Os anos não passam por este modelo. Ou melhor. Passam. Mas, tal como acontece com um bom vinho, servem para o refinar. O que se nota ainda mais nesta versão, toda ela cheia de charme.
A colheita de 2014 beneficia de um novo bloco de quatro cilindros diesel de 2,0 litros com 181 cv, desenvolvido internamente pela Volvo. Faz parte de uma nova geração de motores nada e criada a olhar para a eficiência energética. O que, num carro que pesa quase duas toneladas, não é tarefa fácil. A igualmente nova caixa automática de oito velocidades também não ajuda a poupar, sobretudo em cidade.
Na estrada, outros aromas sobressaem. A progressão não é desportiva mas é segura, mantendo a dinâmica necessária nas recuperações e no momento de ultrapassar outro veículo.
Acompanhando uma muito subtil renovação do exterior, o interior – clássico, distinto e conservador – também não envelheceu. Mantém-se confortável e os 575 litros da capacidade da mala continuam a ser outro dos seus melhores trunfos.
Ficha Técnica
Preço: 59.408 euros*
Rendas:
1.098,8 euros/mês (36 m)*
993,9 euros/mês (48 m)*
Consumo: 4,9 l/100km
Emissões: 129 gCO2/km*
Clindrada: 4/1.964 cc
Potência: 181/4250 cv/rpm
Binário: 400/1750-2500 Nm/rpm
* Dados LeaseplanÂ