“O maior desafio do gestor de frota é encontrar o equilíbrio entre a satisfação das necessidades dos utilizadores e o melhor preço”

A Wurth Portugal tem mais de meio milhar de viaturas distribuídas pelo continente e ilhas, que Ilídio Martinho, responsável de frota, controla a partir de Sintra, onde está localizada a sede logística e administrativa da empresa.

As viaturas servem essencialmente para equipar uma vasta rede de comerciais (aproximadamente 470 colaboradores) e de apoio profissional aos clientes, percorrendo, em média, 45 mil quilómetros/ano.

Por isso, as 550 viaturas são maioritariamente ligeiras de mercadorias, predominando modelos das marcas Opel, VW, Audi e Mercedes, adequados ao fim a que se destinam.

Qual é a idade média do vosso parque automóvel e como decorre o processo negocial?

A frota é renovada, em média, de 4 em 4 anos. Todos os anos cerca de 200 novos contratos, o que permite um maior poder negocial junto dos importadores e das locadoras.

Obedecendo a diretrizes da casa-mãe, o financiamento é 100% renting e inclui todos os serviços, excepto seguro e o combustível.

Primeiro obtém o preço dos importadores e depois é que os apresenta às gestoras?

Efetivamente, primeiro negociamos o preço e o equipamento da viatura diretamente com os importadores. Definido o preço da viatura negociamos o renting com as locadoras.

E como é feita a escolha dos modelos?

A seleção das viaturas é feita tendo em conta o fator segurança, conforto, fiabilidade da marca, consumos e preço.

Não existe nenhuma obrigação na escolha, mas o Grupo Wurth negoceia acordos internacionais com as marcas. Em Portugal selecionamos a marca e o modelo da viatura em função dos descontos internacionais e depois negociamos localmente os descontos com os importadores.

Baseado em algum historial anterior ou tem por hábito testar as viaturas antes de se decidir?

As viaturas são previamente testadas pela nossa rede comercial antes de decidirmos o modelo.

As 550 viaturas são maioritariamente ligeiras de mercadorias, predominando modelos das marcas Opel, VW, Audi e Mercedes

Quais as exigências ao nível do equipamento?

Na Wurth damos importância ao conforto e segurança. Nesse sentido, todas as nossas viaturas vêm equipadas com ar condicionado e sistema de mãos livres.

Os custos de terminação são, em regra, uma das grandes preocupações das empresas. Como lidam com este facto?

Optámos pelo seguro de recondicionamento devido aos elevados custos suportados no final dos contratos, em média mil euros por viatura.

Conjuntamente com esta prática implementámos o seguro de garantia total, que visa cobrir todas as avarias mecânicas não abrangidas no contrato de manutenção e no seguro de recondicionamento.

Pode explicar melhor como funciona o seguro de garantia total e a entidade que propõe o serviço? Que benefício trouxe?

A cobertura de Garantia Total é uma solução da Leaseplan e pode ser subscrita de forma autónoma das restantes coberturas de seguro.

A franquia é fixa e apresenta um valor reduzido face aos habituais custos de reparação de um motor, caixa de velocidades/transmissões, sistema de travagem, etc.. Custa-nos um euro/mês de prémio por veículo com uma franquia de 500 euros

E no que toca à política de frota. De que forma abordam esta questão?

Desenvolvemos uma política de responsabilização na empresa apoiada num manual de utilização das viaturas Wurth. Todos os nossos condutores recebem formação interna na qual são focadas as políticas e normas de utilização da viatura. No final da formação assinam um termo de responsabilidade e todos os danos pelos quais sejam responsáveis serão suportados pelo próprio.

O que esse manual define em relação às multas e à sinistralidade?

Em relação aos sinistros, debitamos ao condutor o valor da franquia. Em média, o valor da franquia nos danos próprios varia entre os 300 e os 500 euros.

Já em relação às multas a regra é identificar o condutor da viatura e responsabilizá-lo pelo pagamento da coima.

Para finalizar. Qual é, para si, o maior desafio do gestor de frota atualmente?

Diria que é encontrar o equilíbrio entre a satisfação das necessidades dos utilizadores e o melhor preço.

A parceria com a Leaseplan ao longo dos anos tem vindo a melhorar no sentido de rentabilizar o custo da frota sem diminuir a qualidade do serviço.

Mas acredito que ainda pode melhorar mais. Numa empresa como a Wurth Portugal, que percorre em média 20 milhões de quilómetros por ano, de forma a estar mais próxima dos nossos clientes, uma gestão eficaz da frota é fundamental para o desenvolvimento da empresa.

BI da frota:

  • 550 Viaturas: 410 ligeiros de mercadorias e 160 ligeiros de passageiros
  • Financiamento: 100% renting
  • Idade média da frota: 4 anos
  • Contratos AOV: 4 anos, variam entre os 80 e os 200 mil kms, manutenções, seguro de recondicionamento, seguro de garantia total, pneus ilimitados e viatura de substituição
  • Sem sistema de georeferenciação