Gotemburgo, na Suécia, foi o local escolhido para a nova fábrica de produção de baterias da Volvo Cars que, em parceria com a Northvolt, vai criar três mil postos de trabalho e terá uma capacidade potencial anual de até 50 gigawatt hora (GWh).

A nova fábrica vai fortalecer a estratégia de eletrificação da Volvo, que em 2030 pretende passar a produzir e vender exclusivamente modelos elétricos.

“A nossa parceria para células de bateria com a Northvolt é fundamental para as nossas ambições estratégicas de eletrificação. Pretendemos liderar o segmento dos automóveis premium elétricos e só iremos vender viaturas puramente elétricas a partir de 2030”, diz Håkan Samuelsson, CEO do Volvo Car Group.

A construção da fábrica começa em 2023, com o início das operações a estar previsto para 2025.

Esta unidade será responsável pela produção de baterias para cerca de meio milhão de carros/ano (modelos elétricos Volvo e Polestar): “Baterias à medida, capazes de se integrarem perfeitamente nos automóveis da Volvo e da Polestar, permitindo maior autonomia e tempos de carregamento mais rápidos” – garantia dada pela Volvo.

https://fleetmagazine.pt/2021/11/15/volvo-xc40-premios-fleet-magazine-2021/

A fábrica resultante desta parceria Volvo-Northvolt será alimentada por energia livre de fósseis com foco na capacidade de energia renovável da região e vai integrar soluções de engenharia que darão prioridade à circularidade e à eficiência de recursos, diz a marca.

Esta joint-venture de produção de células de baterias será uma das maiores unidades de produção da Europa e será liderada por Adrian Clarke, ex-executivo da Tesla.

Está prevista também a abertura de um Centro de Investigação e Desenvolvimento que, ainda em 2022, irá ser responsável pela criação de centenas de empregos em Gotemburgo, transformando a Volvo “como uma das poucas marcas automóveis a coordenar internamente todo o processo de desenvolvimento e de produção de células de bateria”.

volvo northvolt

“O estabelecimento desta gigafactory em Gotemburgo é um passo decisivo, não só para continuar a transformar uma das regiões automóveis mais dinâmicas do mundo, como também para nos tornar no principal fornecedor global de baterias sustentáveis”, diz Peter Carlsson, co-fundador e CEO da Northvolt.