O Volvo S90, o novo modelo de luxo da marca sueca, e o segundo a recorrer à plataforma modular estreada no XC90, foi eleito o carro com o melhor design de 2015 na última edição do Salão de Genebra.
Mas na feira suíça foi também revelada a V90, a versão carrinha que, tal como o 4 portas, vai ter motores diesel de 2,0 litros, com 190 e 235 cv (versões D4 e D5), além de um híbrido plug-in a gasolina com cerca de 410 cv (T8).
Esta carrinha retoma a designação do modelo lançado em 1998 e comercializado apenas durante 2 anos.
Prossegue a mesma linguagem de design do S90 e XC90, com um habitáculo muito semelhante, excetuando naturalmente a parte traseira redesenhada e com um interior mais prático e espaço de bagagem reforçada.
O design próprio das luzes traseiras vai também manter-se , tal com o painel de instrumentos com o volumoso touchscreen e a mesma sensação geral de qualidade graças às inúmeras superfícies de toque suave e excelente ajuste e acabamento.
As opções de transmissão manter-se-ao uma de oito velocidades automática e um manual de seis velocidades, tal como o equipamento de segurança que inclui de série o pacote “City Safety”, capaz de detectar veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte acima de 4 km/h.
Assim como o S90, a Volvo garante que o V90 será um veículo semi-autónomo graças à tecnologia que vai garantir o controlo automático da aceleração e travagem para manter a distância ao veículo da frente e ainda ajuste automático da direção, afim de ajudar o condutor a manter-se na sua faixa de rodagem.