A Nissan alcançou pela primeira vez em Portugal uma quota de mercado próxima dos 6% nos ligeiros de passageiros
O fortalecimento da Nissan em Portugal na última década traduziu-se, em 2015, num novo recorde de vendas: 11.002 veículos ligeiros (7.645 em 2014), uma quota de vendas acumulada de 5,26% (4,52% em 2014), 5,98% no segmento dos ligeiros de passageiros e 1,28% nos comerciais ligeiros.
O grande responsável pelo sucesso continua a ser o Qashqai, que reforça a posição de liderança entre os Crossover e estabelece novo recorde absoluto em Portugal, com 5.250 unidades comercializadas. Em 2015 conseguiu até a proeza de ser o segundo modelo mais vendido de todo o segmento C.
Beneficiando das novas medidas de incentivo a energias alternativas de locomoção, o Nissan LEAF mais do que triplicou as suas vendas face a 2014 e, em apenas um ano, matriculou quase tantas unidades como no total dos anos anteriores, desde o seu lançamento em 2010.
O Nissan LEAF com bateria de 30 kWh e 250km de autonomia (ciclo NEDC) é também o automóvel elétrico mais vendido de sempre no mundo.
“Ao longo dos últimos anos a empresa tem reforçado a sua equipa local, tem seguido uma estratégia consistente de produto e focado o seu trabalho nas reais necessidades dos nossos clientes”, explicou Guillaume Masurell, diretor-geral da Nissan em Portugal”.
“Mas estes resultados constituem também um desafio para, em 2016, conseguirmos alcançar objetivos ainda melhores. Para isso, a Nissan irá lançar um programa inovador na Europa, que traduz um compromisso muito abrangente para com os seus clientes, e que designámos de ‘Promessa ao Cliente’”.
“A Promessa ao Cliente declina-se em cinco pontos”, explica Guillaume Masurell: “um número único de contacto telefónico de assistência ao cliente 24 horas por dia/7 dias por semana, assistência em viagem Nissan gratuita durante um ano após cada intervenção, preços de assistência garantidos, serviço de diagnóstico do automóvel transparente e gratuito antes de cada intervenção e viatura de substituição em qualquer operação de manutenção”.
“Esta é a primeira vez que um fabricante automóvel faz uma promessa aos seus clientes abrangendo toda a Europa, assinalando o compromisso da Nissan de conduzir a indústria em direção a uma maior transparência relativamente à assistência pós-venda, preços e assistência”, reforça o diretor-geral da Nissan em Portugal.
Nissan | 2015 | 2014 | Variação % | Mercado 2015 | Mercado 2014 |
Venda de veículos ligeiros de passageiros | 10668 | 7403 | 44,1 | 5,98 | 5,18 |
Venda de veículos comerciais ligeiros | 334 | 242 | 38,0 | 1,08 | 0,92 |
Ranking de vendas Nissan por modelo
Modelos | Totais vendas 2015 |
Qashqai | 5228 |
Juke | 1549 |
Pulsar | 1471 |
Micra | 1045 |
Note | 731 |
Xtrail | 428 |
Cabstar (VCL) | 212 |
Leaf | 209 |
Navara (VCL) | 59 |
ENV200 (VCL) | 36 |
NV200 (VCL) | 23 |
GTR | 6 |
NV400 (VCL) | 5 |
Primastar (VCL) | 1 |
Total | 11003 |