Três de uma vez. É assim que a XPENG chega a Portugal, com três modelos de uma só vez, espalhados por dois pontos de venda (um em Lisboa e outro no Porto) já este ano de 2024. Até ao fim do ano, a marca deverá ter seis pontos de venda e, já até ao último quadrimestre de 2025, contará com um total de 15 concessionários nacionais (incluindo ilhas).
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Mas vamos às grandes novidades: os carros
A XPENG assinala assim a entrada no mercado nacional com uma gama composta pelos modelos G6, um SUV Coupé, G9, um SUV familiar, e P7, um sedan desportivo.
XPENG G6
- Um SUV Coupé de cinco lugares que a marca apelida de “ultra-inteligente”, com preços a começar nos 46.990 euros
- 5 Estrelas nos testes de segurança Euro NCAP 2024
- Assente na plataforma SEPA 2.0 com arquitetura 800V e software de última geração
- Disponível em três versões: RWD Standard Range, com 258 cv e 440 Nm de binário, RWD Long Range, com 286 cv e 440 Nm de binário e AWD Performance, com 476 cv e 660 Nm de binário
- Duas opções de bateria: 66 kWh, com até 582 km de autonomia em ciclo urbano, ou 87,5 kWh, com maior autonomia, até 773 km em ciclo urbano
- Carregamento ultrarrápido DC até 280 kW: 10% aos 80% em menos de 20 minutos
- 571 litros de capacidade de bagageira / 1.374 litros com os bancos rebatidos
- Carga útil máxima de 528 kg
- 4,75 m de comprimento / 1.92 m de largura / 1,65 m de altura / 2,89 m de distância entre eixos
XPENG G9
- Um SUV familiar de habitáculo envolvente, como o define a XPENG, com preços a começar nos 62.790 euros
- Chassis otimizado que permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de quatro segundos
- Tração integral (versão AWD Performance), com modo de condução adicional para lama e neve
- Plataforma de 800V de carboneto de cilício suporta carregamento ultrarrápido DC até 300 kW, permitindo adicionar 100 km de autonomia numa carga de apenas cinco minutos
- Disponível em versões RWD Standard Range, RWD Long Range e AWD Performance
- Autonomia entre 570 e 723 km em ciclo combinado
- Capacidade de bagageira de 660 litros / 1.576 litros com bancos da segunda fila rebatidos
- 4,89 m de comprimento / 1,94 m de largura / 1,68 m de altura (1,67 m com suspensão pneumática na versão AWD Performance) / 2,99 m de distância entre eixos
XPENG P7
- Sedan elétrico “elegante e sofisticado”, como diz a XPENG, com preços a começar nos 54.990 euros
- Mantém a assinatura X-BOT Face da marca, incluindo iluminação informativa para diferentes estados como carregamento, bloqueio e desbloqueio de portas e controlo da aplicação
- O P7 está disponível em versões de tração integral (AWD) e tração traseira (RWD)
- Com bateria de 86,2 kWh com tecnologia de 400V, oferece uma autonomia de até 576 km e suporta CCS2 para carregamento ultrarrápido (até 170 kW), sendo possível ir dos 10 aos 80% da capacidade de carga da bateria em 29 minutos
- Tecnologia V2L (Vehicle To Load) disponível
- Equipado com travões Brembo
- Porta da bagageira elétrica, volante aquecido com multifunções e colunas integradas no banco do condutor
- Capacidade da bagageira de 440 litros
- 4,88 m de comprimento / 1,89 m de largura / 1,45 m de altura / 2,99 m de distância entre eixos
- XPILOT: Sistema Avançado de Assistência ao Condutor que utiliza um conjunto de câmaras, radares e sensores para auxílio em três áreas distintas: condução, estacionamento e segurança. Tudo isto através dos cinco radares de ondas milimétricas de alta definição, 12 sensores ultrassónicos, quatro câmaras 360º e sete câmaras HD
No evento de lançamento da XPENG em Portugal, Sérgio Ribeiro, administrador Executivo da Salvador Caetano Auto (SCA), empresa responsável pela distribuição da marca chinesa de veículos elétricos e soluções de mobilidade inteligentes (conforme a FLEET MAGAZINE já tinha anunciado em abril passado) disse que a estreia destes veículos em solo nacional é um marco da estratégia da SCA em oferecer “os mais inteligentes e completos modelos elétricos ao consumidor nacional”.
Brian Gu, vice-presidente do Conselho de Administração e Presidente da XPENG, disse que a marca está fortemente empenhada no mercado português, que vive uma mudança dinâmica para a mobilidade elétrica. “A nossa parceira com a SCA destaca a nossa dedicação em expandir a nossa presença e os nossos esforços contínuos na região”, acrescenta.