A nova gama V40 está disponível desde 25.000 euros
A Volvo conseguiu ainda baixar o nível de emissões da versão D2 com caixa manual para as 89 g/km CO2, o que permite à marca, conjuntamente com o motor D2 Eco com emissões de CO2 de 82 g/km, ter dos motores mais económicos e menos poluentes do segmento.
Mas, embora este seja um melhoramento bastante importante, não é o que ressalta mais à vista.
O “best-seller” da marca sueca na Europa e o segundo modelo mais popular a nível mundial, conta com uma nova grelha frontal que inclui não só o novo logo da Volvo mas também os novos faróis dianteiros em LED “Martelo de Thor” estreados na gama 90.
A gama V40 de 2016 adiciona ainda novas cores de carroçaria, frisos cromados e novas jantes para todas as versões V40 e V40 Cross Country.
Interiormente, duas novas opções de volante são disponibilizadas, havendo ainda diversas combinações de painéis interiores e novas soleiras de porta para as versões R-Design e Inscription, além de um novo painel para as chaves com o logo Volvo integrado.
A aplicação para smartphone Volvo On Call que permite um controlo remoto sobre várias funcionalidades do automóvel também recebe um upgrade substancial. Compatível com Apple Watch e Android Wear, esta aplicação está agora também disponível para dispositivos Microsoft Band 2, permitindo, quando se usam smartphones com Windows 10, também controlo por voz de algumas características.
Outras atualizações do Volvo On Call incluem a integração do calendário pessoal permitindo enviar avisos do mesmo para o painel de navegação. O Volvo On Call irá expandir a sua atuação permitindo controlar uma frota até 10 veículos.
A qualidade do ar interior beneficia da inclusão da tecnologia CleanZone, que garante que a qualidade do ar é efetivamente filtrada antes de entrar na cabine do condutor, removendo as partículas poluentes tão presentes nas grandes cidades.
Urbano e jovem, a V40 proporciona uma condução prática, despachada e extraordinariamente económica. É no essencial um carro descontraído e confortável para dois ocupantes, capaz de proporcional uma condução relaxada e económica.
Apesar de ostentar o “V” de “Variant” na designação, o Volvo V40 não é propriamente uma carrinha. Antes um “5 portas” de categoria “premium”, na linha de um Classe A da Mercedes ou de um Série 1 da BMW.
Daí uma mala com apenas 335 litros.