A Volvo Cars vai integrar o Google Gemini nos seus modelos.

A partir de agora, os automóveis Volvo passam a servir como plataforma de hardware de referência da Google para o desenvolvimento futuro do Android Automotive, que incluirá a tecnologia de Inteligência Artificial (IA) conversacional Gemini.

O Gemini substituirá o atual Assistente Google nos automóveis Volvo com Google incorporado ainda este ano.

Esta expansão de parceria com a Google permitirá ao Gemini presente nos automóveis compreender as necessidades do condutor durante a condução através de interações naturais. A título de exemplo, permitirá a criação de mensagens por voz, traduzi-las para outra língua antes de as enviar, consultar o manual de instruções do veículo ou até mesmo obter informações mais detalhadas sobre o destino. Tudo isto, diz a Volvo, “reduzirá a carga cognitiva do condutor e vai promover um maior foco na estrada, diminuindo assim potenciais distrações”.

“Estamos entusiasmados por aprofundar esta parceria, acelerando o ritmo da inovação, o que irá não só melhorar a experiência de condução dos clientes Volvo, como também estabelecer novos padrões de referência para a indústria automóvel”, diz Patrick Brady, vice-presidente da Google Android for Cars.

Domingos Silva assume liderança da Volvo Car Portugal a 1 de julho de 2025

Novas funcionalidades Android em automóveis Volvo

De acordo com a Volvo, com a extensão da parceria com a Google, os modelos da marca automóvel sueca passam a servir de autênticas plataformas de referência para desenvolvimento do sistema Android Automotive. Isto significa que a Google vai utilizar os carros Volvo para testar novas funcionalidades e atualizações, antes mesmo de estas serem integradas na base de código principal do Android.

“Esforçamo-nos por oferecer tecnologia centrada nas pessoas, e proporcionar uma experiência excecional ao cliente é parte essencial desse compromisso. Através desta parceria com a Google, conseguimos trazer as funcionalidades mais recentes do ecossistema tecnológico de consumo para os nossos produtos, em primeira mão. Com esta expansão, estamos a colaborar em soluções de vanguarda que moldam o futuro dos automóveis conectados”, diz Alwin Bakkenes, Head of Global Software Engineering da Volvo Cars.

Esta integração da inteligência artificial representa mais do que um avanço tecnológico, diz a Volvo. Trata-se mesmo de um reflexo do compromisso da marca em tornar a mobilidade cada vez mais intuitiva e centrada nas necessidades reais das pessoas. “Ao permitir uma comunicação mais fluida e adaptada ao contexto de cada momento, esta tecnologia reforça a promessa da marca de colocar sempre o utilizador no centro da experiência automóvel”, acrescenta o emblema.