Não é de estranhar a natural predisposição do Volvo XC60 T6 Recharge para empresas, dado o seu caráter imponente e estradista ou a sua eletrificação que, desde logo, lhe garante um enquadramento fiscal mais favorável quando comparado com outras opções mecânicas. Outra vantagem significativa é ser sempre Classe 1 nas portagens.

É um automóvel de dimensões generosas com um caráter premium e um conforto fora de série. Este é a melhor forma de resumir um carro que já ultrapassou a fasquia de mais de um milhão e setecentas mil unidades produzidas desde 2008, que foi Carro Mundial do Ano em 2018 e também o primeiro Volvo a ultrapassar as 200 mil unidades vendidas num único ano, em 2019.

Mais do que uma receita de sucesso, este SUV de média dimensão da Volvo tem uma sobriedade com classe que se evidencia em todas as vertentes: no design exterior, agora renovado e estilizado com uma nova grelha frontal, no novo pára-choques e até nas novas opções de cores e jantes, mas também no interior, redesenhado e enriquecido com detalhes de excelência e novas possibilidades de personalização.

O cockpit amplo e confortável conjuga-se na perfeição com a descontração sensitiva com que se deixa guiar, envolvendo a condução numa suspensão equilibrada que dá bem conta do seu trabalho.

Já o conjunto motorizado híbrido plug-in é capaz de debitar uns impressionantes, porém bem distribuídos e talvez até um pouco contidos, 340 cv, com um binário que pode entregar até 590 Nm. E embora esta distribuição de força às quatro rodas imponha respeito, a Volvo limita a velocidade máxima dos seus automóveis a 180 km/h, numa demonstração daquilo que apregoa desde 1959, altura em que apresentou o Volvo PV544, o primeiro carro com cinto de segurança de três pontos: a segurança está (mesmo!) em primeiro lugar.

Outras das grandes vantagens do XC60 T6 Recharge é poder contar com um sistema de infoentretenimento Android desenvolvido juntamente com a Google. Em matéria de conectividade isto fornece ao utilizador o acesso às mais variadas e úteis funções Google, sejam elas o Google Maps, integrado e com indicação dos postos de carregamento elétricos mais próximos, o Google Assistant e até a loja de aplicações Google Play (desativada enquanto o carro se encontra em andamento).

Volvo Portugal destaca importância das Frotas para a Mobilidade Elétrica em Portugal

Impressões

O Volvo XC60 é uma opção fiável e sóbria, com uma postura premium vincada que está perfeitamente enquadrada num segmento onde o estatuto e a busca pelo conforto são uma constante.

Apesar da Volvo afirmar que o XC60 consegue percorrer quase 80 km em modo 100% elétrico, não conseguimos percorrer esta distância durante o ensaio, ainda que, garantidamente, tenhamos conseguido ultrapassar 50 km só com recurso à energia proveniente da bateria de 18,8 kWh.

Um dos grandes trunfos é a gestão eficiente do sistema híbrido que, quando ativado no modo de condução “Hybrid”, garante o funcionamento optimizado dos dois motores (elétrico de 145 cv e a gasolina de 253 cv), bem como a distribuição de energia pelas rodas.

Além dos modos “Pure” (100% elétrico) e “Power”, para os condutores que procurem terrenos um pouco mais irregulares, esta mecânica possibilita uma condução “Constant AWD” ou “Off-Road”. Características que, no seu conjunto, ajudam a explicar porque o XC60 é atualmente o modelo mais vendido da Volvo.

Volvo XC60
Fotos de Miguel Dias/Razão Automóvel, editadas por Thomas V. Esvel.

Custo de aquisição, valores de renting e características do Volvo XC60 T6 Recharge Inscription

Custo de aquisição50.532,32 euros + IVA
Renda 36 meses822,61 euros + IVA
Renda 48 meses810,15 euros + IVA
Potência combinada340 cv
Motor a gasolina1.969 cc / 4 cilindros em linha / 253 cv às 5.500 rpm
Motor elétrico107 kW (145 cv)
Bateria18,8 kWh
Consumo combinado1,1 l/100 km
Emissões CO224 g/km
Autonomia elétrica79 km
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição