A Schneider Electric lançou uma solução de carregamento para veículos elétricos de nova geração. Além de ser “fácil de utilizar, eficiente para instalações comerciais, industriais e frotas”, conforme diz a empresa de tecnologia energética, o StarCharge Fast 720 permite o carregamento até 12 veículos em simultâneo.
O sistema do Schneider Electric StarCharge Fast 720 distribui a capacidade de carregamento com base na procura dos veículos em tempo real (sejam eles camiões, autocarros ou veículos ligeiros). Possui uma corrente nominal de saída de 380 A, expansível até 600 A, com “elevada potência para dar resposta às necessidades das infraestruturas, mesmo em momentos de pico”, acrescenta a empresa.
O facto de possuir uma arquitetura descentralizada para máxima flexibilidade, escalável de 360 kW a 720 kW, permite aos operadores de ponto de carregamento verem as suas necessidades em evolução sejam acompanhadas, assegura a empresa.
Descentralizada porquê? Porque todos os componentes, incluindo a conversão de potência e o controlo, estão integrados num único armário – um design que reduz as ligações à rede, simplifica a instalação e a manutenção e permite o equilíbrio dinâmico de cargas entre dispensadores, além de facilitar a escalabilidade à medida que as necessidades evoluem. Além disso, a Schneider Electric diz que ao concentrar os elementos geradores de ruído no armário de potência, o StarCharge Fast 720 proporciona uma experiência mais silenciosa.
Sobre este produto e a sua adaptação ao mercado, Anthony Song, CEO da Schneider eStar, diz que construir infraestruturas de carregamento flexíveis, inteligentes, adaptadas aos depósitos de veículos e eficientes para todo o tipo de viaturas será essencial para dar resposta ao crescimento da mobilidade elétrica no sector dos transportes.

Este equipamento já se encontra disponível para instalações de operadores de pontos de carregamento em toda a Europa.


























