prazo de dois a três meses, no caso de ser feita uma encomenda às fábricas, no último ano essa realidade mudou e hoje existem modelos com mais de um ano de prazo de entrega.

Uma vez que o processo foi evolutivo, de acordo com as possibilidades, os diversos agentes, redes de concessionários e clientes foram-se adaptando à presente situação e criando alguns mecanismos que lhes permitem minimizar os impactos da atual conjuntura.

No caso específico da Volkswagen Veículos Comerciais, temos a nossa gama toda em comercialização. Ao contrário de algumas marcas, não tivemos de suspender a comercialização de nenhum modelo ou versão, mas, obviamente, os prazos de entrega são atualmente mais dilatados e temos alguns modelos de elevada procura, como a Caddy Kombi de sete lugares, com um prazo de entrega superior a 12 meses.

Mas a situação tem vindo a melhorar nos últimos meses e já é possível voltar a adquirir alguns modelos num prazo de cerca de três meses, como é o caso dos modelos Volkswagen Multivan e Crafter, dependendo, obviamente, de alguns aspetos relacionados com a configuração pretendida.”

A “marca” Volkswagen Veículos Comerciais tem um posicionamento bastante abrangente, que incluiu também versões mistas ou de passageiros, algumas das quais conseguem rivalizar em condução e em conforto com modelos ligeiros de passageiros. Comercialmente essa distinção é uma vantagem, ajuda a gerir melhor a oferta de produto?

Esta questão é muito interessante e que me permite desde já esclarecer que a Marca Volkswagen Veículos Comerciais ultrapassa e muito a dimensão do seu nome.

A Volkswagen Veículos Comerciais não é apenas uma Marca que se dedica à comercialização de veículos de trabalho. Somos uma marca de serviços de mobilidade, para empresas, famílias e indivíduos. E há muito que encontramos essa abrangência no nosso ADN.

Há décadas que temos veículos de lazer, como é o caso da Volkswagen California. Efetivamente, existem hoje vários modelos de passageiros que tanto podem dirigir-se a empresas como a famílias. É o caso da Volkswagen Multivan, um monovolume de sete lugares, que nasceu em termos de arquitetura e plataforma, apenas para ser um veículo de passageiros – para particulares e empresas – e, como tal, não terá uma variante de transporte de mercadorias.

Já o belíssimo ID. BUZZ terá versões de transporte de mercadorias e também versões de passageiros destinadas tanto a clientes particulares, como a empresas. Tal como há 70 anos, com o “Pão de Forma”, o modelo icónico que marcou gerações, o ID. BUZZ prepara-se para fazer o mesmo. Reafirmo, é um conceito que está no nosso ADN desde o nascimento da marca.

Incluindo no que diz respeito à oferta de soluções adicionais, como sistemas de carre- gamento elétrico ou serviço oficinal?

Naturalmente. Mas são dois temas que podemos separar. Relativamente aos sistemas de carregamento, todas as marcas representa- das pela SIVA | PHS beneficiam das sinergias proporcionadas por uma empresa dedicada a 100% à mobilidade elétrica, que é a Moon. Nesse aspeto, tanto a nossa marca, como as restantes do grupo, têm a possibilidade de apresentar aos seus clientes todos os serviços e consultoria que a Moon disponibiliza, tornando assim mais fácil todo o processo de transição para a mobilidade elétrica.

Em termos de assistência após-venda, a nossa rede de oficinas está mais do que preparada em termos de formação técnica para assistir uma gama tão diversa e capaz de proporcionar um serviço de qualidade e adaptada às nossas diferentes tipologias de clientes.

Ainda não há espaço no mercado português para encarar um comercial com motor a gasolina? Mesmo num modelo mais compacto como a Caddy?

Infelizmente não, pois seria uma excelente aposta. Mas temos de agradecer à nossa fiscalidade por isso.

Ao contrário do que sucede com o gasóleo, uma empresa não pode deduzir 50% do valor IVA dos combustíveis utilizados pelas viaturas da empresa. Neste caso, a opção por um veículo a gasolina facilmente representaria um custo adicional para a empresa de quatro ou cinco mil euros, por veículo, em quatro anos.

volkswagen caddy
Em Portugal não há espaço para um furgão Caddy a gasolina: “temos de agradecer à nossa fiscalidade por isso”.

