O Eclipse Cross PHEV é mais uma oferta plug-in da Mitsubishi com potencial para frotas, valorizada no facto de se tratar de um SUV com tração integral e possuir capacidade de reboque de 1500 kg.

Com custo de aquisição de 32.990 euros (mais IVA, dedutível para empresas e empresários em nome individual com contabilidade organizada), este SUV posicionado entre o ASX e o Outlander beneficia de taxa reduzida de tributação autónoma de 10%, aliada a outras vantagens fiscais dirigidas a clientes profissionais.

A solução mecânica plug-in é idêntica à utilizada no Outlander PHEV: dois motores elétricos (um em cada eixo) coadjuvados por um motor a gasolina de 2.360 cc, que geram uma potência conjunta de 188 cv (224 cv no Outlander).

Alimentados por uma bateria de 13,8 kWh, os dois motores elétricos fornecem tração integral e permitem ao Eclipse Cross PHEV circular em modo 100% elétrico durante 55 km (WLTP, cidade).

O valor das emissões combinadas de CO2 é de 46 g/km e de gasolina de 2 l/100 km.

Com potência de carregamento de 3,7 kW em corrente alternada (CA) e de 22 kW em corrente contínua (CC), precisa de cerca de 25 minutos para abastecer 80% da bateria (em CC) e aproximadamente quatro, seis ou sete horas, quando ligado a uma tomada doméstica de 16, 10 ou 8 amperes, respetivamente (em CA).

Um detalhe do sistema híbrido partilhado pelo Elipse Cross PHEV e pelo Outlander PHEV é o facto de o motor a gasolina poder ser utilizado para gerar energia para carregar a bateria, quando o veículo circula apenas por ação dos motores elétricos (possível até até 135 km/h).

Com vários modos de condução que articulam o funcionamento híbrido ou que forçam a condução elétrica quando ela é possível, este SUV é Classe 1 nas portagens, sempre que associado a um dispositivo eletrónico de passagens.

A bateria possui garantia de 8 anos/160 mil quilómetros.

Mudanças estéticas e estruturais

O Elipse Cross plug-in foi alvo de algumas evoluções estruturais, uma vez que o sistema híbrido obrigou ao reforço da estrutura e da suspensão para conter o volume e peso da bateria, reduzindo ainda o centro de gravidade em três centímetros.

O design misto de SUV e de um coupé conheceu alterações estéticas e na funcionalidade, em relação ao modelo lançado no final de 2017: a parte dianteira assume uma configuração mais moderna e arrojada, sobretudo na forma como foi reconfigurada a iluminação, enquanto a secção traseira foi alvo de atualizações, na iluminação e no desenho da porta de acesso à mala.

Ligeiramente mais comprido (pouco mais de um centímetro), não terá sido isto, mas antes o desaparecimento da função deslizante do banco traseiro, que permitiu um ligeiro incremento da bagageira, que passa a contar com 328 litros ou 1.108 litros, com os assentos traseiros rebatidos. Continua a existir uma pequena caixa de carga com 12 litros sob o piso.

No interior, os sistemas digitais passam a contar com informações relacionadas com a condução híbrida, elétrica, estado da bateria, etc., enquanto o manípulo de controlo da transmissão está acompanhado de novos comandos relacionados com a condição mecânica. Atrás do volante surgem também patilhas que permitem controlar vários modos de regeneração de energia durante a desaceleração ou em descidas, algo que, bem aproveitado, resulta numa tremenda poupança do circuito de travagem.

Componente híbrida

O conjunto mecânico eletrificado do Mitsubishi Eclipse Cross PHEV é formado por:

  • Motor a gasolina de 2,4 litros a funcionar em ciclo de Atkinson), com 98 cv/211 Nm (135 cv no Outlander);
  • Motor elétrico dianteiro com 82 cv/137 Nm;
  • Motor elétrico traseiro com 95 cv/195 Nm;
  • Gerador de 72 kW;
  • Bateria de 13,8 kWh (300 V, 80 células, iões de lítio)

A propulsão é assegurada essencialmente pelos dois motores elétricos, complementados por um motor a gasolina de 2,4 litros que intervém quando as condições de condução e/ou o estado de carga o exigem.

A condução do Eclipse Cross PHEV alterna entre três modos de condução geridos de forma automática pelo sistema operativo PHEV:

  • Modo EV: funciona até 135 km/h;
  • Modo Híbrido em Série: funciona até 135 km/h, movimentado pelos motores elétricos dianteiro e traseiro e com o motor de combustão a gerar energia para carregar a bateria durante a condução. O sistema está programado para regressar ao modo EV quanto isso é possível e o motor de combustão é pontual e automaticamente ativado após 89 dias consecutivos de condução exclusivamente elétrica, para a manutenção do catalisador e do sistema de injeção de combustível;
  • Modo híbrido Paralelo: automaticamente ativado a velocidades superiores a 135 km/h. O motor de combustão propulsiona as rodas dianteiras, auxiliado pelo motor elétrico dianteiro, enquanto o motor elétrico traseiro propulsiona as rodas traseiras de forma permanente. O sistema está programado para regressar ao modo anterior quando a velocidade desce dos 135 km/h.

Eclipse Cross PHEV em versão única

O Eclipse Cross PHEV é disponibilizado numa único opção de equipamento: eMOTION.

Com um preço de aquisição para profissionais de 32.99o euros (+IVA), o preço de venda a particulares é de 53 mil euros, ou de 46.728 euros em campanha.

Como equipamento inclui:

  • Ar condicionado automático bi-zona
  • Sistema SDA de 8”
  • Controlo remoto por smartphone
  • Sete airbags (condutor, passageiro, cortina, laterais e joelhos)
  • Câmara traseira
  • Jantes de 18” e pneus 225/55
  • Barras de tejadilho
  • Faróis dianteiros (incluindo os de nevoeiro) totalmente em LED
  • Bancos em pele e alcantara (os dianteiros aquecidos)
  • Head-up display
  • Volante em pele com comandos áudio e Bluetooth
  • Cruise control e limitador de velocidade

e ainda os seguintes sistemas de segurança que constam do pacote “Safe&Drive Mobility” da Mitsubishi:

  • Sistema de Mitigação de Colisões Frontais (FCM)
  • Sistema de máximos automáticos (AHB)
  • Alerta de Desvio de Faixa (LDW)
  • Sistema Ultrassónico de Mitigação de Aceleração Acidental (UMS)
  • Sistema de prioridade à travagem
  • Assistência à Travagem
  • Sinalização de Travagem de Emergência (ESS)
  • Controlo de Estabilidade e Tração (ASTC)
  • Assistência ao Arranque em Subidas (HSA)
  • Travão de Mão Elétrico com função Auto Hold
  • Sistema de Leitura de Sinais de Trânsito (TSR).