E se uma marca conhecida por fabricar automóveis apresentasse… um carro elétrico? Foi o que a Xiaomi fez. Seguindo o mote já lançado por outros fabricantes de consumíveis eletrónicos, como é o caso da Sony, a Xiaomi apresentou o SU7, um sedan 100% elétrico que vem agora tentar conquistar o seu espaço no mercado da mobilidade elétrica, com a produção a estar prometida já para o primeiro semestre de 2024.
Na apresentação do modelo elétrico à imprensa, Lei Jun, diretor executivo da Xiaomi, revelou a ambição do fabricante: tornar-se num dos cinco maiores construtores automóveis do mundo nos próximos 20 anos.
Embora as ambições do fabricante sejam muitas, ainda não há garantias acerca da chegada deste modelo a Portugal.
Eis o que se sabe, até agora, acerca do Xiaomi SU7
- É o primeiro produto da Xiaomi EV, uma tecnologia concebida especificamente para revolucionar o segmento dos veículos elétricos, diz o fabricante;
- Versão base (SU7) com 300 cv de potência e 400 Nm de binário, bateria de 73,6 kWh e uma autonomia de 590 km em ciclo WLTP;
- Versão topo de gama (SU7 Max) tem dois motores elétricos que debitam uma potência conjunta de 675 cv e um binário máximo de 838 Nm. A bateria do SU7 Max tem 101 kWh de capacidade e garante até 700 km em ciclo WLTP;
- Na variante SU7 Max, recorrendo a um carregador de corrente contínua (CC), serão precisos apenas 15 minutos para conseguir até 510 km de autonomia elétrica.