Fruto de um acordo celebrado com a Toyota há dez anos, que permitiu às duas marcas desenvolverem soluções conjuntas, o Mazda2 Hybrid pediu emprestada a tecnologia híbrida da Toyota mas mantém o seu sólido caminho junto dos entusiastas da Mazda.
Agora alvo de pequenas alterações estéticas que o tornam “mais Mazda”, como dizia à FLEET MAGAZINE Luís Morais, diretor-geral da marca em Portugal, o modelo afirma-se como uma alternativa racional ao ‘primo-gémeo’ Yaris.
Num mercado onde as motorizações diesel estão praticamente a desaparecer neste segmento e onde, em variados contextos empresariais, a infraestrutura ainda não permite uma transição total para o 100% elétrico, o Mazda2 Hybrid é uma alternativa eficiente e perfeitamente ajustada às necessidades das empresas que procuram reduzir custos operacionais e emissões sem comprometer a mobilidade.

Híbrido eficiente, resultados reais
Ao longo de 300 km percorridos, o Mazda2 Hybrid terminou o ensaio da FLEET MAGAZINE com um consumo médio de 4,3 l/100 km, um valor extremamente competitivo e particularmente atrativo quando analisado à luz do TCO.
Sob o capô, este pequeno citadino combina um motor a gasolina 1.5 litros de três cilindros, com 92 cv, com um motor elétrico de 80 cv, resultando numa potência combinada de 116 cv – mais do que suficiente para uma utilização diária maioritariamente urbana, porém confortável e ultra-competente em percursos extraurbanos.
A caixa automática e-CVT, apesar de nem sempre reunir consenso entre os puristas da condução, revela-se suave e eficaz, contribuindo para uma condução relaxada e para a eficiência global do conjunto – principalmente em ambiente citadino, onde o Mazda2 Hybrid é rei e senhor.
Um Mazda2 Hybrid “mais Mazda”
O Mazda2 Hybrid a principal aposta da Mazda para um segmento onde ainda há concorrência forte. Fruto de um acordo de cooperação estratégica com a Toyota, o modelo partilha a mecânica híbrida com o Yaris. No entanto, nesta nova geração, os esforços da Mazda em dar ao Mazda2 Hybrid uma identidade própria surtiram efeito.
Em março de 2024, em entrevista à FLEET MAGAZINE, Luís Morais, diretor-geral da Mazda Portugal, dizia que o objetivo desta nova geração foi “tornar o Mazda2 mais Mazda”. Isso é notório sobretudo no exterior, onde o novo pára-choques e a grelha frontal foram redesenhados. Aliados a uma nova concepção da traseira, estes elementos ajudam o Mazda2 a libertar-se visualmente das semelhanças com o Yaris, mantendo apenas a base mecânica.

Pensado para empresas? Sem dúvida
Disponível em cinco níveis de equipamento (Prime-Line, Centre-Line, Exclusive-Line, Homura e Homura Plus), o modelo aqui ensaiado é o Homura, com cor Stormy Silver e interiores em preto. O preço (IVA incluído) proposto pelo fabricante para esta versão é de 31.527 euros, em regime chave-na-mão.
Importa referir que, tendo em conta as atuais taxas de Tributação Autónoma que incluem os encargos com viaturas, todos os modelos do Mazda2 Hybrid se enquadram no primeiro patamar, ficando assim sujeitos a uma taxa de 8%.
Conforto, agilidade e qualidade de construção
Com uma estrutura compacta e sólida, o Mazda2 Hybrid surpreende pela boa insonorização, conforto da suspensão e facilidade de condução.
É certo que o espaço traseiro é algo limitado e que o acesso aos bancos traseiros é condicionado pelo formato da carroçaria e abertura das portas. No entanto, este é um tipo de compromisso expectável e já previamente assumido pelo potencial cliente de um citadino neste segmento.
Em contrapartida, este é um automóvel que se destaca pela agilidade, manobrabilidade e versatilidade em ambiente urbano, características essenciais para quem passa grande parte do dia ao volante nos centros urbanos.

Peça essencial para a transição
Com um consumo real dentro do intervalo anunciado pela marca (3,8 e 4,3 l/100 km) e com emissões de CO2 que variam entre os 87 e os 97 g/km, o Mazda2 Hybrid posiciona-se como uma solução particularmente interessante para empresas em processo de transição energética.
Num contexto em que a mobilidade elétrica ainda não é uma opção viável para todas as frotas, o Mazda2 Hybrid afirma-se como uma solução pragmática, eficiente e financeiramente equilibrada, plenamente alinhada com as atuais exigências corporativas.


























