A SIVA|PHS adianta agora alguns números relativos à sua atividade durante o ano 2025.
Em 2023, a empresa investiu na produção de energia renovável a partir dos painéis fotovoltaicos que instalou nas suas instalações.
Os 540 painéis com 292 kWp de potência instalados no SIVA-PARQUE são capazes de gerar 446 MWh/ano e evitar a emissão de 89 toneladas de CO2 por ano. Também na SIVA-TEC, onde estão instalados 338 painéis com 184,21 kWp de potência, está garantida a produção anual de 243 MWh, bem como é evitada a emissão de 34 toneladas de CO2. De acordo com a SIVA|PHS, a energia proveniente destes sistemas ultrapassou os 313 mil kWh, o que equivale a 27% de toda a energia consumida pela empresa durante o primeiro semestre de 2025; durante este período foram emitidas menos 46 toneladas de CO2.
No segundo semestre de 2025, outra das apostas da SIVA|PHS é a instalação de carregadores elétricos. Esta infraestrutura forneceu, segundo o importador, mais de 19.500 kWh a veículos elétricos até setembro, evitando assim a emissão de mais de 10 toneladas de CO2 face a viaturas com motor de combustão interna.
Paralelamente, a produção de energia renovável mantém-se como prioridade, destaca a empresa, com os painéis solares a cobrirem já cerca de 29% do consumo energético mensal.
Outras iniciativas SIVA|PHS
- Manutenção preventiva e reaproveitamento de materiais – reutilização de excedente de asfalto na criação de um novo acesso à EN3;
- Entre 1 de janeiro e 31 de março de 2025, reduziu em 44% o consumo de água face ao período homólogo de 2024;
- Instalou sensores de movimento para otimizar a utilização da iluminação;
- Foram substituídas chapas de matrícula acrílicas por metálicas (taxa de desperdício de 0,1% relativamente aos 10% das anteriores).
Florian Pupeter, Managing Director da SIVA|PHS diz que o compromisso do importador com a sustentabilidade não é apenas uma responsabilidade ambiental, mas também uma oportunidade para inovar e liderar a transformação do sector automóvel. “Continuaremos a investir em tecnologias verdes e a promover uma cultura interna que valorize a consciência ambiental, garantindo que cada passo dado contribua para um futuro mais sustentável e resiliente”, acrescenta.


























