O X1 é a proposta da BMW para entrada num segmento que recolhe cada vez mais as preferências dos utilizadores e onde as marcas conseguem acompanhar essa tendência – não só nos preços como até nas opções e segmentos.
Trata-se já da segunda geração, depois de uma primeira com algum sucesso dentro deste canal de vendas e onde os argumentos eram o preço competitivo, a qualidade de construção e o estatuto que transmitia. Estes mantém-se e o X1 é um modelo com tudo o que a BMW já nos habituou.
Além da qualidade de interior, com espaço e materiais bem ajustados, opções para arrumação e o tradicional design simples da marca, o X1 é também um carro com um comportamento exemplar, com uma capacidade de curva e uma resposta às mudanças de direção capaz de medir com segmentos superiores. E é também mais imponente.
Em altura, cresceu 5,3 cm, o que lhe trouxe espaço adicional para os ocupantes. E, na marca que é conhecida pelas suas posições dos bancos mais descidas, sobe agora 36 milímetros nos lugares dianteiros e 64 mm para os outros ocupantes.
A motorização testada foi a 116d, com 116 cv, perfeitamente suficiente para esta configuração. A caixa utilizada era manual, bastante precisa, mas que pecava por uma embraiagem demasiado rígida. Os consumos foram de 5,2 l/100 km, um pouco acima do anunciado.
Preço:
33.683 Euros*
Rendas:
632,22 €/mês (36m)*
609,24 €/mês (48m)*
Consumos e emissões:
3,0 l/100Km
104 gCO2/km*
Características motor:
4/1.496 cc
116/4.000 cv/rpm
270/1.750 Nm/rpm
(*) Fonte Leaseplan
Fotos: Razão Automóvel