A ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos promove o debate sobre segurança no sector do rent-a-car e rent-a-cargo em mais uma conferência, em Lisboa, no próximo dia 25 de fevereiro de 2026.
A associação considera que este é um espaço para se refletir estrategicamente, num encontro que reúne operadores do sector, forças de segurança, especialistas do sector segurador e empresas tecnológicas. O objetivo, diz a ARAC, é promover a partilha de conhecimento, reforçar a articulação institucional e identificar soluções eficazes para os atuais (e futuros) desafios.
Programa da IV Conferência “Segurança no Rent-a-Car e Rent-a-Cargo: Desafios e Soluções para 2026” da ARAC
- Sessão de abertura: Duarte Guedes, presidente do Conselho Diretor da ARAC, fará um enquadramento da segurança operacional para a sustentabilidade económica do sector;
- Fraude e falsificação de documentos no aluguer de veículos: tema abordado por João Oliveira, diretor da Polícia Judiciária, que se propõe a analisar os principais padrões de risco, bem como os métodos utilizados por redes criminosas. Serão também expostas as melhores práticas de prevenção;
- Mesa-redonda dedicada à colaboração com as forças de segurança: moderada por Miguel Gome, membro do Conselho Fiscal da ARAC e CEO da Metrorent, contará com a participação do Coronel Vítor Martins Afonso, da GNR, do Superintendente António Luís Santos, da PSP, de João Oliveira, da PJ, e de Carlos Caiado, membro do Conselho Diretor da ARAC e CEO da SIXT Portugal. Neste debate serão abordadas as estratégias para melhoria da articulação entre empresas e autoridades, bem como os mecanismos de partilha de informação e procedimentos de resposta rápida na prevenção e investigação de ilícitos;
- Seguros e riscos operacionais, como proteger as empresas com políticas eficazes de seguros: Paulo Trigo, administrador da Caravela, analisará o tema e fará uma reflexão sobre a evolução das políticas seguradoras e o seu impacto na atividade do rent-a-car e rent-a-cargo;
- Soluções de IoT, rastreamento por GPS e IA aplicadas ao monitoramento de frotas: José Seguro, da Targa Telematics, debruçar-se-á sobre o papel determinante da tecnologia na prevenção de perdas, na recuperação de veículos e na proteção das operações.
Ao longo da Conferência haverá ainda espaço para abordar a problemática dos furtos e recuperação de veículos, com intervenções de responsáveis da GNR e da PSP.
Joaquim Robalo de Almeida, secretário-geral da ARAC, procederá ao encerramento dos trabalhos, com a promessa de reforçar o compromisso da associação em apoiar as empresas associadas na antecipação de riscos, no reforço da segurança operacional e na construção de soluções sustentáveis para o sector.


























