A Volvo é pioneira na segurança automóvel. Mas é também uma marca que retém o seu valor após alguns anos e os seus automóveis são consensualmente aceites pelos utilizadores. Com uma gama de modelos cada vez mais eletrificada, mais eficiente e com uma pegada de carbono reduzida, está bem posicionada para ajudar as empresas a cumprirem as metas de sustentabilidade que traçaram
A sustentabilidade é a prioridade de muitas empresas. E o cumprimento dos objetivos de redução/compensação de emissões de muitas depende bastante do desempenho energético da sua frota. Para a Volvo, a sustentabilidade é também um propósito bastante importante. Conjugar estes dois interesses é o que a Volvo está a fazer, propondo modelos cada vez mais eficientes e traçando objetivos claros, como até 2030 ser uma marca de automóveis totalmente elétricos e uma empresa com impacto neutro no clima até 2040.
E em Portugal? No nosso país, a Volvo definiu metas igualmente claras: metade das suas vendas deve corresponder a automóveis 100% elétricos já em 2024, antecipando em um ano a intenção da marca a nível global, aumentando, em simultâneo, a sua quota de mercado de ligeiros de passageiros em Portugal. Para atingir esse objetivo, o novo Volvo EX30, um B-SUV premium, desempenhará um papel importante.
Nuno Silva, Fleet Sales Manager da Volvo Portugal, foi questionado sobre alguns temas importantes relacionados com o mercado das frotas em Portugal e ainda sobre algumas soluções criadas pela Volvo Cars com utilidade para este canal, nomeadamente o serviço Volvo Public Charging.
Quais são os pilares da estratégia Volvo para o canal das frotas?
A Volvo encara a mobilidade nas empresas não apenas como uma necessidade, mas como uma oportunidade para redefinir a liberdade de movimentos, lema da Volvo. No coração da nossa estratégia para o canal de frotas, reside o compromisso com a sustentabilidade, a segurança e a inovação em prol das pessoas.
Estamos sem dúvida dedicados a oferecer soluções de mobilidade que respeitem o nosso planeta e garantam a segurança de todos, rumo a um futuro mais verde e seguro.
Que modelos são mais procurados pelas empresas?
Desde o lançamento do nosso pequeno, mas poderoso EX30, observamos uma procura crescente por este modelo, evidenciando a forte adesão ao compromisso da Volvo com a mobilidade elétrica. A gama 60, XC60 e a V60, destaca-se igualmente pela sua popularidade, comprovando que a inovação e a sustentabilidade são valores que as empresas procuram e valorizam profundamente nos seus parceiros de mobilidade.
A Volvo foi uma das primeiras marcas em Portugal a deixar de comercializar soluções a gasóleo, até então muito presentes nas empresas. Sentiram algum impacto nessa decisão?
Ao liderarmos a transição para um futuro sem automóveis diesel, a Volvo não apenas reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, mas também redefine as expectativas do mercado.
Ainda assim, as nossas opções plug-in compensam qualquer impacto inicial desta decisão, oferecendo alternativas mais limpas e eficientes que se alinham perfeitamente com as necessidades e valores dos nossos clientes empresariais, refletindo o nosso compromisso contínuo com a inovação responsável.
Que serviços e soluções de suporte oferecem especificamente para o cliente empresarial?
Para os nossos clientes empresariais, a Volvo oferece uma gama abrangente de serviços desenhados para otimizar a gestão de frotas e maximizar a eficiência operacional.
Desde contratos de manutenção personalizados, soluções de carregamento como o Volvo Public Charging Service para veículos elétricos, até opções de financiamento flexíveis e renting, estamos comprometidos em proporcionar uma experiência diferenciada e adaptada às necessidades únicas de cada empresa, seja ela uma PME ou um ENI, reforçando o nosso compromisso com a inovação e o cuidado personalizado com cada um dos nossos clientes.
Que parcerias a Volvo dispõe para fornecer melhores serviços para este mercado?
Dispomos de soluções de financiamento tradicional através do nosso parceiro de financiamento (Cetelem) e em renting (Ayvens), que proporcionam aos clientes toda a tipologia de produtos que se adequam a todo o tipo de necessidades.