Está previsto que a geração atual da Caddy venha a ter uma versão 100% elétrica?

Não. O nosso furgão com volumetrias até cerca de 4 m3 e 100% elétrico é o ID. BUZZ.

Talvez a questão só faça sentido no momento atual em que existe escassez de produto, mas em nenhum momento houve tentação de voltar a propor comerciais derivados de carros de turismo, para as empresas poderem fazer aproveitamento da dedução do IVA ou da não sujeição dos encargos a Tributação Autónoma? Ou o custo da transformação e o ISV tornariam esse produto pouco competitivo?

É um tipo de produto que tem cada vez menos espaço no nosso mercado. Existem apenas uma ou duas marcas a ter propostas nesse segmento e provavelmente não será por muito tempo. Tratou-se de um segmento que foi sendo eliminado, novamente pela evolução da fiscalidade ao longo dos anos.

Que mensagem quer deixar para os clientes que tenham necessidade de renovar a frota e que estejam a deparar-se não apenas com prazos de entrega dilatados como com uma expectável subida dos custos de utilização da viatura?

Gostaria de deixar uma mensagem de otimismo. A normalização dos prazos de entrega de viaturas será gradualmente reposta e vemos claros sinais de que esse processo já começou.

Quanto aos custos de utilização das viaturas, existem hoje muitas soluções para minimizar esse impacto. A mobilidade elétrica é um excelente exemplo, mas existem outras que se poderão adaptar, conforme o tipo de realidade de cada cliente.

Acima de tudo, os clientes devem procurar quem lhes possa oferecer uma grande diversidade de soluções para que mais facilmente possa encontrar a que melhor se adequa às suas necessidades. E esse é nitidamente o caso da Volkswagen Veículos Comerciais.

ID. BUZZ: um comercial inédito, com decoração da empresa incluída

Que clientes pretendem conquistar com o ID.Buzz, quer com a versão Cargo, quer com a versão de cinco lugares que, afinal, também surge partilhada na página da Volkswagen veículos de passageiros?

O ID. BUZZ tem o mesmo ADN do “Kombi” original e que já possuía duas variantes: um furgão e uma viatura de passageiros, lindíssima e icónica. Sete décadas depois temos um herdeiro à altura e que vai também marcar uma geração. É um veículo simplesmente apaixonante com muito mais: é um gadget tecnológico, é prazer de condução, é uma afirmação da nossa personalidade ou da imagem de uma empresa.

Volkswagen Veículos Comerciais

Essa é a nossa aposta para o ID. BUZZ Cargo. É um modelo que vai muito além da sua funcionalidade.

Não há, no mercado, um modelo como este: um furgão 100% elétrico, com praticamente 4 m3 de volumetria, mais de 600 quilos de capacidade, com mais de 400 quilómetros de autonomia e com toda a dimensão tecnológica que disponibiliza. Mas que pode ser também um cartaz móvel para uma empresa. Por onde passar os olhares vão convergir para este automóvel e, consequentemente, para a decoração alusiva à empresa.

É precisamente por isso que oferecemos a decoração do ID. BUZZ Cargo, com a imagem da empresa, aos nossos clientes.

E acreditamos que serão muitas as empresas a procurar este veículo elétrico, versátil e único, porque não só dá garantias de não ter limitações de mobilidade comparativamente a um furgão com motor a combustão, mas também porque será uma forma de diferenciação da imagem da sua empresa.

Quanto ao ID. BUZZ na variante de passageiros será um modelo para diversas tipologias de clientes. Será um automóvel para a família, com imenso espaço para os ocupantes e com uma enorme bagageira. Será o veículo perfeito para os mais diversos estilos de vida modernos. Irreverente, apaixonante e aspiracional!

ID. BUZZ Cargo

  • Volume de carga até 3,9 m3;
  • Capacidade carga útil: até 650 kg;
  • Diâmetro de viragem: 11,1 metros;
  • Motor elétrico: 150 kW (204 cv);
  • Bateria: 82 kWh (útil de 77 kWh);
  • Consumo combinado: 21 kWh/100km;
  • Autonomia estimada: até 425 km;
  • Carregamento: 5% a 80% em cerca de 30 minutos;
  • Desde 43.635 euros + IVA.

Volkswagen Veículos Comerciais