Há 46 anos no mercado e com mais de 30 milhões de unidades vendidas, a atual geração do Volkswagen Passat renova-se, trazendo como novidade novas designações de equipamento: Passat (de entrada), Business (vocacionado para frotas) e Elegance.

Também disponível nas variantes Volkswagen Passat Limousine e Variant, a versão GTE (plug-in a gasolina) passa a ter equipamento GTE ou GTE+.

Outra notícia é o acréscimo de equipamento, nomeadamente de conectividade e de ajudas à condução, reunidas numa nova designação: IQ.DRIVE

A IQ.DRIVE, afirma a Volkswagen, é a nova marca global para os seus sistemas de assistência, “rumo à condução autónoma”.

Engloba todos os sistemas de assistência inteligentes de condução, estacionamento e segurança, bem como as inovações da VW no que respeita à condução autónoma.

Motores das versões a gasolina e a gasóleo

1.5 TSI

  • 1.5 litros, 4 cilindros, com gestão ativa variável (ACT)
  • Potência: 150 cv entre as 5.000 e as 6.000 rpm
  • Binário: 250 Nm entre as 1.500 e as 3.500 rpm
  • Consumos (médios): para caixa de velocidades manual entre 6,1 e 6,2 l/100 (Limousine)
  • Emissões de CO2 entre 139 e 140 g/km em ciclo WLTP

Para a versão Variant, os consumos são entre 6,3 e 6,4 l/100 km e as emissões de CO2 ficam-se entre os 142 e 143 g/km.

2.0 TDI Evo com 150 cv

  • 2.0 litros, 4 cilindros, Turbocompressor e sistema duplo de catalisadores seletivos (SCR)
  • Dupla injeção de AdBlue, para redução das emissões de NOx

Caixa manual de 6 velocidades

  • Potência: 150 cv entre as 3.250 e as 4.200 rpm
  • Binário: 340 Nm entre as 1.600 e as 3.000 rpm
  • Consumos (médios) entre os 5,1 e 5,2 l/100 km
  • Emissões de CO2 entre 128 e 129 g/km em ciclo WLTP

Transmissão automática DSG de 7 velocidades

  • Potência: 150 cv entre as 3.000 e as 4.200 rpm
  • Binário: 360 Nm entre 1.600 e as 2.750 rpm
  • Consumos (médios) de 5,3 l/100 km
  • Emissões de CO2 entre 134 e 135 g/km em ciclo WLTP (Limousine)

Para a versão Variant, na versão de caixa de velocidades manual, os consumos são de 5,1 l/100 km e as emissões de CO2 ficam-se entre os 130 e 134 g/km (em ciclo WLTP).

Com caixa automática DSG de 7 velocidades, os consumos são entre 5,3 e 5,4 l/100 km e as emissões de CO2 situam-se entre os 137 e os 140 g/km (em ciclo WLTP).

1.6 TDI com 120 cv

  • 1.6 litros, só transmissão DSG de 7 velocidades
  • Potencia: 120 cv entre as 3.600 e as 4.000 rpm
  • Binário: 250 Nm entre as 1.600 e as 3.250 rpm
  • Consumos (médios) de 5,6 l/100 km
  • Emissões de CO2 entre 145 e 146 g/km em ciclo WLTP

Para a versão Variant, os consumos são de 5,9 l/100 km e as emissões de CO2 ficam-se nos 154 g/km.

2.0 TDI com 240 cv (só por encomenda)

  • 2.0 litros, Turbodiesel de injeção direta
  • Duplo turbocompressor de alta e baixa pressão
  • Tração 4MOTION
  • Transmissão DSG de 7 velocidades
  • Potência: 240 cv às 4.000 rpm
  • Binário: 500 Nm entre as 1.750 e as 2.500 rpm
  • Consumos (médios) de 7,3 l/100 km
  • Emissões de CO2 de 191 g/km em ciclo WLTP

Para a versão Variant, os consumos são de 7,5 l/100 km e as emissões de CO2 ficam-se nos 198 g/km.

Novo Passat

Alguns “detalhes” de assistência

Novo volante no Volkswagen Passat, novas opções de estofos e novos níveis de acabamento. A diferença mais notória está na substituição do anterior relógio analógico que se situava no tablier.

Pouco alterado exteriormente, é na condução que se descobrem as maiores novidades, nomeadamente ao nível do painel de instrumentos e também na disponibilidade de mais equipamento de conectividade e ajudas à condução.

O construtor faz questão de começar por destacar o volante capacitivo, capaz de “detetar” através de um “reconhecimento táctil” que o condutor continua a ter o controlo sobre o veículo.

Se o condutor retirar as mãos do volante durante mais de dez segundos, são acionados de imediato sinais de advertência (óticos, acústicos ou travagem de emergência) e, no caso não existir qualquer reação, o Emergency Assist trava o carro automaticamente até à imobilização total.

Outros sistemas são:

  • Travel Assist: condução semiautónoma a velocidade regulada, ativado por um botão no volante multifunções. Permite a condução semiautónoma na quase totalidade das velocidades até 210 km/h;
  • Emergency Steering Assist:sistema preparado para aumentar a segurança em manobras evasivas, através da utilização dos travões;
  • Cruise Control Adaptativo (ACC): Funciona de forma preditiva, ao regular a velocidade em relação aos limites de velocidade em zonas urbanas e todas as suas exigências. Quando equipado com caixa DSG, esta função assiste também no trânsito e nas manobras de pára-arranca, uma vez que o veículo arranca automaticamente.

Volkswagen We

Um Volkswagen Passat mais conectado vem estrear uma nova plataforma digital que agrupa os serviços de mobilidade do grupo, nomeadamente um com interesse para empresas mas por enquanto ainda não disponível em Portugal:

  • We Connect – um Sistema de infotainment que oferece serviços de streaming Apple Music, TIDAL, rádio na internet e tecnologia de aplicações online
  • We Connect Fleet – permite o uso de um diário de bordo digital, a monitorização do consumo de combustível e a gestão de manutenção “Service Manager” ajudam na operação de gestão de frota de veículos.

A versão Limousine tem uma volumetria de 586 litros na bagageira (que pode ir até aos 1.152 litros com rebatimento de bancos traseiros). Já a versão Variant tem 650 litros e pode chegar aos 1.780 litros com rebatimento de bancos traseiros.

Preços do novo VW Passat

Versão Limousine:

Volkswagen Passat

Versão Variant:

Volkswagen Passat