“O novo Volvo EX30 é um carro com um potencial de grande sucesso no segmento corporate”, diz Nuno Silva, Fleet Sales Manager da Volvo Car Portugal. O SUV mais pequeno da marca começa a ser entregue aos clientes no início de 2024

Seguro, sustentável e capaz de tornar a vida mais fácil, tendo sido pensado para ambientes urbanos. É assim que a Volvo Car Portugal começa por definir o EX30, um modelo muito importante naquele que é o caminho que a marca já começou a traçar rumo à eletrificação total.

O Volvo EX30 é um carro que se posiciona no mercado como o primeiro 100% elétrico premium no segmento B SUV. O modelo de entrada de gama da Volvo permite também alargar a oferta elétrica da marca, que conta já com os estabelecidos XC40 e C40 e com o também novo EX90.

Esta missão de impulsionar a eletrificação traduz-se também no preço competitivo: o EX30 é disponibilizado a partir de 30.800 euros (acresce IVA), o que o torna num elétrico com um preço de aquisição semelhante ao de um carro a combustão interna com as mesmas dimensões.

E se esta democratização no acesso a carros elétricos é um aspeto fundamental para a estratégia da Volvo, foram criadas duas opções de baterias, ajustáveis às diferentes necessidades dos seus clientes. A Volvo permite ainda a conjugação desses dois conjuntos de baterias com três opções de grupos propulsores. A saber:

  • Para condução urbana e para quem faz distâncias mais curtas entre carregamentos, a Volvo propõe o Single Motor de 272 cv, equipada com bateria LFP de 51 kWh. A autonomia é de até 344 km;
  • Para quem precisa de maior autonomia, a variante Single Motor Extended Range, também com 272 cv de potência mas equipada com bateria NMC de 69 kWh capaz de garantir 480 km de autonomia;
  • Para quem procura performance, o EX30 pode ser configurado na versão Twin Motor Performance, capaz de debitar 428 cv, com bateria NMC de 69 kWh e uma autonomia proposta de 460 km.

O compromisso com a segurança, obviamente, mantém-se: “foi concebido para ser tão seguro como seria de esperar”.

O novo EX30 baseia-se nos conhecimentos de segurança da marca e na investigação que esta realiza em acidentes reais, tornando seu o simples objetivo de proteger não só o condutor e os ocupantes, mas também os outros condutores, peões ou ciclistas em ambientes urbanos agitados.

Desenhado para proteger condutor e ocupantes em caso de colisão, o EX30 garante-o através da sua mais recente tecnologia de retenção e de um design estrutural de referência (chassis e safety cage são construídos em aço de alta resistência capaz de compensar o impacto de uma possível colisão).

O EX30 estreia algumas tecnologias de segurança, entre as quais se destaca o alerta de abertura de porta que avisa, através de sinais visuais e sonoros, sempre que um ocupante esteja prestes a abrir a porta em frente a um ciclista, motociclista ou outro utente da via que esteja a passar. Inclui ainda um sistema de airbag “central” instalado no interior do banco do condutor para, em caso de um acidente com embate lateral, ajudar a reduzir as lesões na cabeça e no tórax do condutor e do passageiro sentado no banco ao seu lado.

A bordo da funcionalidade

Das características a destacar no EX30, além das provas de segurança já dadas, estão o conforto e a funcionalidade.

O novo EX30 será disponibilizado com uma funcionalidade de chave digital – conveniente para condutor e para terceiros, que poderão conduzir o carro sem necessidade de uma chave física. Para tal é requerida apenas a utilização de um smartphone. A Volvo garante que esta tecnologia é compatível com uma vasta gama de marcas e modelos de telemóveis.

Ainda no smartphone, o utilizador do EX30 terá acesso, numa app dedicada, a todos os serviços do carro, como por exemplo o carregamento ou a localização do mesmo num parque de estacionamento movimentado.

As já habituais funcionalidades como a possibilidade trancar ou abrir portas remotamente ou o pré-condicionamento da temperatura também estão presentes na app do EX30.

Tal como o seu irmão mais velho EX90, o novo EX30 receberá atualizações de software remotas Over-the-Air.

“Este modelo é muito importante para a Volvo Cars no nosso caminho para a eletrificação total. Permite alargar a nossa oferta elétrica e será o nosso modelo de entrada de gama que nos permitirá atrair novos clientes para a nossa marca, muito apelativo também para as gerações mais jovens. Desde a sua apresentação que o EX30 está a apresentar indicadores muito positivos e excelentes resultados de vendas que nos permitem dizer que tem um potencial de grande sucesso no segmento Corporate” (Nuno Silva – Fleet Sales Manager Volvo Car Portugal)

Preços do Volvo EX30

Já disponível para encomenda, a gama Volvo EX30 está dividida em três versões de equipamento (Core, Plus e Ultra), e apresenta-se com os seguintes preços:

VersãoPreço (s/ IVA)
Single Motor Core30.800 euros
Single Motor Plus33.250 euros
Single Motor Extended Range Core35.150 euros
Single Motor Extended Range Plus38.100 euros
Single Motor Extended Range Ultra40.700 euros
Twin Motor Performance Plus40.300 euros
Twin Motor Performance Ultra42.900 euros