O ES90 é o sexto 100% elétrico da Volvo (junta-se aos EX90, EX40, EC40, EX30 e ao recém-anunciado EX60). Já chegou a Portugal e é proposto – dentro da barreira fiscal – para empresas e ENI com um competitivo preço de 55.521 euros (acresce IVA).
Este carro, que representa um passo importante na consolidação da visão do fabricante sueco, “é um sedan com alma de SUV que combina tecnologia de ponta, design escandinavo, segurança e conforto num só espaço”, diz Domingos Silva, GM da Volvo Car Portugal.
A forma do ES90, foge ao muito em voga formato SUV e combina, conforme a Volvo o define, a elegância de um sedan com a adaptabilidade de um fastback. Tudo isto sem comprometer o conforto ou o espaço a bordo. Prova disso é o facto de os responsáveis da Volvo Car Portugal assumirem que este é um “carro para famílias”, sem no entanto perder o perfeito equilíbrio exigido quando posto à prova, pelos condutores dessas mesmas famílias, em contexto profissional.
Disponível no site da Volvo Car Portugal, as entregas acontecem apenas no final do último trimestre de 2025, início de 2026.
Em Portugal, este sedan fastback elétrico está disponível em três motorizações distintas (Single Motor Extended Range, Twin Motor e Twin Motor Performance). Quanto aos níveis de equipamento, dividem-se entre os patamares Core, Plus e Ultra, sendo que as versões Twin Motor não estão disponíveis no nível de equipamento Core.
| Single Motor Extended Range | Twin Motor | Twin Motor Performance | |
|---|---|---|---|
| Autonomia | 650 km | 700 km | 700 km |
| Capacidade da bateria | 92 kWh | 106 kWh | 106 kWh |
| Potência | 333 cv | 449 cv | 680 cv |
| Carregamento 10-80% DC | Menos de 20 min | 22 minutos | 22 minutos |
| Potência de carregamento DC | 300 kW | 350 kW | 350 kW |
| Tensão | 800V | 800V | 800V |
Mas há mais números a reter sobre este fastback elétrico:
- 5 metros de carro (comprimento)
- 3,1 metros de distância entre eixos
- Autonomia de até 700 km (ciclo WLTP)
- Num carregador de 350 kW, carrega até 300 km de autonomia em 10 minutos
- 424 litros de espaço de carga (três bancos traseiros que podem ser rebatidos individualmente e que, quanto rebatidos, aumentam o espaço de carga para 733 litros
- Frunk de 22 litros na dianteira
Conteúdo deste artigo
Tecnologia de ponta
O ES90 combina as últimas tecnologias desenvolvidas pela Volvo. Assente na arquitetura SPA2, baseia-se na tecnologia Superset da marca, que consiste num único conjunto de módulos de hardware e software que, assegura o fabricante, suportará todos os seus próximos veículos 100% elétricos.
Esta arquitetura, diz a marca, permite uma melhoria do desempenho geral e da tecnologia de segurança ao longo de todo o ciclo de vida do automóvel. Além disso, suporta atualizações Over-the-Air.
Anders Bell, diretor de Engenharia e Tecnologia da Volvo, diz que o Superset é possibilitado pela computação central. O ES90 é também, diz o responsável, primeiro carro a ser alimentado por uma configuração dual NVIDIA DRIVE AGX Orin, o que o torna no automóvel “mais poderoso” alguma vez criado pela marca no que respeita a capacidade de computação central.
ES90: um safe space tecnológico
Como vem sendo apanágio da marca, a segurança é um elemento fundamental em todos os seus modelos. Sendo um Volvo, o ES90 foi desenhado para ajudar a proteger todos, dentro e fora do automóvel.
Assim, o ES90 inclui uma estrutura de segurança robusta, sistemas de retenção de última geração e zonas de deformação otimizadas. Já os sistemas de segurança ativa são alimentados por um conjunto de sensores, incluindo um LiDAR, cinco radares, sete câmaras e doze sensores ultrassónicos. O que estes sensores fazem é garantir uma visão além do alcance humano, o que pode significar o evitar de uma colisão.
A bordo, e de entre as inúmeras tecnologias ao dispor do condutor, está o D.U.S, um sistema de compreensão do condutor, que detecta quando a atenção do condutor se devia da estrada; e intervém, para ajudar a corrigir a rota.
Outra das características a destacar no que toca à segurança do ES90 é o alerta de abertura de portas deste sedan, que ajuda a vigiar e proteger peões ou ciclistas quando o condutor abre a sua porta. Quando se prepara para sair do interior do ES90, o condutor pode também ser alertado pelo sistema de deteção de ocupantes – um sistema que, diz a marca, pode detectar movimentos em escala submilimétrica, como por exemplo a respiração de um bebé.
Evoluído tecnologicamente
Quanto ao sistema de infotainment, mantém o Google integrado e inclui serviços como Google Maps, Google Assistant e outras apps do Google Play. Este sistema é compatível com 5G e é alimentado pela plataforma Snapdragon® Cockpit da Qualcomm Technologies, que fornece todas as informações críticas para a condução quando precisar delas, através do visor de nove polegadas do condutor e do display head-up.
No centro do cockpit está um ecrã central de 14,5 polegadas, que permite ao condutor aceder à navegação, entretenimento, climatização e telefone, entre outras funcionalidades. Há ainda uma nova vista 3D suportada por uma câmara de 360°.





