dinheiro
Em 2013 foram concedidos 3.614 milhões de euros em crédito, o que representa uma subida de 4,2 por cento face a 2012.
Deste valor, 30,3 por cento cabem ao designado Crédito Clássico, 72 por cento do qual se destinou à aquisição de meios de transporte.
Embora maioritariamente concedido a particulares (91,6 por cento), os restantes 8,4 por cento do Crédito Clássico concedido às empresas representaram 91.641.000 euros.

creditoviaturas
É importante realçar que, no 4.º trimestre de 2013, verificou-se um aumento significativo no crédito para aquisição de meios de transporte (aumento de 18,8 por cento). Isto permitiu fechar o ano com um valor ligeiramente inferior a 2012 (redução de 1,1 por cento) e recuperar parte das perdas registadas ao longo do ano de 2013 (face a 2012).

creditoempresas
Olhando para o Crédito concedido às empresas, facilmente se concluiu que a esmagadora maioria do mesmo se destinou à aquisição de viaturas (mais de 85 milhões de euros em quase 92 milhões concedidos, ou seja, quase 93 por cento do Crédito Clássico contratado).
Na aquisição de viaturas por parte das empresas, o segmento com maior peso continua a ser o de ligeiros de passageiros.

credito
De acordo com a Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC), que fornece estes dados, o incremento total do crédito concedido resulta do aumento do Crédito Stock (47,2 por cento do total de crédito) e do Crédito Revolving (22,5 por cento do total de crédito) que cresceram 10,6 por cento e 11,2 por cento, respetivamente.
“Apesar do último trimestre ser, geralmente, o período mais forte do ano – não tendo 2013 sido exceção – verificou-se também um ligeiro crescimento dos montantes financiados ao longo dos vários trimestres.
Estes dados, juntamente com os indicadores económicos que têm sido divulgados, levam-nos a considerar que a retoma do setor está a dar sinais, esperando-se a sua consolidação este ano”, salienta António Menezes Rodrigues, presidente da ASFAC.