Conquistou desde 2010 um lugar cimeiro nas tabelas de ligeiros vendidos a particulares, e conta já com mais de 1,9 milhões de unidades vendidas em 11 anos. Chama-se Duster e é um dos best-sellers da Dacia.

A nova geração do Duster chega a Portugal em setembro de 2021 e pode ser configurada em versões 2WD ou 4×4.

Segue a filosofia das gerações anteriores e mantém a postura de SUV que se quer confortável mas, ao mesmo tempo, robusto.

O Dacia Duster MY2021 conta com uma nova frente e adota as características da nova identidade visual da marca – faróis que incluem luzes diurnas em Y, um novo formato que inspirou os relevos 3D na nova grelha cromada do radiador.

dacia duster

Dacia apresenta nova identidade visual

Também no que respeita à iluminação há novidades. Na dianteira, do tipo ECOLED, e na secção traseira uma nova assinatura LED da Dacia.

Outra das novidades é a inclusão de indicadores de mudança de direção LED dianteiros – uma tecnologia que marca a sua estreia na marca e que também é utilizada para os faróis de médios (com ativação automática de máximos de série) e para as luzes de matrícula.

Das alterações estéticas resulta também uma aerodinâmica melhorada. O desenho do novo spoiler traseiro e das novas jantes, por exemplo, foi testado em túnel de vento.

O resultado desses esforços? Uma redução de CO2 de até 5,8 gramas de CO2 na versão 4×4 do novo Duster.

Habitáculo renovado

A bordo, um habitáculo que a Dacia diz ser “mais convidativo” do que o da anterior geração, com novos revestimentos, novos encostos de cabeça e uma consola central sobrelevada com apoio de braços retrátil. A juntar a estas novidades, o também ele novo ecrã tátil de oito polegadas situado no tablier.

dacia duster

E é através deste que o utilizador controla o equipamento áudio Dacia Plug & Play (rádio, MP3, USB e ligação Bluetooth) e os sistemas multimédia Media Display e Media Nav, com ligação wi-fi para Apple CarPlay e Android Auto.

Ao nível do equipamento disponível, a versão 4×4 equipada com o Media Display ou o Media Nav inclui também um sistema Monitor 4×4 que garante vários tipos de informação ao ecrã central:

  • Inclinómetro lateral, que mostra o ângulo entre los lados esquerdo e direito do Duster
  • Ângulo de Inclinação, que utiliza os dados do Hill Start Assist e do Adaptive Hill Descent Control para manter o condutor a par do tipo de descidas ou subidas com as quais se depara
  • Bússola, disponível também com o Duster imobilizado
  • Altímetro, que exibe a altitude numa parte do ecrã e o registo da subida-descida na outra parte

Que motores?

No que respeita à mecânica utilizada, o novo Dacia Duster viu a sua gama de motores completamente revista.

Está disponível uma gama de motores Euro 6D Full diesel, gasolina e Bi-fuel. A saber:

Diesel

  • dCi 115 (2WD ou 4WD) com caixa manual de seis velocidades

Gasolina

  • TCe 90 (2WD) com caixa manual de seis velocidades
  • TCe 130 (2WD) com caixa manual de seis velocidades
  • TCe 150 (4WD) com caixa manual de seis velocidades
  • TCe 150 (2WD) com caixa EDC de seis velocidades

Bi-fuel (gasolina-GPL)

  • ECO-G 100 (2WD) com caixa manual de seis velocidades

Este último motor é já uma imagem de marca da Dacia. A opção ECO-G bi-fuel está presente em todos os modelos com motores de combustão interna da marca.

Quando está a circular a GPL, o novo Duster ECO-G emite em média menos 9,5% de CO2 do que um motor a gasolina equivalente. Mas o seu grande trunfo são os 1.235 km de autonomia que fornece, graças aos dois depósitos com uma capacidade útil combinada de quase 100 litros (50 litros de gasolina e 50 litros de GPL).

A marca garante também que, ao volante, a comutação entre combustíveis é imediata e impercetível. O novo comutador de gasolina-GPL “é mais ergonómico e está melhor integrado”, podendo ser operado manualmente pelo condutor a qualquer altura.

No caso do depósito de GPL ficar vazio, a passagem para gasolina ocorre automaticamente.

Mas para que não restem dúvidas, o ecrã TFT de 3,5 polegadas do computador de bordo informa o condutor acerca do nível de combustível em cada um dos reservatórios.

dacia duster

ADAS disponível

No capítulo da segurança, a Dacia equipou o Duster com:

  • Limitador de Velocidade
  • ESC de última geração
  • Controlo de Velocidade de Cruzeiro a partir do volante (opcional, dependendo do nível de equipamento)
  • Aviso de Ângulo Morto
  • Assistência ao Estacionamento
  • Assistente ao Arranque em Subidas
  • Controlo Adaptativo de Velocidade de Descida (versão 4×4)
  • Câmara Multiview