O Volkswagen Financial Services (VWFS) preparou as equipas para manter um grau de prontidão de resposta aos clientes à atual situação de confinamento e estado de emergência que vigora em Portugal, nomeadamente proporcionando aos colaboradores condições para assegurarem os processos habituais com a mesma qualidade e rigor, através do regime de teletrabalho.
A confirmação é dada por João Coutinho, Head of Sales Auto & Brand Management, garantindo que, entre as várias medidas para assegurar o normal funcionamento do negócio e apoiar clientes, marcas e concessionários do Grupo Volkswagen, nomeadamente os clientes empresas que tenham produtos financeiros, o VWFS vai aplicar a moratória definida pelo Governo e conceder uma carência até 30 de setembro de 2020.
“Estamos também a proporcionar o prolongamento do prazo dos contratos de renting até 3 meses, aos clientes que o requisitarem e cujos contratos acabam dentro dos próximos 3 meses. Para todos os outros clientes analisamos caso a caso as suas necessidades e adaptamos os nosso produtos à gravidade da situação. Como captiva, seguramente, seremos parte da solução e não do problema”, acrescenta João Coutinho.
https://fleetmagazine.pt/2020/04/13/joao-paulo-rias-vwfs-volkswagen-financial-services/
Que canais estão a utilizar para veicular todas as informações?
Continuamos a comunicar com os nossos clientes através dos nossos canais habituais, telefone e email. As nossas equipas de vendas e suporte continuam com a mesma disponibilidade para responder a todas as necessidades dos nossos clientes.
Todas as nossas peças de apoio aos clientes (manuais, preçários, reports, etc) existem em formato digital, pelo que toda a informação continua disponível e de fácil acesso nos nossos sites.
Para os nossos clientes particulares lançámos recentemente o portal do cliente VWFS, onde podem fazer os seus pedidos, consultar o seu contrato e faturas online.
Que tipo de constrangimento pode existir em relação à necessidade de novas contratualizações AOV, nomeadamente negociação e prazo de entrega da viatura?
Como é de conhecimento público algumas fábricas automóveis encerraram e esse facto terá impacto nos prazos de entrega. No entanto, não tem sido um tema com relevância na atual conjuntura, temos encontrado soluções juntamente com os nossos concessionários e com os clientes. Inclusive, conseguimos entregar a viatura à “porta” do Cliente.
E que indicações estão a dar aos vossos clientes em relação às necessidades de manutenção e/ou troca de pneus?
Os nossos gestores de frota dispõem de vários serviços, como manutenção, troca de pneus e outros, que são realizados nas oficinas autorizadas nas marcas do Grupo Volkswagen. Estas oficinas continuam abertas, em regime de marcação prévia.
A marcação prévia de serviços já era o processo comum, pelo que, para os nossos clientes, o procedimento é o mesmo, apesar de haver um decréscimo de número de pedidos, por via do confinamento imposto. No entanto, continuamos a prestar os serviços mínimos pelo que não tivemos qualquer situação problemática até ao momento.
Mesmo em caso de acidente, incluindo a disponibilidade de viatura de substituição?
As empresas de rent-a-car que são nossas parceiras e que disponibilizam as viaturas de substituição encontram-se em atividade, pelo que, nos casos de acidente ou avaria, também este serviço continua operacional e com o mesmo processo de ativação.
Como estão a proceder em relação às terminações de contrato, nomeadamente no que se refere à devolução da viatura?
Estamos a propor aos nossos clientes, cujos contratos acabam agora e durante os próximos 3 meses, o prolongamento do prazo dos contratos de renting até 3 meses. Esta medida é benéfica para o cliente, porque pode dispor da sua viatura durante mais 3 meses.
Que tipo de feedback, de mensagem estão a receber da parte dos clientes?
Alguns estão a pedir o nosso apoio. No caso do renting, solução excluída do âmbito da moratória legal, estamos a analisar caso a caso e a desempenhar o nosso papel de apoiar os clientes das marcas do grupo VW, à semelhança do que fizemos em 2011.
https://fleetmagazine.pt/2019/12/04/premios-fleet-magazine-volkswagen-financial-services-e-a-gestora-de-frota-2019/
E que mensagem gostariam de dar ao mercado, aos clientes, aos fornecedores?…
Achamos que seria importante haver um pacote de medidas especificas aplicáveis a indústria automóvel, nomeadamente aos concessionários e clientes que estão a ser severamente afectados pela situação, nomeadamente as RaC.
As medidas que o governo anunciou, juntamente com aquelas que definimos internamente, de “ouvir” o nosso cliente, permitem mitigar algumas situações, mas é incontornável que o nível de incumprimento irá aumentar.
Uma conjuntura em que a atividade económica parou, pode ter esse tipo de consequências. No entanto, estamos conscientes de que vai depender da duração deste estado de emergência e também da forma como os agentes económicos vão reagir após o estado de emergência terminar.
https://fleetmagazine.pt/2020/04/02/locarent-covid-19-corona-virus/
https://fleetmagazine.pt/2020/04/20/leaseplan-covid-19-carnext-extensao-contratos/