O Volkswagen T-Roc foi alvo de melhoramentos que atualizaram a imagem, reforçaram a qualidade e beneficiaram a relação preço/equipamento. Com carroçaria de cinco portas ou descapotável, ganhou ainda uma versão “.pt” a pensar no consumidor português
A importância do Volkswagen T-Roc mede-se em várias frentes: é atualmente um dos carros com mais procura do grupo alemão, o que lhe dá o privilégio de ter prioridade no recebimento de componentes, logo, reduzir os prazos de entrega, em 2021 foi o carro da marca mais vendido em Portugal e é também aquele que, em termos de volume, tem mais penetração junto dos consumidores particulares, onde os níveis de rentabilidade são mais elevados.
Detalhando cada um dos pontos anteriores, nos primeiros meses deste ano, a geração anterior do T-Roc tem-se aproximado das vendas do lendário Golf na Europa; e em Portugal, um em cada cinco carros da Volkswagen vendidos em 2021 foi um T-Roc.
Para este último facto, muito deve contar o facto de ser produzido no nosso país, na Autoeuropa, em Palmela; o que, logisticamente, permite reduzir os prazos entre a encomenda e as entregas. Mas também os 35% de vendas a clientes particulares, acima da habitual média de distribuição do mercado nacional, circunstância que foi admitida no lançamento do renovado Volkswagen T-Roc.
Com o refrescamento do T-Roc, a VW Portugal espera subir essa fasquia para os 40%. Uma penetração que deixa 60% de espaço para outros canais, admitindo que o facto de não possuir versões plug-in ou 100% elétricas, possa retirar alguma atratividade às empresas.
Além disso, a solução a gasóleo assenta no motor 2.0 TDI, e o PVP apresentado deixa antever alguma dificuldade em negociar valores que permitam manter o modelo dentro do primeiro escalão da Tributação Autónoma.
O que há de novo no T-Roc?
O T-Roc de 2022 difere visualmente do lançado em 2017 por alguns apontamentos estéticos da carroçaria mas, sobretudo, no habitáculo, onde passa uma imagem de mais qualidade, percetível nos revestimentos e na oferta de equipamento.
Esta valorização do modelo é provavelmente aquilo que existe de mais importante, já que dinamicamente as diferenças são menos evidentes.
https://fleetmagazine.pt/2019/07/11/ensaio-volkswagen-t-roc/
O que há realmente de diferente? Avaliando o exterior:
- Novo design da grelha dianteira;
- Iluminação led de série, à frente e atrás, com nova assinatura luminosa na parte dianteira;
- Novo para-choques na versão R-Line;
- Faróis traseiros com indicadores dinâmicos de direção;
- Jantes entre 17 e 19 polegadas.
No interior:
- Revestimentos mais suaves nas portas e na parte superior do tablier;
- Posicionamento mais elevado do novo sistema de infotainment (até 9,2”); a terceira geração do Modular Infotainment (MIB3) permite o uso de serviços We Connect Plus disponibilizados de série e que podem ser utilizados gratuitamente na Europa durante um ano. Dependendo do equipamento, é possível aceder a funcionalidades como o controlo de voz ou serviços de streaming. Existem ainda versões com ecrã tátil de 6,5 e 8 polegadas;
- Painel de bordo (atrás do volante) inteiramente digital. Este cockpit digital é um ecrã TFT a cores de 8 polegadas nas versões de entrada, enquanto um “Digital Cockpit Pro” de 10,25 polegadas e funcionalidades acrescidas é instalado de série nas versões Style, R-Line e R;
- Novo design do volante e da manete da caixa de velocidades automática;
- Ergonomia melhorada dos bancos dianteiros.
Nos poucos quilómetros efetuados na apresentação, não ressaltaram substanciais diferenças dinâmicas.
A oferta mecânica é também semelhante: três motores TSI e dois motores TDI, com a versão topo de gama desportiva – T-Roc R – a reivindicar 300 cv.
Quanto ao tipo de transmissão, estes motores podem ser combinados com caixa manual de seis velocidades ou automática de 7 velocidades DSG com dupla embraiagem:
• 1.0 TSI de três cilindros com 110 cv;
• 1.5 TSI de quatro cilindros com 150 cv
• 2.0 TDI de quatro cilindros com 115 ou 150 cv
• 2.0 TSI de quatro cilindros com 300 cv, com binário máximo de 400 Nm disponível logo às 2.000 rpm e transmissão inteligente às quatro rodas 4MOTION.
@T-ROC.PT
Às quatro linhas de equipamento – T-Roc, Life, Style e R-Line – foi acrescentada uma outra, dirigida especificamente ao mercado português.
Esta edição especial TROC@PT é desenvolvida sobre a versão Life e está disponível com as motorizações 1.0 TSI e 1.5 TSI de 150cv com transmissão DSG.
Com preços, respetivamente, de 29.866 e 35.028 euros, conta Rádio “Ready to Discover”.
A ausência de sistema de navegação próprio, que custa sensivelmente 600 euros, deve-se ao facto da maioria dos condutores nacionais utilizar os sistemas presentes no seu próprio telemóvel.
Outro equipamento presente:
- Digital Cockpit;
- Faróis dianteiro em LED;
- Easy Open/Easy Close;
- Park Assist;
- Espelhos retrovisores rebatíveis elétricamente
- Jantes em liga leve 17” “Johannesburg”
- Vidros traseiros escurecidos;
- Ar Condicionado “Climatronic” 2 zonas com comandos “touch”;
- Wireless App Connect;
- Barras de tejadilho em preto;
- Volante multifunções em couro.
Cabelos ao vento
A carroçaria T-Roc Cabrio está disponível com as linhas de equipamento Style e R-Line.
Com quatro lugares, a versão descapotável do T-Roc possui cobertura maleável com três camadas de tecido, como o Beetle ou o Golf Cabrio.
Um sistema electro-hidráulico assegura a abertura/recolha de forma completamente automática em apenas nove segundos.
Quando aberta, a capota dobra em forma de Z para trás dos bancos traseiros, sendo coberta pela própria secção rígida dianteira que assenta no para-brisas. Neste caso, a capacidade da bagageira desce para 284 litros, ao invés dos 445 litros da carroçaria de cinco portas.
Um sistema de proteção é ativado instantaneamente na iminência de um possível capotamento, protegendo o condutor e os passageiros com duas resistentes placas colocadas atrás dos encostos de cabeça traseiros, que despoletam para cima numa fração de segundo. Reforços adicionais da carroçaria compensam a ausência de um tejadilho fixo.
Preços do VW T-ROC em Portugal
Esta é lista de preços de venda ao público no momento do lançamento do VW T-Roc MY 2022:
Versão | CC | CO2 | PREÇO BASE | I.V.A. | P.V.P.R |
---|---|---|---|---|---|
MOTORES A GASOLINA | |||||
1.0 TSI 110 cv LIFE | 999 | 136 | 23 149,03 | 5398.46 | 28 862,59 |
1.0 TSI 110 cv T-ROC@pt | 999 | 136 | 23 964,50 | 5586.02 | 29 865,62 |
1.0 TSI 110 cv STYLE | 999 | 136 | 24 960,52 | 5815.11 | 31 090,73 |
1.5 TSI 150 cv LIFE | 1498 | 141 | 24 264,43 | 6069.75 | 32 452,06 |
1.5 TSI 150 cv LIFE DSG | 1498 | 142 | 25 636,67 | 6386.7 | 34 147,04 |
1.5 TSI 150 cv T-ROC@pt DSG | 1498 | 142 | 26 352,14 | 6551.26 | 35 027,07 |
1.5 TSI 150 cv STYLE DSG | 1498 | 142 | 27 341,58 | 6778.83 | 36 244,07 |
1.5 TSI 150 cv R-LINE DSG | 1498 | 142 | 28 519,35 | 7049.71 | 37 692,74 |
2.0 TSI 300 cv 4M R DSG | 1984 | ||||
2.0TSI 300 cv R | 1984 | 194 | 39 027,63 | 10571.46 | 56 526,43 |
MOTORES DIESEL | |||||
2.0 TDI 115 cv LIFE | 1968 | 122 | 23 403,42 | 6511.74 | 34 816,17 |
2.0 TDI 115 cv STYLE | 1968 | 122 | 25 496,02 | 6993.04 | 37 390,08 |
2.0 TDI 115 cv R-LINE | 1968 | 122 | 28 173,44 | 7608.84 | 40 683,30 |
2.0 TDI 150 cv R-LINE DSG | 1968 | 128 | 30 241,58 | 8165.89 | 43 662,31 |