“O novo Volvo EX30 é um carro com um potencial de grande sucesso no segmento corporate”, diz Nuno Silva, Fleet Sales Manager da Volvo Car Portugal. O SUV mais pequeno da marca começa a ser entregue aos clientes no início de 2024
Seguro, sustentável e capaz de tornar a vida mais fácil, tendo sido pensado para ambientes urbanos. É assim que a Volvo Car Portugal começa por definir o EX30, um modelo muito importante naquele que é o caminho que a marca já começou a traçar rumo à eletrificação total.
O Volvo EX30 é um carro que se posiciona no mercado como o primeiro 100% elétrico premium no segmento B SUV. O modelo de entrada de gama da Volvo permite também alargar a oferta elétrica da marca, que conta já com os estabelecidos XC40 e C40 e com o também novo EX90.
Esta missão de impulsionar a eletrificação traduz-se também no preço competitivo: o EX30 é disponibilizado a partir de 30.800 euros (acresce IVA), o que o torna num elétrico com um preço de aquisição semelhante ao de um carro a combustão interna com as mesmas dimensões.
E se esta democratização no acesso a carros elétricos é um aspeto fundamental para a estratégia da Volvo, foram criadas duas opções de baterias, ajustáveis às diferentes necessidades dos seus clientes. A Volvo permite ainda a conjugação desses dois conjuntos de baterias com três opções de grupos propulsores. A saber:
- Para condução urbana e para quem faz distâncias mais curtas entre carregamentos, a Volvo propõe o Single Motor de 272 cv, equipada com bateria LFP de 51 kWh. A autonomia é de até 344 km;
- Para quem precisa de maior autonomia, a variante Single Motor Extended Range, também com 272 cv de potência mas equipada com bateria NMC de 69 kWh capaz de garantir 480 km de autonomia;
- Para quem procura performance, o EX30 pode ser configurado na versão Twin Motor Performance, capaz de debitar 428 cv, com bateria NMC de 69 kWh e uma autonomia proposta de 460 km.
O compromisso com a segurança, obviamente, mantém-se: “foi concebido para ser tão seguro como seria de esperar”.
O novo EX30 baseia-se nos conhecimentos de segurança da marca e na investigação que esta realiza em acidentes reais, tornando seu o simples objetivo de proteger não só o condutor e os ocupantes, mas também os outros condutores, peões ou ciclistas em ambientes urbanos agitados.
Desenhado para proteger condutor e ocupantes em caso de colisão, o EX30 garante-o através da sua mais recente tecnologia de retenção e de um design estrutural de referência (chassis e safety cage são construídos em aço de alta resistência capaz de compensar o impacto de uma possível colisão).
O EX30 estreia algumas tecnologias de segurança, entre as quais se destaca o alerta de abertura de porta que avisa, através de sinais visuais e sonoros, sempre que um ocupante esteja prestes a abrir a porta em frente a um ciclista, motociclista ou outro utente da via que esteja a passar. Inclui ainda um sistema de airbag “central” instalado no interior do banco do condutor para, em caso de um acidente com embate lateral, ajudar a reduzir as lesões na cabeça e no tórax do condutor e do passageiro sentado no banco ao seu lado.
A bordo da funcionalidade
Das características a destacar no EX30, além das provas de segurança já dadas, estão o conforto e a funcionalidade.
O novo EX30 será disponibilizado com uma funcionalidade de chave digital – conveniente para condutor e para terceiros, que poderão conduzir o carro sem necessidade de uma chave física. Para tal é requerida apenas a utilização de um smartphone. A Volvo garante que esta tecnologia é compatível com uma vasta gama de marcas e modelos de telemóveis.
Ainda no smartphone, o utilizador do EX30 terá acesso, numa app dedicada, a todos os serviços do carro, como por exemplo o carregamento ou a localização do mesmo num parque de estacionamento movimentado.
As já habituais funcionalidades como a possibilidade trancar ou abrir portas remotamente ou o pré-condicionamento da temperatura também estão presentes na app do EX30.
Tal como o seu irmão mais velho EX90, o novo EX30 receberá atualizações de software remotas Over-the-Air.
Preços do Volvo EX30
Já disponível para encomenda, a gama Volvo EX30 está dividida em três versões de equipamento (Core, Plus e Ultra), e apresenta-se com os seguintes preços:
Versão | Preço (s/ IVA) |
---|---|
Single Motor Core | 30.800 euros |
Single Motor Plus | 33.250 euros |
Single Motor Extended Range Core | 35.150 euros |
Single Motor Extended Range Plus | 38.100 euros |
Single Motor Extended Range Ultra | 40.700 euros |
Twin Motor Performance Plus | 40.300 euros |
Twin Motor Performance Ultra | 42.900 euros |