Fluido, elegante, musculado, recheado de detalhes e de tecnologia. O C5 X é o novo topo de gama da Citroën e pretende devolver à marca a aura de inovação e de conforto que são parte do seu ADN histórico.
O Citroën C5 X é produzido na China, onde o mercado automóvel valoriza carros grandes. E por grande entendam-se quase cinco metros de comprimento (4,82 metros), o que faz deste modelo o maior automóvel ligeiro de passageiros da atual gama da marca francesa.
E se é grande por fora, também o é por dentro. Construído sobre uma plataforma modular, a versão europeia assenta no equilíbrio entre a disponibilidade de espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro e a capacidade da mala, neste caso restringida a 485 litros por se tratar de uma versão plug-in, mas com 545 litros nas restantes versões. Já a versão destinada ao mercado chinês prescinde de parte da volumetria da bagageira para proporcionar mais espaço para os ocupantes. Porque, como toda a gente sabe, os chineses são geralmente pessoas de estatura grande…
Esta não é, contudo, a novidade principal. A estética pode parecer estranha para quem não esteja habituado às novas tendências da indústria automóvel, mas o Citroën C5 X tem a pretensão de aliar, em simultâneo, o estilo e a versatilidade de utilização próprias de um SUV, ao lado prático de uma carrinha. Algo que a silhueta traseira denuncia e que se confirma ao descobrir a profundidade de mala e as proteções alinhadas ao longo do piso.
O que não constitui novidade – tratando-se da Citroën – é o conforto proporcionado em viagem, uma vez que a combinação da suspensão com batentes hidráulicos progressivos, com o formato, textura e espessura do material dos bancos, proporciona a este C5 X uma capacidade de amortecimento sem rival.
Designada Citroën Advanced Comfort, esta tecnologia tem a particularidade de funcionar em simultâneo em sentidos distintos: num atenuando os efeitos das irregularidades do piso com os bancos a “filtrarem” as vibrações que restam, em sentido contrário, firmando a roda à estrada para controlar perdas de aderência.
O efeito prático deste trabalho é uma dinâmica bastante familiar, com algum adorno da carroçaria em curvas feitas com mais confiança. E se isto pode chegar a retrair enquanto o hábito não prevalece, a verdade é que o C5 X não perde facilmente a compostura em estrada, embalando condutor e ocupantes ao longo de uma viagem que não apresenta fadiga à chegada.
Boa notícia para quem gosta de condução segura é que, além da dotação de bastante equipamento e ajudas à condução neste sentido, este carro mantém fora da ação digital os controlos da climatização e opta por comandos físicos muito mais funcionais.

Impressões
Esta impressiva versão plug-in apresenta condições para reunir benefícios fiscais enquanto estiverem em vigor para este tipo de mecânica.
A gama inclui outras opções a gasolina (1.2/130 cv e 1.6/180 cv), que, como nesta solução híbrida plug- in com 225 cv e capacidade para circular durante 55 quilómetros em modo 100% elétrico, apresentam transmissão automática de 8 velocidades.
Mas além de poder ser mais eficiente nos consumos, o Citroën C5 X plug-in inclui já a suspensão ativa Citroën Advanced Comfort, que admite pré-selecionar quatro modelos distintos de condução, do mais suave e eficiente, ao mais dinâmico e exigente em matéria de condução. O PVP, sem IVA, da versão de entrada com este motor fica pouco acima dos 35 mil euros.
Galeria de imagens
Custo de aquisição, valores de renting e características do Citroën C5 X Hybrid 225 Ë-EAT8 Shine Pack
| Custo de aquisição | 34.642,66 euros + IVA |
|---|---|
| Renda 36 meses | 745,16 euros + IVA |
| Renda 48 meses | 710,08 euros + IVA |
| Potência combinada | 225 cv (165 kW) / 360 Nm |
| Motor a gasolina | 1.598 cc / 4 cilindros / 181 cv às 6.000 rpm / 250 Nm às 1.750 rpm |
| Motor elétrico | 81,2 kW (110 cv) às 2.500 rpm / 304 Nm |
| Bateria | 12,4 kWh (360V) |
| Consumo combinado | 1,3 l/100 km |
| Emissões CO2 | 87 g/km |
| Autonomia elétrica | 55 km |
| *Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição | |































