Conquistou desde 2010 um lugar cimeiro nas tabelas de ligeiros vendidos a particulares, e conta já com mais de 1,9 milhões de unidades vendidas em 11 anos. Chama-se Duster e é um dos best-sellers da Dacia.
A nova geração do Duster chega a Portugal em setembro de 2021 e pode ser configurada em versões 2WD ou 4×4.
Segue a filosofia das gerações anteriores e mantém a postura de SUV que se quer confortável mas, ao mesmo tempo, robusto.
O Dacia Duster MY2021 conta com uma nova frente e adota as características da nova identidade visual da marca – faróis que incluem luzes diurnas em Y, um novo formato que inspirou os relevos 3D na nova grelha cromada do radiador.
Também no que respeita à iluminação há novidades. Na dianteira, do tipo ECOLED, e na secção traseira uma nova assinatura LED da Dacia.
Outra das novidades é a inclusão de indicadores de mudança de direção LED dianteiros – uma tecnologia que marca a sua estreia na marca e que também é utilizada para os faróis de médios (com ativação automática de máximos de série) e para as luzes de matrícula.
Das alterações estéticas resulta também uma aerodinâmica melhorada. O desenho do novo spoiler traseiro e das novas jantes, por exemplo, foi testado em túnel de vento.
O resultado desses esforços? Uma redução de CO2 de até 5,8 gramas de CO2 na versão 4×4 do novo Duster.
Conteúdo deste artigo
Habitáculo renovado
A bordo, um habitáculo que a Dacia diz ser “mais convidativo” do que o da anterior geração, com novos revestimentos, novos encostos de cabeça e uma consola central sobrelevada com apoio de braços retrátil. A juntar a estas novidades, o também ele novo ecrã tátil de oito polegadas situado no tablier.
E é através deste que o utilizador controla o equipamento áudio Dacia Plug & Play (rádio, MP3, USB e ligação Bluetooth) e os sistemas multimédia Media Display e Media Nav, com ligação wi-fi para Apple CarPlay e Android Auto.
Ao nível do equipamento disponível, a versão 4×4 equipada com o Media Display ou o Media Nav inclui também um sistema Monitor 4×4 que garante vários tipos de informação ao ecrã central:
- Inclinómetro lateral, que mostra o ângulo entre los lados esquerdo e direito do Duster
- Ângulo de Inclinação, que utiliza os dados do Hill Start Assist e do Adaptive Hill Descent Control para manter o condutor a par do tipo de descidas ou subidas com as quais se depara
- Bússola, disponível também com o Duster imobilizado
- Altímetro, que exibe a altitude numa parte do ecrã e o registo da subida-descida na outra parte
Que motores?
No que respeita à mecânica utilizada, o novo Dacia Duster viu a sua gama de motores completamente revista.
Está disponível uma gama de motores Euro 6D Full diesel, gasolina e Bi-fuel. A saber:
Diesel
- dCi 115 (2WD ou 4WD) com caixa manual de seis velocidades
Gasolina
- TCe 90 (2WD) com caixa manual de seis velocidades
- TCe 130 (2WD) com caixa manual de seis velocidades
- TCe 150 (4WD) com caixa manual de seis velocidades
- TCe 150 (2WD) com caixa EDC de seis velocidades
Bi-fuel (gasolina-GPL)
- ECO-G 100 (2WD) com caixa manual de seis velocidades
Este último motor é já uma imagem de marca da Dacia. A opção ECO-G bi-fuel está presente em todos os modelos com motores de combustão interna da marca.
Quando está a circular a GPL, o novo Duster ECO-G emite em média menos 9,5% de CO2 do que um motor a gasolina equivalente. Mas o seu grande trunfo são os 1.235 km de autonomia que fornece, graças aos dois depósitos com uma capacidade útil combinada de quase 100 litros (50 litros de gasolina e 50 litros de GPL).
A marca garante também que, ao volante, a comutação entre combustíveis é imediata e impercetível. O novo comutador de gasolina-GPL “é mais ergonómico e está melhor integrado”, podendo ser operado manualmente pelo condutor a qualquer altura.
No caso do depósito de GPL ficar vazio, a passagem para gasolina ocorre automaticamente.
Mas para que não restem dúvidas, o ecrã TFT de 3,5 polegadas do computador de bordo informa o condutor acerca do nível de combustível em cada um dos reservatórios.
ADAS disponível
No capítulo da segurança, a Dacia equipou o Duster com:
- Limitador de Velocidade
- ESC de última geração
- Controlo de Velocidade de Cruzeiro a partir do volante (opcional, dependendo do nível de equipamento)
- Aviso de Ângulo Morto
- Assistência ao Estacionamento
- Assistente ao Arranque em Subidas
- Controlo Adaptativo de Velocidade de Descida (versão 4×4)
- Câmara Multiview