A ALF – Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting foi reconhecida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Comercial.
A atribuição reconhece primeiramente o contributo da ALF e dos seus associados para o desenvolvimento do sistema financeiro e da economia nacional.
Luís Augusto, que recebeu as Insígnias das mãos do próprio Presidente da República, diz que esta distinção representa um reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de mais de 40 anos pelas instituições associadas da ALF.
“Foi destacada a evolução dos produtos representados pela ALF, que passaram de ser apenas utilizados nos países europeus mais desenvolvidos, para passarem a estar plenamente implementados e difundidos em Portugal”, acrescentou.

Breve percurso da ALF em Portugal
- A ALF tem a sua origem na APELEASE, fundada a 28 de fevereiro de 1984, num contexto de profunda transformação do sistema financeiro português, iniciado com a publicação da Lei n.º 46/77, que permitiu a criação das instituições parabancárias e a introdução da locação financeira em Portugal.
- Poucos anos depois, o Factoring viria a ser regulamentado pelo Decreto-Lei n.º 56/86;
- Mais tarde surgiria o Renting, que veio desafiar o conceito tradicional de propriedade, introduzindo soluções inovadoras de gestão integrada de frotas automóveis;
- Ao longo de mais de quatro décadas, o Leasing, o Factoring e o Renting afirmaram-se como instrumentos fundamentais de financiamento da economia portuguesa, apoiando empresas e famílias de forma dinâmica, flexível e adequada às diferentes realidades económicas.
Desde que integram a ALF, os seus associados foram responsáveis por um contributo de:
- Mais de 105 mil milhões de euros financiados em investimentos mobiliários e imobiliários através do Leasing;
- 630 mil milhões de euros de créditos tomados através do Factoring;
- 546 mil viaturas ligeiras novas adquiridas em renting, no valor de 11,8 mil milhões de euros.


























