Lançada em 2019, a atual geração Toyota Corolla não é alvo de nenhuma revolução em abril de 2023; beneficia tão só de um refinamento dos pontos chave do automóvel, aprimorando aspetos essenciais como a eficiência, o prazer e confiança na condução e, seguindo aquilo que é uma tendência do momento, de um reforço da componente digital e eletrónica, nomeadamente do sistema de infotainment.

Sem esquecer funções novas na última geração do Toyota Safety Sense, nos sistemas adicionais de assistência à condução e de estacionamento ou a possibilidade de obter atualizações Over-The-Air (OTA).

Num aspeto que é importante para os custos totais de utilização de um automóvel, os consumos, esta renovação introduz a quinta geração da tecnologia híbrida, com impacto na eficiência, nomeadamente através do aumento dos momentos de condução em modo 100% elétrico.

Para tal conta com:

  • Uma bateria de iões de lítio mais leve e de tamanho mais reduzido, com mais 14% de potência. Graças a isso e a um novo sistema de refrigeração, as dimensões permitem que fique totalmente alojada sob os bancos traseiros, sem interferência na capacidade da bagageira;
  • Resposta mais rápida do sistema motriz, conseguido através de uma relação mais próxima entre o uso do acelerador e o consequente retorno mecânico;
  • Gestão mais afinada do controlo de potência, através de uma nova unidade que ajuda a reduzir o nível de perdas elétricas no sistema, que conta ainda com um sistema de refrigeração mais silencioso;
  • Ganhos de peso no sistema híbrido e uso de óleo de baixa viscosidade para redução de atrito quer durante a entrega de força às rodas, quer na recuperação de energia.

Mantendo as motorizações híbridas a gasolina 1.8 e 2.0 litros, ambos com um consumo combinado de 4,4 l/100 km (WLTP), estas melhorias permitiram:

  • Reduzir em 2 g/km nas emissões de CO2 (a partir de 100 g/km) no motor 1.8, apesar de melhorar a rapidez de aceleração e de manter 140 cv de potência;
  • Reduzir em 12 g/km no valor de CO2 do ciclo combinado, para 98 g/km, no motor 2.0. Com a potência total a crescer para 196 cv e uma leve redução de meio segundo na aceleração de 0-100 km/h.

Gama de versões Corolla

Disponibilizado com carroçarias de cinco portas, Touring Sports (carrinha) e Sedan (4 portas), a gama Corolla é assim constituída em Portugal:

  • Hatchback (5 portas) – níveis Confort, Confort Plus, Exclusive e GR. motores 1.8 HEV e 2.0 HEV dependendo do nível de equipamento;
  • Touring Sports – níveis Confort, Confort Plus, Exclusive e GR. motores 1.8 HEV e 2.0 HEV dependendo do nível de equipamento;
  • Sedan – níveis Confort, Exclusive e Luxury. Somente disponível com motor 1.8 HEV

A Toyota Portugal estima que a maioria da procura continue a concentrar-se nas versões Touring Sports e Hatchback, com o nível de equipamento Confort Plus.

Fora destas previsões fica o SUV Corolla Cross que, devido à sua especificidade e ao facto de até agora só estar disponível para entrega com motor 2.0 HEV (já é possível encomendar com motor 1.8 HEV), tem uma avaliação diferente.

Toyota Relax: garantia de 10 anos

O lançamento do rejuvenescido Toyota Corolla coincidiu com a chegada da garantia “Toyota Relax”, uma extensão anual da garantia, além dos três anos legalmente estabelecidos, que pode chegar até aos 10 anos ou 200 mil quilómetros, dependendo do que ocorrer primeiro.

Para usufruir deste benefício basta fazer os habituais serviços de manutenção programada numa oficina autorizada Toyota.

Qualquer modelo Toyota com até 10 anos e menos de 185 mil quilómetros pode usufruir desta garantia, renovável por 12 meses ou 15.000 km a cada serviço de manutenção programada nas oficinas Toyota.

Esta bateria vigora de forma independente das garantias de 10 anos para a bateria e de 12 anos para a corrosão.

Sistema “aprende” a melhorar a eficiência

Para ajudar a obter uma melhor eficiência de combustível, o sistema recolhe dados à medida que o carro é conduzido, de modo a poder controlar a carga e descarga da bateria de acordo com a situação de condução.

Por exemplo, ao registar e armazena informações sobre o comportamento do condutor em percursos regulares, nomeadamente os momentos de desaceleração, à medida que o carro se aproxima dos locais onde estes dados foram obtidos, o sistema recomendará que deixe de se exercer pressão sobre o acelerador e incrementará a travagem de forma a maximizar a regeneração de energia.

Utilizando as informações do sistema de navegação, este controle preditivo antecipa percursos em declive ou situações de congestionamento de tráfego ao longo da rota planeada, de modo a que seja feita uma gestão mais afinada da carga da bateria.

Nomeadamente otimizando a utilização da energia disponível na bateria antes de um longo percurso descendente, antecipando o facto da energia utilizada imediatamente antes poder ser recuperada na descida. Ou então mantendo carga na bateria, ao prever situações de trânsito mais intenso, durante o qual haverá mais momentos de “pára-arranca”.

Toyota Safety Sense e mais sistemas ativos de assistência à condução e ao estacionamento

A par de ligeiras renovações estéticas no exterior, a modernização tem como face mais visível uma maior digitalização do interior, nomeadamente por evidenciar novos ecrãs atrás do volante (de 12,3 polegadas totalmente digital e personalizável) e ao centro do tablier (oito polegadas de série ou de 10,5 polegadas nos modelos de nível superior).

Menos visíveis mas tão ou mais importante, as evoluções do sistema Toyota Safety Sense adicionaram novas funções e aumentaram a rapidez e sensibilidade de detecção de acidentes.

Uma nova câmara frontal cobre um campo mais amplo e com maior alcance em todas as direções, o que permitiu duplicar a distância de deteção dianteira, em comparação com as capacidades do anterior hardware.

Também a cobertura do radar de ondas milimétricas dianteiras passou a permitir detetar obstáculos mais próximos da frente do Corolla, com recurso a ferramentas capazes de garantirem que uma gama mais ampla de potenciais perigos seja destetada, incluindo motocicletas e equipamento instalados na berma das estrada.

Com a vantagem das atualizações de software poderem agora decorrer automaticamente sem  necessidade de deslocar o carro para um centro de serviço.

Em matéria de segurança destaque também para uma maior capacidade de detecção do sistema de pré-colisão (PCS), mais eficaz em cenários de tráfego mais urbano, incluindo o reconhecimento de possíveis colisões frontais ou laterais, não apenas de automóveis mas também de veículos de duas rodas.

Além da melhoria da eficácia das várias soluções de segurança e ajudas à condução, o condutor conta com mais apoio em manobras de baixa velocidade, com sinalização de perigos imprevistos e em movimento durante, por exemplo, manobras de estacionamento, incluindo a ativação de travagem automática em caso de necessidade.

Mesmo após a manobra de estacionamento ficar concluída, existem alertas para a aproximação de tráfego caso seja feita uma tentativa de abrir uma porta, bem como sistemas de deteção que asseguram que nada ficou esquecido antes de sair do carro, por exemplo, uma criança.

PRÉMIOS FLEET MAGAZINE. GARANTA JÁ A SUA INSCRIÇÃOKia EV6