A geração 2017 do Volvo XC60 é um modelo totalmente novo, construído sobre uma plataforma diferente, com mais equipamentos e tecnologia de segurança.
Mantém a Classe 1 na autoestrada como o seu antecessor.
Mede 4,69 metros de comprimento por 1,90 metros de largura e foi desenvolvido plataforma modular SPA, a mesma que serve a série 90, com a qual compartilha muitos elementos.
A capacidade da mala varia entre os 505 litros e os 1432 litros com os bancos traseiros rebatidos.
A altura ao solo é de 21,6 cm. Tem com ângulos TT:
- entrada: 23,1º
- ângulo de saída: 25,5º
- ângulo ventral: 20,8º
Está disponível em 3 motorizações distintas, duas a diesel e uma a gasolina plug-in-hybrid, todas com tração AWD e com caixa automática de 8 velocidades.
Os motores são também conhecidos da série 90 e são todos os quatro cilindros, a gasóleo e a gasolina (D4, D5, T5, T6 e T8), com potências que variam entre os 190 e os 407 cv.
O T8 Twin Engine, tal como no XC90, oferece níveis de CO2 de 49 g/km.
É o mais potente (407 cv) e o mais caro (a partir de 67.700 euros), mas o facto de ser híbrido plug-in garanta vantagens importantes para as empresas, além das emissões reduzidas.
A bateria de 10,8 kWh fornece autonomia para cerca de 45 km. Uma recarga completa demora 3 a 4 horas, consoante a fonte de energia seja de 16A ou 10 A.
A versão diesel mais económica (D4 de 1.969 cc) tem 190 cv às 4.250 rpm e 400 Nm de binário disponível entre as 1750 e as 2500 rpm.
Tem uma média anunciada de 5,1 l/100 km e emissões CO2 de 133 g/km.
O nível de equipamento varia entre as versões Momentum, R-Design e Inscription, disponíveis em qualquer uma das motorizações.
Esta é a lista de preços da geração 2017 do Volvo XC60, comparativamente à anterior geração:
Comparando as versões diesel AWD com caixa automática com o modelo anterior, verifica-se que o novo Volvo XC60 oferece taxas de emissões mais baixas, melhor nível de equipamento e mais sistemas de segurança, a um preço mais acessível do que o anterior.
Estes são os preços da versão com motor T8 híbrida plug-in:
Novos sistemas de segurança estreiam no XC60
Permite a condução semi-autónoma até 130 km/h com o sistema Pilot Assist.
Em matéria de conectividade há novos serviços, incluindo CarPlay e Android Auto.
Mas o destaque são os três novos sistemas de segurança avançados, capazes de fornecer assistência automática à condução.
Estes novos sistemas foram desenvolvidos de forma a proporcionar ao condutor – sempre que requeridos – com um suporte adicional para evitar potenciais colisões. A Volvo acredita que estes novos sistemas irão fazer do Novo XC60 um dos automóveis mais seguros nas estradas.
O City Safety foi atualizado de forma a apoiar a condução, sendo ativado quando a travagem automática não for capaz, por si só, de evitar uma potencial colisão. Nessas circunstâncias, o automóvel irá fornecer esse apoio adicional para evitar o obstáculo em frente. O City Safety ajuda a evitar colisões entre veículos, peões e animais de grandes dimensões. A assistência à direção estará ativa para velocidades entre os 50 e os 100 km/h.
O Oncoming lane Mitigation vai ajudar a evitar colisões com veículos situados noutras faixas de rodagem
O sistema alerta o condutor que, de forma involuntária, tenha saído da sua faixa de rodagem e fornece assistência automática de forma a redirecionar o veículo novamente para a sua própria faixa de modo a evitar a trajetória da outra viatura. O sistema funciona para velocidades entre os 60 e os 140 km/h.
O Blind Spot information System alerta o condutor para a presença de veículos no chamado ângulo morto, foi também atualizado incluindo agora assistência à direção que ajudará a evitar potenciais colisões recolocando o automóvel na própria faixa de rodagem e fora de perigo.
Está equipado também com os sistemas de segurança que equipam a gama 90, incluindo Large Animal Detection, Run-off Road Mitigation e o Pilot Assist capaz de proporcionar uma condução semi-autónoma.
Suspensão
Tal como acontece nos 90, o XC60 tem uma nova suspensão dianteira de braços triangulares duplos.
Na traseira, à semelhança dos 90, existe um eixo traseiro com link integral, equipado com uma mola de lâminas transversal de baixo peso, fabricada em materiais compósitos e que poupa espaço.
Substitui o Volvo XC60 original, automóvel que, nove anos após o seu lançamento, se tornou o SUV Premium de média dimensão mais vendido na Europa.
Recentemente, o anterior XC60 atingiu um milhão de unidades vendidas em todo o Mundo, representando cerca de 30% do total das vendas da Volvo.