Também ao nível de soluções de carregamento, Wallbox, apoio na instalação ou cartões de carregamento, dispomos de uma vasta oferta.
O mercado automóvel está a evoluir para um modelo de negócio cada vez mais assente no digital. O que está a ser feito para manter um contacto mais direto com os clientes?
Com a evolução do mercado automóvel em direção a um modelo de negócio omnicanal, a Volvo intensifica sua presença também no digital, garantindo uma relação direta e contínua com os nossos clientes.
Através da implementação de processos de configuração online para modelos como os Volvo EX40, EC40, EX30, inclusive para empresas, reforçamos a importância da experiência digital personalizada, em canais como as redes sociais e plataformas como o Fleet Market.
Outro claro exemplo é a Volvo Cars App, que simboliza o nosso compromisso com a inovação, facilitando um diálogo constante com o cliente e reforçando o nosso objetivo de estabelecer mais de 24.000 relações diretas com os clientes portugueses.
EX30: o pequeno radical
O EX30 é a novidade da Volvo para 2024 em Portugal. Modelo revolucionário dirigido a um segmento em expansão, o SUV propõe um habitáculo com um design moderno e tecnológico, ao concentrar no ecrã central a maioria das funções e também as informações que habitualmente estão presentes atrás do volante.
Está disponível em três versões, duas das quais com motor único, outra, a mais potente, com dois motores. As potências variam entre os 272 e os 428 cv e duas baterias, de 49 kWh ou 64 kWh (capacidade útil) asseguram autonomias de 344 km a 480 km. Os dois modelos de bateria suportam potências de carregamento de até 153 kW. O Volvo EX30 é disponibilizado a partir de 30.800 euros (acrescido de IVA), permitindo assim oferecer um modelo elétrico com um preço de aquisição semelhante ao de um carro a combustão do mesmo segmento.
“O EX30 veio permitir à Volvo ter uma presença no segmento B-SUV, que foi, em 2023, o segmento com maior crescimento em Portugal”, explica Nuno Silva, responsável pelo canal de vendas a empresas da Volvo Portugal.
“Ao mesmo tempo, democratiza a utilização de veículos 100% elétricos. Conseguimos observar que estamos a atrair novos clientes, bem como de uma faixa etária mais jovem e, já agora, com maior peso no sexo feminino. É sem dúvida um sucesso pois as vendas registadas em apenas seis meses de vendas já superaram largamente os nossos objetivos. O facto de ser um modelo Premium neste segmento, com um posicionamento de preço bastante competitivo, bem como tecnologicamente evoluído e seguro, são alguns atributos que fazem do EX30 um excelente automóvel”, conclui este responsável.
Public Charging Service: oferta de carregamento público a nível europeu, também disponível em Portugal
Um dos obstáculos a uma melhor experiência para muitos condutores de veículos 100% elétricos, principalmente em viagens transfronteiriças, é a falta de confiança no acesso à rede pública de carregamento de veículos elétricos.
O Volvo Public Charging Service surge precisamente para ultrapassar essa insegurança. Criado internacionalmente em parceria com Digital Charging Solutions, permite em Portugal, através de uma App da Volvo Cars, desbloquear o acesso a um posto de carregamento da rede pública MOBI.E e efetuar o pagamento do serviço através do smartphone. Vai mais longe, ao garantir ao proprietário de um Volvo a facilidade de poder viajar além-fronteira, sem qualquer ansiedade relacionada com o carregamento da viatura, uma vez que este serviço da Volvo dá acesso a mais de um milhar de operadores para a mobilidade elétrica em 30 países da Europa.
“A adesão ao novo Volvo Public Charging Service tem sido muito acima dos nossos objetivos, pois permite aos clientes/utilizadores carregarem de forma cómoda onde desejarem. Basta fazerem a ativação na própria App Volvo Cars, registar-se e optar pela tarifa que melhor se adequa aos seus hábitos e necessidades de condução. Com este novo meio de carregamento, disponibilizamos 670.000 pontos de carregamento em toda a Europa, incluindo Portugal, naturalmente. Além disso, admite diferentes perfis de carregamento. Por exemplo, empresas e em nome particular, controlando de forma cómoda os seus carregamentos mensais”, esclarece Nuno Silva, da Volvo Portugal.