O EX30 é o SUV mais pequeno de sempre da Volvo e foi hoje apresentado à imprensa, numa cerimónia onde Jim Rowan, o CEO da marca, fez saber que embora seja um carro pequeno, “representa um grande passo” para os clientes e para a marca.

volvo ex30

Disponível para encomenda já a partir de hoje, o novo EX30 chega ao mercado português no primeiro trimestre de 2024. Mas a marca já divulgou preços, que para a versão de entrada começam nos 30.800 euros (s/ IVA).

E o preço é mesmo um dos grandes atrativos deste pequeno (só de nome) SUV. Este é um elétrico que tem um preço de aquisição semelhante ao de um carro a combustão interna das mesmas dimensões.

EX90: o Volvo mais seguro de sempre!

A Volvo garante que nunca disponibilizou aos seus clientes um carro como o EX30. Prova disso é o espaço que o EX30 vem ocupar no seio da família 100% elétrica Recharge, que já conta com o XC40, o C40 e o novíssimo EX90.

E porque tem como missão impulsionar a eletrificação, a Volvo diz que o EX30 chega ao mercado “com um preço competitivo”, permitindo o acesso aos 100% elétricos a mais clientes.

E porque a democratização no acesso a carros elétricos é um aspeto fundamental da estratégia Volvo, a marca criou duas opções de baterias ajustáveis às necessidades dos seus clientes. Além disso, permite a conjugação desses dois conjuntos de baterias com três opções de grupos propulsores.

  • Para condução urbana e para quem faz distâncias mais curtas entre carregamentos, a Volvo propõe o Single Motor com bateria LFP (química de fostafo de ferro-lítio) de 51 kWh;
  • Para quem precisa de maior autonomia, a variante Single Motor Extended Range, com uma bateria NMC (lítio, níquel, manganésio e cobalto) de 69 kWh, produz energia de forma mais eficiente do que a variante LFP, com uma autonomia anunciada de até 480 km;
  • Para quem procura performance, o EX30 pode ser configurado na variante Twin Motor Performance, equipada com bateria NMC com um segundo motor elétrico. Tudo isto resulta numa potência conjunta de 428 cv e uma capacidade de aceleração de 0-100 km/h em 3,6 segundos, transformando este EX30 no modelo/versão mais rápido de sempre da Volvo Cars.

Quanto a carregamentos, a variante Twin Motor tem uma capacidade até 135 kW. Tal permite carregar a bateria de 10 a 80% em cerca de 25 minutos.

Confira as características técnicas do novo EX30:

Single MotorSingle Motor Extended RangeTwin Motor Performance
Potência272 cv / 5.375-9.248 rpm272 cv / 5.375-9.248 rpm428 cv / 5.375-9.536 rpmn
Binário343 Nm / 116-5.375 rpm343 Nm / 116-5.375 rpm543 Nm / 112-5.475 rpm
Velocidade Máxima180 km/h180 km/h180 km/h
Bateria51 kWh69 kWh69 kWh
AutonomiaAté 344 km em ciclo combinado (WLTP)Até 480 km em ciclo combinado (WLTP)Até 460 km em ciclo combinado (WLTP)
Carregamento AC 11 kW6h a 9,5h7,5h a 12,5h7,5h a 12,5h
Carregamento AC 22 kWND4h a 12,5h4h a 12,5h
Carregamento DC 50 kWND56 min56 min
Carregamento DC 150 kW48 minNDND
Carregamento DC 175 kW26 min26-28 min26-28 min
Potência máxima de carregamento134 kW153 kW153 kW

Um carro que pode, na variante mais pesada, chegar perto das duas toneladas (pesos entre 1.830 kg e 1.963 kg), o EX30 tem um peso máximo rebocável de até 1.600 kg, com uma capacidade de carga máxima no tejadilho de até 75 kg.

volvo ex30

Segurança: palavra-chave no Volvo EX30

“Concebido para ser tão seguro como seria de esperar”, diz a Volvo, o EX30 baseia-se nos conhecimentos de segurança da marca e na investigação que a mesma realiza em acidentes reais.

Desenhado para proteger condutor e passageiros em caso de colisão, o EX30 fá-lo através da mais recente tecnologia de retenção e de um design estrutural de referência – o design estrutural do EX30 reflete esse mesmo compromisso da Volvo, que reforça a força da safety cage, dos pilares A, B e C e do tejadilho. (Chassis e safety cage são construídos com aço de alta resistência capaz de compensar o impacto de uma possível colisão).

Inclui ainda um airbag lateral no interior do banco do condutor, criado para ajudar na redução das lesões na cabeça e no tórax em caso de impacto.

O EX30 está ainda equipado, de série, com:

  • Sistema avançado de alerta ao condutor;
  • Deteção de mãos no volante;
  • Sensor localizado atrás do volante capaz de detetar os movimentos dos olhos e do rosto cerca de 13 vezes por segundo, informando o EX30 se o condutor está distraído, sonolento ou desatento;
  • Travagem automática em cruzamentos.

Ao longo dos próximos meses, a Volvo vai partilhar mais detalhes sobre toda a tecnologia de segurança e apoio ao condutor presentes no interior do EX30.

Conforto e conveniência a bordo

Duas das características que se fazem notar no novo EX30 são também o conforto e a funcionalidade.

O EX30 será disponibilizado com uma funcionalidade de chave digital – conveniente para o condutor e para terceiros, que poderão utilizar o carro sem necessidade de uma chave física. Esta tecnologia, construída com base nas normas industriais UWB e CCC, será compatível com uma vasta gama de marcas e modelos de telemóveis, garante a Volvo.

Também na app do EX30 estarão presentes todos os serviços, desde o carregamento até à sua procura num parque de estacionamento movimentado.

Estão também presentes funcionalidades já habituais neste tipo de carros, como é o caso da possibilidade de trancar ou abrir as portas remotamente e até mesmo o pré-condicionamento da temperatura.

O Volvo EX30 receberá atualizações de software remotas (Over-the-Air) e, tal como o seu irmão mais velho EX90, vai evoluindo ao longo do tempo.

Estrutura de preços e versões do EX30 em Portugal

Dividida em três versões (Core, Plus e Ultra), a gama EX30 apresenta-se com os seguintes preços:

VersãoPreço sem IVA
Single Motor 272 cv / Bateria 51 kWh
Single Motor Core30.800 euros
Single Motor Plus33.250 euros
Single Motor Extended Range 272 cv / Bateria 69 kWh
Single Motor Extended Range Core35.150 euros
Single Motor Extended Range Plus38.100 euros
Single Motor Extended Range Ultra40.700 euros
Twin Motor Performance 428 cv / Bateria 69 kWh
Twin Motor Performance Plus40.300 euros
Twin Motor Performance Ultra42.900 euros

A Volvo oferece também, na compra deste SUV elétrico, cinco anos de manutenção programada.