vw passat gteCom 218 cv, consumos anunciados de 1,6 l e uma autonomia total de 1050 km, o VW Passat GTE é mais um modelo híbrido “plug-in” do construtor alemão com possibilidade de uma condução com emissões zero durante 50 km.

O primeiro híbrido “plug-in” da Volkswagen a oferecer versões Limousine e Variant chega a Portugal em Março a partir de

Em condições normais, o Passat GTE arranca sempre em modo elétrico sem emissões. O “E-Mode” pode ser ativado manualmente através de um botão, por exemplo, quando o destino final de uma longa viagem é uma zona urbana.

O sistema híbrido recorre ao bloco a gasolina 1.4 turbo de injecção directa utilizado no Golf GTE, com potência de 156 cv (mais 6 cv) e binário de 250 Nm (mais 20 Nm).

O bloco eléctrico de 115 cv alimentado por baterias de iões de lítio eleva a potência combinada até aos 218 cv e um binário de 400 Nm.

A bateria pode ser recarregada em 2h30 num posto de carga rápido ou em 4h15, numa tomada doméstica de 220 Volts.

A tracção dianteira é gerida por uma caixa automática com dupla embraiagem de seis velocidades.

vw passat gtePode atingir uma velocidade máxima em modo híbrido de 225 km/h. A velocidade máxima em modo exclusivamente elétrico “E-Mode” é de 130 km/h.

Faróis em LED, sistema de navegação “Discover Pro”, “Front Assist” e “City Emergency Braking” fazem parte do equipamento de série.

A previsão da Volkswagen para o volume de vendas mundial dos veículos híbridos “plug-in” (PHEV) é que quadruplique até 2018, aumentando para 893.000 unidades. Até 2022 antevê-se um volume de vendas anual de 3,3 milhões de PHEV.