A comercialização em Portugal dos novos Volvo S90 e V90 arranca em setembro e, na marca, ninguém esconde a grande vontade de competir de igual com as berlinas alemãs que têm dominado, até agora, o segmento premium.
De facto, a concorrência tem razões para temer tanto a nova berlina como a variante carrinha da série 90. Como já havia demonstrado o outro modelo da gama – o XC90 -, em contraciclo com a tendência para aligeirar estruturas à custa da economia de materiais, a Volvo aposta num conjunto sólido e muito bem construído, com recurso a revestimentos consistentes ao toque, que contribuem também para um interior bem insonorizado.
Tudo isto sem se afastar do prioritário: uma fantástica dinâmica de condução, graças a uma suspensão bem equilibrada e também a novos motores inteiramente desenvolvidos pela Volvo, potentes mas frugais no consumo e emissões.
Sem esquecer a segurança, ativa e passiva, característica inerente a todos os modelos da marca sueca.
Plataforma SPA
O “segredo” que torna tudo isto possível está na plataforma modular SPA.
Concebida para albergar modelos de diferentes dimensões e configurações, esta plataforma está igualmente preparada para receber tecnologia híbrida (plug-in) e elétrica.
Esta base, que irá também servir a futura linha 60, consiste numa secção dianteira com suspensão dianteira de braços triangulares duplos, uma traseira com suspensão independente e barra de torção (desenhada para libertar espaço para a zona da mala ou para os 7 lugares no caso do XC90), e, finalmente, uma zona central com dimensão variável em função do modelo.
Já a gama 40, a última a ser renovada, vai dispor de uma nova plataforma, semelhante à SPA mas mais compacta (CMA – Compact Modular Architecture), capaz de albergar também uma versão SUV concorrente do Nissan Qashqai, o Volvo XC40.
A partir desta última surgirá o primeiro modelo 100% elétrico da Volvo, que a marca prevê lançar até 2019.
Características S90/V90
O Volvo S90 tem carroçaria de 4 portas e 4,96 metros de comprimento. A mala tem 500 litros de capacidade.
A V90 é 2 cm mais curta mas proporciona mais espaço de mala -560 litros – com uma modularidade naturalmente superior.
Com estas dimensões e características posiciona-se como concorrente natural do Mercedes-Benz Classe E, BMW Série 5 e Audi A6.
Tal como o XC90, estas 2 versões partilham motores e equipamento.
A versão diesel mais acessível é, para já, o motor D4 com 190 cavalos. É aquela que o importador acredita que irá congregar a maior fatia das vendas, apesar de estar previsto para mais tarde um motor D3 com 150 cv.
Com o nível de equipamento Momentum Connect, o Volvo S90 D4 Geartronic vai custar 53.834 euros.
Em média, as versões carrinha encarecem 2.800 euros.
Na fase de lançamento a Volvo propõe o S90 D4 com o nível de equipamento mais elevado – Inscription – desde 56.700 euros.
A gasóleo, os S90 e Volvo V90 vão também receber o motor D5 com 235 cv. Esta mecânica contém uma inovação que a Volvo designou como “PowerPulse”. Trata-se de um sistema que aumenta a pressão do circuito de alimentação à custa de um depósito de ar comprimido, e que, ao reduzir o tempo de resposta do motor devido à ausência de carga sobre o turbo, beneficia os consumos e as emissões.
A gasolina, a proposta que poderá despertar algum interesse em Portugal é a versão híbrida de 407 cv baseada na motorização denominada T8.
Todos os motores são integralmente desenvolvidos pela Volvo, têm um bloco comum em alumínio com 4 cilindros e acoplam transmissão automática 8 velocidades.
Exceto o D4 que pode ter caixa manual de seis velocidades.
Na fase de lançamento vão estar disponíveis as seguintes versões diesel:
– 2.0 D4 de 190 cv com tração dianteira (consumo médio de 4,4 l/100 km e emissões de 116 g/km de CO2) ou integral;
– 2.0 D5 de 235 cv com tração integral;
O motor D3 está previsto chegar apenas no final de 2016.
Disponível vai igualmente estar a versão híbrida T8 Twin Engine com 407 cv de potência e 640 Nm de binário. Com uma autonomia de até 45 Km em modo puramente elétrico, a homologação é de apenas 44 g/km de CO2.
Equipamento de segurança e conectividade
Valor basilar da marca sueca, a Volvo sempre primou pela segurança dos seus modelos.
Pioneira na implementação de dispositivos hoje comuns na indústria automóvel, os novos S90 e V90 não podiam deixar de trazer algumas inovações nesta área, como é o caso do sistema que alerta o condutor para o risco de uma colisão traseira e que atua em conformidade (CTA, Cross Traffic Alert).
O City Safety está preparado para detetar, de dia ou de noite, peões, veículos e animais de grande porte.
De série e também novidade, inclui o “Pilot Assist” que funciona até 130 km/h, mantendo o veículo na faixa e, em conjunto com o cruise control adaptativo, a distância em relação ao veículo da frente.
Além da leitura dos sinais de trânsito, que adapta a velocidade para a indicada, todas as versões incluem também alertas para a transposição involuntária da faixa de rodagem ou outros desvios da condução que possam indiciar falta de atenção do condutor.
Da lista de opções fazem parte apenas o “IntelliSafe Surround”, que engloba o BLIS (alerta de objeto no ângulo morto do retrovisor) e o CT, alerta de colisão traseira com travagem no caso de um embate na traseira do veículo para que não siga desgovernado, Cross Traffic Assist, além de Câmara 360º e Park Assist Pilot.
O sistema de conectividade Sensus foi também melhorado e passou a dispor de mais aplicações como o Spotify.
Os faróis LED são de série em todos os níveis de equipamento, com inclusão do Active High Beam Full LED.