A partir de 2018 todos os veículos vendidos novos na UE deverão dispor de um sistema automático de ligação ao serviço de urgência 112, que se ativa automaticamente em caso de acidente automóvel.
Os aparelhos sem fios eCall ativam automaticamente um sinal de alarme para o número europeu de emergência 112. Funcionando em conjunto com os sistemas de navegação, este serviço vai ajudar a identificar o local do sinistro com precisão, desse modo, reduzindo o tempo de resposta às emergências.
O sistema de chamadas de emergência foi concebido para tornar mais rápidos os serviços de emergência em caso de acidente de viação. A UE espera que tal medida contribua para a redução do número de vítimas mortais.
A infraestrutura para o sistema eCall deverá estar operacional até 01 de outubro de 2017, sendo a sua utilização ser acessível e gratuita para todos os consumidores. Deverá constar, obrigatoriamente, em novos tipos de veículos vendidos a partir de Abril de 2018.
Para salvaguardar a privacidade dos condutores, os veículos não serão objeto de localização constante e os dados relativos às localizações anteriores do veículo serão permanentemente apagados e nunca comunicados a terceiros sem o consentimento do proprietário do veículo.
A Associação Europeia dos Construtores de Automóveis (ACEA) foi uma das primeiras entidades a congratular-se com a decisão do Parlamento Europeu sobre o eCall: “Os fabricantes de veículos estão empenhados em proteger a privacidade dos seus clientes. Mas não podemos esquecer que o principal objectivo do eCall é a segurança. A indústria automóvel considera que o texto final consegue um bom equilíbrio entre a salvar vidas e proteger os dados “, afirmou Erik Jonnaert, secretário-geral da ACEA.
Para o sucesso desta iniciativa, alerta a associação, três coisas devem estar prontas a funcionar em simultâneo:
– Os dispositivos devem ser instalados em viaturas de passageiros e comerciais;
– Os pontos de atendimento de serviço público para receber e processar a chamada devem estar prontos a operar em todos os países europeus;
– A cobertura de rede móvel deve ser a melhor.

























