A Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) apresentou um relatório onde confirma a resiliência e tendência de crescimento do financiamento especializado em Portugal – o renting registou mesmo um desempenho positivo.
No que respeita ao renting automóvel, cujo crescimento continua a ser impulsionado “sobretudo pelo segmento empresarial”, conforme expõe a ALF, a produção acumulada foi de 30.214 ligeiros novos, o que representou um crescimento de 7,9% durante o período em análise.
Já o investimento associado foi de 829,48 milhões de euros (crescimento de 2,5%), para uma frota que totaliza agora as 141.005 viaturas (um aumento de 3,6% relativamente a setembro de 2024). Número, recorde-se, avançado pela associação no início de 2025.
A ALF diz ainda que o crescimento do renting reflete a preferência por soluções flexíveis de mobilidade e gestão de frota, o que possui um impacto direito na renovação e modernização das frotas das empresas nacionais.
ALF distinguida pelo Presidente da República com a Ordem do Mérito Empresarial
Outro dado a reter, que se prende com a aquisição de viaturas 100% elétricas (BEV), é o de que a 30 de setembro de 2025, 24% das novas aquisições eram de BEV.
Quando combinadas todas as formas de propulsão de emissões reduzidas (BEV, híbridos e híbridos plug-in), totalizam quase metade (48%) das viaturas adquiridas pelo renting.

























