O EX30 é o SUV mais pequeno de sempre da Volvo e foi hoje apresentado à imprensa, numa cerimónia onde Jim Rowan, o CEO da marca, fez saber que embora seja um carro pequeno, “representa um grande passo” para os clientes e para a marca.
Disponível para encomenda já a partir de hoje, o novo EX30 chega ao mercado português no primeiro trimestre de 2024. Mas a marca já divulgou preços, que para a versão de entrada começam nos 30.800 euros (s/ IVA).
E o preço é mesmo um dos grandes atrativos deste pequeno (só de nome) SUV. Este é um elétrico que tem um preço de aquisição semelhante ao de um carro a combustão interna das mesmas dimensões.
A Volvo garante que nunca disponibilizou aos seus clientes um carro como o EX30. Prova disso é o espaço que o EX30 vem ocupar no seio da família 100% elétrica Recharge, que já conta com o XC40, o C40 e o novíssimo EX90.
E porque tem como missão impulsionar a eletrificação, a Volvo diz que o EX30 chega ao mercado “com um preço competitivo”, permitindo o acesso aos 100% elétricos a mais clientes.
E porque a democratização no acesso a carros elétricos é um aspeto fundamental da estratégia Volvo, a marca criou duas opções de baterias ajustáveis às necessidades dos seus clientes. Além disso, permite a conjugação desses dois conjuntos de baterias com três opções de grupos propulsores.
- Para condução urbana e para quem faz distâncias mais curtas entre carregamentos, a Volvo propõe o Single Motor com bateria LFP (química de fostafo de ferro-lítio) de 51 kWh;
- Para quem precisa de maior autonomia, a variante Single Motor Extended Range, com uma bateria NMC (lítio, níquel, manganésio e cobalto) de 69 kWh, produz energia de forma mais eficiente do que a variante LFP, com uma autonomia anunciada de até 480 km;
- Para quem procura performance, o EX30 pode ser configurado na variante Twin Motor Performance, equipada com bateria NMC com um segundo motor elétrico. Tudo isto resulta numa potência conjunta de 428 cv e uma capacidade de aceleração de 0-100 km/h em 3,6 segundos, transformando este EX30 no modelo/versão mais rápido de sempre da Volvo Cars.
Quanto a carregamentos, a variante Twin Motor tem uma capacidade até 135 kW. Tal permite carregar a bateria de 10 a 80% em cerca de 25 minutos.
Confira as características técnicas do novo EX30:
Single Motor | Single Motor Extended Range | Twin Motor Performance | |
---|---|---|---|
Potência | 272 cv / 5.375-9.248 rpm | 272 cv / 5.375-9.248 rpm | 428 cv / 5.375-9.536 rpmn |
Binário | 343 Nm / 116-5.375 rpm | 343 Nm / 116-5.375 rpm | 543 Nm / 112-5.475 rpm |
Velocidade Máxima | 180 km/h | 180 km/h | 180 km/h |
Bateria | 51 kWh | 69 kWh | 69 kWh |
Autonomia | Até 344 km em ciclo combinado (WLTP) | Até 480 km em ciclo combinado (WLTP) | Até 460 km em ciclo combinado (WLTP) |
Carregamento AC 11 kW | 6h a 9,5h | 7,5h a 12,5h | 7,5h a 12,5h |
Carregamento AC 22 kW | ND | 4h a 12,5h | 4h a 12,5h |
Carregamento DC 50 kW | ND | 56 min | 56 min |
Carregamento DC 150 kW | 48 min | ND | ND |
Carregamento DC 175 kW | 26 min | 26-28 min | 26-28 min |
Potência máxima de carregamento | 134 kW | 153 kW | 153 kW |
Um carro que pode, na variante mais pesada, chegar perto das duas toneladas (pesos entre 1.830 kg e 1.963 kg), o EX30 tem um peso máximo rebocável de até 1.600 kg, com uma capacidade de carga máxima no tejadilho de até 75 kg.
Segurança: palavra-chave no Volvo EX30
“Concebido para ser tão seguro como seria de esperar”, diz a Volvo, o EX30 baseia-se nos conhecimentos de segurança da marca e na investigação que a mesma realiza em acidentes reais.
Desenhado para proteger condutor e passageiros em caso de colisão, o EX30 fá-lo através da mais recente tecnologia de retenção e de um design estrutural de referência – o design estrutural do EX30 reflete esse mesmo compromisso da Volvo, que reforça a força da safety cage, dos pilares A, B e C e do tejadilho. (Chassis e safety cage são construídos com aço de alta resistência capaz de compensar o impacto de uma possível colisão).
Inclui ainda um airbag lateral no interior do banco do condutor, criado para ajudar na redução das lesões na cabeça e no tórax em caso de impacto.
O EX30 está ainda equipado, de série, com:
- Sistema avançado de alerta ao condutor;
- Deteção de mãos no volante;
- Sensor localizado atrás do volante capaz de detetar os movimentos dos olhos e do rosto cerca de 13 vezes por segundo, informando o EX30 se o condutor está distraído, sonolento ou desatento;
- Travagem automática em cruzamentos.
Ao longo dos próximos meses, a Volvo vai partilhar mais detalhes sobre toda a tecnologia de segurança e apoio ao condutor presentes no interior do EX30.
Conforto e conveniência a bordo
Duas das características que se fazem notar no novo EX30 são também o conforto e a funcionalidade.
O EX30 será disponibilizado com uma funcionalidade de chave digital – conveniente para o condutor e para terceiros, que poderão utilizar o carro sem necessidade de uma chave física. Esta tecnologia, construída com base nas normas industriais UWB e CCC, será compatível com uma vasta gama de marcas e modelos de telemóveis, garante a Volvo.
Também na app do EX30 estarão presentes todos os serviços, desde o carregamento até à sua procura num parque de estacionamento movimentado.
Estão também presentes funcionalidades já habituais neste tipo de carros, como é o caso da possibilidade de trancar ou abrir as portas remotamente e até mesmo o pré-condicionamento da temperatura.
O Volvo EX30 receberá atualizações de software remotas (Over-the-Air) e, tal como o seu irmão mais velho EX90, vai evoluindo ao longo do tempo.
Estrutura de preços e versões do EX30 em Portugal
Dividida em três versões (Core, Plus e Ultra), a gama EX30 apresenta-se com os seguintes preços:
Versão | Preço sem IVA |
---|---|
Single Motor 272 cv / Bateria 51 kWh | |
Single Motor Core | 30.800 euros |
Single Motor Plus | 33.250 euros |
Single Motor Extended Range 272 cv / Bateria 69 kWh | |
Single Motor Extended Range Core | 35.150 euros |
Single Motor Extended Range Plus | 38.100 euros |
Single Motor Extended Range Ultra | 40.700 euros |
Twin Motor Performance 428 cv / Bateria 69 kWh | |
Twin Motor Performance Plus | 40.300 euros |
Twin Motor Performance Ultra | 42.900 euros |
A Volvo oferece também, na compra deste SUV elétrico, cinco anos de manutenção programada.