“Manter as pessoas vivas não é suficiente, queremos fazê-las viver a vida”. Foi assim que a Volvo deu início à apresentação do seu mais recente SUV 100% elétrico, o EX90.

Aquele que será, de acordo com o fabricante sueco, o Volvo mais seguro de sempre, foi hoje apresentado e traz consigo a promessa de sete lugares, 600 km de condução puramente elétrica com uma só carga e muitas novidades tecnológicas.

Importa primeiro dizer que o EX90 estabelece um ponto de partida para a Volvo, marca que pretende apresentar, até 2030 e a um ritmo anual, uma gama de veículos 100% elétricos com vista a atingir o seu objetivo de neutralidade climática já em 2040.

Jim Rowan, presidente e CEO da Volvo, disse na apresentação que o novo EX90 marca uma nova era para a Volvo, assente em três pilares fundamentais:

  • Segurança;
  • Sustentabilidade;
  • Tecnologia centrada nas pessoas.

E embora muito tenha mudado, também muito se manteve o mesmo, disse Rowan.

A tecnologia pode ser nova, mas está ancorada numa herança com quase 100 anos de História… História que tem um propósito. Proteger as pessoas e o planeta, sempre com um único objetivo em mente: ajudar as pessoas na sua mobilidade de forma segura e sustentável. E rematou: “vamos continuar a tentar ser os pioneiros na proteção das pessoas e do planeta”.

Características técnicas do Volvo EX90

Numa primeira versão de lançamento, o EX90 será disponibilizado com:

  • Sete lugares;
  • Dois motores elétricos com uma potência conjunta de 380 kW (517 cv) e um binário máximo imediato de 910 Nm;
  • Conjunto de baterias com 111 kWh de capacidade;
  • 600 km de autonomia, de acordo com os testes WLTP;
  • Capacidade de carregamento de até 250 kW;
  • Tempo de carregamento em corrente contínua (CC): 10-80% em 30 minutos;
  • Até 180 km de autonomia em apenas 10 minutos num posto de carregamento CC;
  • Quantidade de materiais reciclados: 15% de aço, cerca de 25% de alumínio e 48 kg de plástico reciclado e materiais de base biológica, o que corresponde a cerca de 15% do total de plástico utilizado no EX90 (o mais elevado de sempre num carro Volvo);
  • Hardware que possibilita carregamento bidirecional: permitirá ao condutor do EX90 utilizar a bateria como fonte de energia adicional para, por exemplo, carregar aparelhos domésticos ou mesmo outro Volvo (o XC90, por exemplo, que continuará a ser produzido e se perfilará como a alternativa híbrida plug-in da marca no segmento dos grandes SUV).

Volvo EX90

Volvo XC40 Recharge é “Carro de Empresa (VLP)” nos Prémios Fleet Magazine 2021

Um “escudo de segurança invisível”

O novo EX90 apresenta, de série, um nível de segurança superior ao de qualquer outro carro até hoje lançado pela Volvo.

Além de ser um veículo inteligente, o EX90 é capaz de entender o condutor e a sua área circundante e, com isso, criar a situação mais segura para todos dentro e fora do carro.

E tal como no cérebro, que se treina e exercita, também o “cérebro” tecnológico do Volvo EX90 poderá, segundo a marca, ficar mais inteligente à medida que o tempo passar, uma vez que poderá receber novos dados e novas atualizações ao longo do seu tempo de vida.

O Volvo EX90 integra um “escudo de segurança invisível” que inclui, no exterior e interior, a mais recente tecnologia de deteção e os mais avançados packs de segurança de sempre disponibilizados pelo fabricante – uma tecnologia “capaz de responder sempre que o condutor se atrase um milésimo de segundo que seja”, graças às câmaras, sensores, radares e sensor “lidar” todos conectados com os sistemas centrais e que reproduzem, em tempo real, uma visão exterior de 360 graus.

De referir ainda que o EX90 é o primeiro Volvo preparado, do ponto de vista de hardware, para no futuro permitir condução totalmente autónoma.

Um computador sobre rodas

É assim que a Volvo define o novo EX90: “não será apenas um automóvel novo, mas um avançado computador sobre rodas”.

À semelhança dos smartphones ou computadores portáteis, este é um carro que foi concebido para melhorar com o tempo, graças a atualizações regulares remotas de software Over-The-Air.

A bordo, salta à vista o ecrã central de 14,5 polegadas que acomodará o sistema de infotainment, com integração Google onde figuram o Google Assistant ou o Google Maps, entre outras aplicações. O EX90 tambem será compatível com Apple CarPlay sem fios.

Quando disponível, o EX90 contará com ligação 5G de série, o que permitirá a instalação de apps no display central.

E porque já falámos de smartphones, a Volvo tornou o EX90 num carro com tecnologia de chave através do telefone. Esta função, de série, permitirá ao condutor utilizar o seu telemóvel como chave do automóvel.

Volvo EX90

Ainda não há preços e versões específicas para o mercado português, mas a Volvo  Car Portugal já fez saber que a versão de lançamento terá um nível de equipamento especial.