O XC40 Recharge é o primeiro modelo 100% elétrico da Volvo e assume-se como um dos impulsionadores da atual mudança a que se assiste na indústria automóvel – a transição energética. É nessa mudança que a Volvo já opera e até assume lugar de destaque, com o compromisso assumido de lançar um novo modelo 100% elétrico por ano até 2025.
O XC40 100% elétrico carrega um ‘apelido’ prestes a ecoar cada vez mais nas estradas portuguesas: Recharge; este é o nome que a Volvo vai atribuir a todos os seus modelos recarregáveis (100% elétricos ou híbridos plug-in).
O XC40 Recharge 100% elétrico já chegou a Portugal com opções de renting a partir dos 800 euros/mês.
Quanto a preços, estes começam nos 57.150 euros para a versão Recharge Twin.
Os mais de 400 km de autonomia garantidos, aliados ao design inovador deste XC40, são complementados por uma vasta gama de equipamentos de série e um conjunto de ofertas e propostas que simplificam a utilização e a mobilidade zero emissões.
https://fleetmagazine.pt/2021/03/02/volvo-eletrica-2030/
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100% elétrico e seguro
A filosofia Recharge não se baseia apenas uma mentalidade zero emissões. Para a Volvo, a segurança tem de caminhar lado a lado com a eletrificação, e é por isso que este XC40 elétrico é um dos mais seguros Volvo de sempre.
“Independentemente do tipo de motorização que inclui, um Volvo tem de ser seguro. O XC40 Recharge será um dos automóveis mais seguros que já construímos”.
– Malin Ekholm, diretora de Segurança da Volvo Cars
O XC40 Recharge tem como base a plataforma CMA – Compact Modular Architecture, que foi desenhada tendo em mente a eletrificação.
Recorrendo a esta plataforma, a Volvo instalou o pack de baterias no solo do XC40 Recharge, sem assim afetar o espaço interior. A integração do conjunto de baterias no piso permite também baixar o centro de gravidade, para uma melhor proteção em relação a capotamentos.
Além disso, e porque não há motor térmico mas há um conjunto de baterias que está sujeito a danos resultantes de possíveis impactos, a Volvo decidiu proteger a bateria com recurso a um safety cage de alumínio imbuído na estrutura do XC40 Recharge.
Isto sem nunca comprometer a funcionalidade, o espaço de bagagem e a arrumação interior – a ausência de um motor térmico alojado na dianteira em muito contribui para esta realidade.
Ficha técnica
São 408 cv de potência providenciados por dois motores elétricos (um dianteiro e um traseiro) que proporcionam a este SUV com tração às quatro rodas um impressionante binário máximo de 660 Nm.
E é graças a esta motorização elétrica que o XC40 Recharge precisa de menos de cinco segundos para chegar aos 100 km/h.
Já o conjunto de baterias, com uma capacidade nominal de 78 kWh, garante uma autonomia elétrica combinada de 418 km e de 539 km em cidade (ciclo WLTP).
Com pouco mais de duas toneladas de peso e uma capacidade de reboque de até 1.500 kg, o XC40 Recharge tem uma capacidade de bagageira de 452 litros. Na dianteira, e visto não haver nenhum motor térmico ali instalado, há um espaço de arrumação adicional de 31 litros que pode, por exemplo, acomodar os cabos de carregamento.
https://fleetmagazine.pt/2021/01/25/volvo-care-key/
Tempos de carregamento
Este SUV pode ver as suas baterias carregadas a 80% em apenas 40 minutos num sistema de carga rápida DC (150 kW).
Já recorrendo a um ponto de carregamento elétrico AC de 11 kW, são precisas cinco horas e meia para atingir a totalidade da carga – numa Wallbox da Volvo Cars.
Num carregamento de 3,5 kW, o período de carga aumenta para 18 horas e meia.
Utilizando uma tomada doméstica, o tempo aumenta consideravelmente, podendo a carga demorar entre 30 e 55 horas, dependendo da instalação elétrica.
Utilizando, por exemplo, a app Volvo on Call, o condutor deste 100% elétrico pode agendar os carregamentos.
ADAS a bordo
Já ao volante, o XC40 Recharge apresenta os mais evoluídos sistemas de assistência à condução, que incluem software desenvolvido pela Zenuity, uma joint-venture detida pela Volvo e pela Veoneer.
O sistema de assistência ADAS inclui, entre outros, um conjunto de radares, câmaras e sensores ultrassónicos que auxiliam o condutor nos mais variados cenários de condução.
De série, o XC40 Recharge apresenta os seguintes atributos:
- Limitador de velocidade
- Cruise Control Adaptativo
- Hill Start Assist
- Hill Descent Control
- Slippery Road Alert
- BLIS – Aviso de presença de viaturas no ângulo morto
- Câmara traseira
- Sistema de ajuda ao estacionamento com sensores dianteiros e traseiros
- Faróis de LED MID
- Espelhos retrovisores exteriores e interior anti-encandeamento
- Portão da bagageira elétrico
- Fecho centralizado com comando remoto
- Keyless Entry
- Fecho de segurança elétrico das portas traseiras
https://fleetmagazine.pt/2021/03/03/volvo-c40-recharge/
Design distinto e único
O Volvo XC40 Recharge mantém todas as características que fazem dele um dos modelos de maior sucesso na história recente da marca.
Mantém (e combina) o design elegante – imagem de marca do fabricante escandinavo – com uma irrepreensível utilidade e funcionalidade.
A grelha frontal, na cor da carroçaria, cria um design distinto e único num modelo que não necessita de grelha com função de refrigeração e que aí pode armazenar os sensores do novo sistema ADAS.
Disponível com opção de jantes de 19 polegadas, o novo XC40 Recharge permite escolher entre oito cores exteriores (onde se inclui a nova opção Sage Green Metallic), mantendo, de série, o teto em preto.
Tecnologia de última geração
No habitáculo, o condutor tem à sua disposição um interface completamente novo e especificamente desenhado para modelos elétricos, onde se inclui, por exemplo, informação relevante como o estado da bateria.
Mas, e embora a atenção aos aspetos mecânicos seja se suma importância, é no sistema de Infotainment redesenhado pela Volvo que residem as maiores surpresas a bordo.
A Volvo foi a primeira empresa a fazer uma parceria com a Google com vista à integração de um sistema de Infotainment powered by Android, onde se incluem os sistemas Google Assistant, Google Maps e Google Play Store.
Além de possibilitar ao condutor uma capacidade de personalização sem precedentes, mais intuitiva, o novo sistema oferece uma integração completa com o Android Automotive OS, com atualizações em tempo real.
Acresce a esta evolução o facto do novo XC40 Recharge ser o primeiro modelo da Volvo a receber software e atualização aérea do seu sistema operativo – uma autêntica revolução no seio do sector automóvel.