Wayne Anthony GriffithsWayne Anthony Griffiths (Dukinfield, Reino Unido, 1966) foi nomeado Vice-presidente Executivo da SEAT para Vendas e Marketing com efeitos a partir de 1 de setembro de 2016. Griffiths substitui assim o Dr. Andreas Offermann (Opladen, Alemanha, 1956), que, entretanto, ocupará lugar de Membro da Direção de Marketing e Pós-Venda da Bentley.

O novo Vice-presidente Executivo da SEAT para Vendas e Marketing, que liderava até agora as vendas da AUDI AG na Alemanha, reportará diretamente ao Presidente do Conselho Executivo SEAT, Luca de Meo.

Filho de retalhista automóvel, Griffiths começou por trabalhar no negócio da família antes de estudar Gestão e Alemão em Leeds, Inglaterra. O novo Vice-Presidente para Vendas e Marketing trabalhou na SEAT durante dois anos, entre 1991 e 1993.

A carreira de Griffiths esteve sempre ligada ao Grupo Volkswagen. Começou na AUDI AG, em Ingolstadt, em 1989. Depois da passagem pela SEAT regressou à Audi em 1993 onde ocupou vários cargos superiores no recém-formado departamento de Marketing e Vendas, incluindo a gestão, a partir da sede, na Alemanha, de alguns mercados como o de Espanha, Portugal e Grécia. Griffiths foi depois nomeado assistente do Conselho Diretivo para Marketing e Vendas. Em 1997 e 1998 liderou o departamento de Retalho e Marketing Internacional.

A partir de 1998, Griffiths ocupou diversos cargos executivos na divisão de Vendas da AUDI AG, assumindo as vendas nas regiões Norte e Oeste na Europa e também do mercado ultramarino. Entre 2005 e 2013 foi responsável pelas vendas nos mercados de exportação europeus até ter assumido, em fevereiro de 2013, a liderança de vendas na AUDI AG na Alemanha. Foi sob a sua liderança que a Audi se tornou líder do segmento Premium no mercado europeu e na Alemanha.

Wayne Griffiths regressa à SEAT num momento de crescimento da empresa. As vendas da SEAT aumentaram 0.2% na primeira metade do ano (total: 216,800 veículos), e mesmo antes do efeito positivo do Ateca, seguem em crescimento pelo quarto ano consecutivo.

O sucesso comercial do Leon (+8.2%) e do Alhambra (+23.7%) bem como os resultados na Turquia (+69.6%), Suécia (+45.6%), Áustria (17.7%) e México (+6.6%) fizeram disparar as vendas da marca nos primeiros seis meses do ano.