A B-Parts está a incorporar no seu catálogo peças para veículos elétricos e híbridos.
A plataforma europeia de comércio online de peças automóveis usadas, originais e certificadas diz que decidiu apostar neste segmento em virtude da procura crescente que se tem vindo a verificar por este tipo de produtos no canal do pós-venda.
Manuel Araújo Monteiro, administrador da empresa, começa por salientar o facto de, para os veículos elétricos, ainda não haver vendas significativas. A empresa comercializa peças auto usadas, originais e certificadas, e começa a verificar que a venda de peças para este tipo de veículos tem vindo a ter cada vez mais procura. “Por isso, queremos dar uma nova dimensão a este negócio, de modo a que os nossos clientes possam encontrar na nossa plataforma a peça que precisam. Nós recondicionamos e comercializamos peças para qualquer tipo de viatura”, acrescenta.
A título de exemplo, em maio de 2025, a empresa integrou no seu portefólio de produtos uma categoria para inversores e conversores, componentes responsáveis pela passagem de corrente contínua para alternada num veículo eletrificado. Nesta linha de produto, a B-Parts afirma agora ter mais de 3.000 peças em stock.
Os responsáveis da B-Parts acrescentam, no entanto, que embora os componentes para veículos elétricos apresentem um preço superior ao das peças usadas em “veículos tradicionais”, permitem uma redução significativa dos custos de manutenção e reparação.
A B-Parts refere também estar a tomar outras medidas para adaptar o seu negócio à eletrificação:
- Criar novas parcerias com centros de abate e demsantelamento com experiência comprovada no segmento de viaturas eletrificadas;
- Capacitação técnica da equipa interna;
- Promoção de reciclagem segura e adequada a todos os componentes.
Luís Vieira, também administrador da B-Parts, acrescenta que, devido ao facto de a eletrificação automóvel se estar a começar a refletir no pós-venda, exigindo níveis mais altos de especialização e reforço de stock e conhecimento técnico, a empresa tem vindo a antecipar as mudanças no mercado e a preparar-se para uma nova geração de clientes e oficinas que procuram dar uma segunda vida a peças automóvel usadas.

























