Consciente de não poder competir com os meios económicos dos seus concorrentes mais poderosos, a Volvo Cars decidiu apostar em novas estratégias de comunicação e vendas.

Tal passa por um reforço do comércio eletrónico e do marketing digital. As vendas online não vão significar a substituição da rede de concessionários, que irá até beneficiar de um reforço da imagem mais de acordo com o historial da marca escandinava.

O primeiro e bem-sucedido passo no mundo do comércio eletrónico foi dado com a venda exclusiva online de 1927 Volvo XC90 Special Edition em setembro.

Como reforço da aposta da empresa no crescimento das suas atividades de comércio eletrónico, a Volvo desenvolveu um inovador simulador destinado a oferecer aos clientes uma experiência simples e funcional.

A nova ferramenta começa com aquilo a que chama “a escolha dos designers”: um automóvel totalmente equipado que o cliente poderá então ajustar em função do seu gosto pessoal e orçamento. Uma vez feita a sua escolha, o consumidor recebe um pequeno vídeo que mostra o automóvel da sua eleição em movimento, o que irá resultar numa experiência simples, interessante, divertida e premium.

Rede de concessionários e serviços

Continuando a acreditar no potencial das vendas diretas, todos os novos concessionários terão uma configuração e ambiência uniforme à escala global.

O exterior e interior de cada concessão vai transmitir uma imagem e sensação escandinavas e verdadeiramente Volvo.

As instalações já existentes serão alvo de um upgrade de forma similar. Pequenos detalhes, diferenciadores, vão realçar as origens escandinavas da marca: copos para bebidas fabricados na Suécia, elementos auditivos e olfativos que remetam para uma atmosfera escandinava e áreas de espera/lounge que disponibilizem iguarias da gastronomia sueca.

Todo o pessoal dos concessionários vai ser sujeito a um programa de formação, com vista a familiarizá-lo com estes novos processos e padrões de serviço ao cliente.

Os funcionários dos concessionários europeus serão vestidos pelo designer de moda sueco Oscar Jacobsson.

Atendimento e serviço de manutenção

Volvo Sensus ConnectA área de atendimento inclui a introdução de um técnico pessoal de serviço para cada cliente Volvo. No momento em que receber o seu novo automóvel, o cliente será apresentado ao técnico pessoal de serviço, que passará a ser o responsável por todo o atendimento ao cliente e respetivo veículo no futuro.

Este programa requer obviamente um completo programa de formação e desenvolvimento, que já se encontra em marcha. Vários países já adotaram o conceito como programa piloto e a satisfação do cliente nestes mercados aumentou significativamente.

Em 2018, todos os concessionários Volvo em todo o mundo oferecerão este serviço como prática corrente.

Presença e visibilidade comercial

Outra das áreas em que se centra a nova estratégia designada pela marca “Volvo Way to Market” é a do marketing.

Um dos principais desenvolvimentos da nova estratégia de marketing consiste no facto de a Volvo passar a concentrar-se apenas em três salões automóveis internacionais de referência: Genebra na Europa, Xangai/Pequim na China e Detroit nos Estados Unidos.

Uma série de novas iniciativas visam conseguir uma abordagem mais intensa e individualizada no que toca à imprensa e aos clientes. À semelhança do evento em Estocolmo para o lançamento do novo Volvo XC90, a empresa irá organizar um evento anual em que novos produtos e inovações são apresentados de forma consentânea com a sua marca e identidade.

O investimento em publicidade da Volvo será seletivo no que toca a canais de comunicação. A Volvo Cars decidiu também reduzir a maioria das suas atividades de patrocínio e, em sua substituição, irá reforçar a sua aposta e investimento na Volvo Ocean Race. Em vez de mais uma mera atividade de patrocínio, a marca vê a Volvo Ocean Race como intrinsecamente Volvo.

Resultados operacionais

No final do ano de 2014, a empresa estima manter-se em terreno positivo e prevê registar um acréscimo global de vendas perto dos 10 por cento.

No exercício de 2013, o Grupo Volvo Car registou um resultado operacional de aproximadamente € 212M (€ 7M em 2012). As vendas a retalho globais do ano atingiram os 427.840 (421.951) automóveis, um aumento de 1,4 por cento comparativamente a 2012.

A sede da Volvo Cars, bem como as suas áreas de desenvolvimento de produto, marketing e administração encontram-se maioritariamente situadas em Gotemburgo, na Suécia.

A sede da Volvo Cars na China situa-se em Xangai. As principais unidades de produção de automóveis da marca localizam-se em Gotemburgo (Suécia), Gand (Bélgica) e Chengdu (China), sendo os motores fabricados em Skövde (Suécia) e Zhangjiakou (China) e os componentes da carroçaria em Olofström (Suécia).