Já foi produzido, na fábrica da Volvo em Torslanda, um Volvo XC90 equipado com tecnologia de condução autónoma.
Este automóvel será o primeiro de uma série de veículos autónomos que serão utilizados nas estradas públicas de Gotemburgo.
Dá-se assim o início do “Projeto Drive Me” da Volvo, um programa que irá testar a utilização de veículos equipados com a tecnologia de condução autónoma em condições reais.
Atualmente, a Volvo já oferece soluções de condução semi-autonóma através da funcionalidade Pilot Assist disponível na sua Série 90. Esta tecnologia já consegue manter o automóvel devidamente alinhado na sua faixa de rodagem em velocidades até 130 km/h sem necessidade de ir atrás de outros automóveis.
“Este é um dia importante para o projeto Drive Me. Os clientes olham para estes automóveis de uma forma diferente da nossa, engenheiros. Estamos realmente ansiosos por aprender como serão de facto utilizados estes automóveis numa condução diária”, afirma Erik Coelingh, Senior Technical Leader Active Safety da Volvo Cars.
Após a saída da linha de produção, os automóveis do projeto Drive Me passarão por uma rigorosa fase de testes para assegurar que a tecnologia de condução autónoma funciona exatamente como é suposto funcionar.
Após a fase de testes, que será monitorizada pelas equipas de engenheiros da Volvo, os automóveis serão entregues aos clientes que farão parte do projeto.
Ao escolher esta abordagem focada no utilizador, a Volvo espera aperfeiçoar esta tecnologia com vista à sua introdução no mercado por volta de 2021.
O projeto Drive Me em Gotemburgo será o primeiro de uma série que a Volvo tem previsto realizar em estradas públicas com estes automóveis.
Um projeto similar irá ser lançado em Londres no próximo ano e também na China nos anos seguintes.