O Renault Mégane GT (versão Sport Tourer incluída) vem equipado com o motor “twin turbo” dCi 165 desenvolvido pela Renault Sport.

Com consumo médio inferior a 5 litros e 5 anos de garantia, já está disponível a partir de 35.400 euros (versão berlina) e 36.300 euros (Sport Tourer).

A imagem exterior não esconde a vocação desportiva, a caixa de seis velocidades é comandada por patilhas no volante, as suspensões ao solo são específicas, os bancos dianteiros são tipo “bacquet” e é equipado de série com o 4CONTROL, o sistema de 4 rodas direcionais.

Por debaixo do capot está o motor diesel 1.6 dCi com dois turbocompressores dispostos em sequência e de um sistema de injeção de 1800 bar de pressão.

O primeiro turbo é de baixa inércia e tem 90% do binário máximo disponível a partir das 1500 rpm. O segundo turbo entra em funcionamento em regimes mais elevados.

A potência é de 165 cavalos, mais cinco cavalos do que a unidade que equipa os modelos Talisman, Espace e a nova Grand Scénic.

Com 380 Nm de binário máximo disponível a partir das 1750 rpm, este motor permite que o novo Mégane GT dCi 165 atinja os 214 km/h de velocidade máxima, que só precise de 8,9 segundos para fazer dos 0 aos 100 km/h e de 29,9 segundos dos 0 aos 1.000 metros.

Quanto a consumos, 4,6 litros/100 km NEDC em ciclo misto para o Mégane GT e 4,7 litros/100 km para o Mégane GT Sport Tourer.

Independentemente da versão (berlina ou Sport Tourer), o novo Mégane GT dCi 165 tem grelha dianteira específica, jantes em liga leve de 18 polegadas, e as assinaturas GT, Renault Sport e 4CONTROL em diferentes pontos da carroçaria.

 

Os bancos revestidos em couro Alcantara®, autênticas “bacqet” com os apoios de cabeça integrados, ajudam a desafiar as leis da física.

O volante desportivo em couro com as patilhas que comandam a caixa de velocidades, os detalhes cromados, os pedais em alumínio e o painel de instrumentos personalizável têm a assinatura Renault Sport.

Na consola central, um ecrã vertical de 8,7 polegadas. Com comando táctil ou por voz, permite o acesso ao R-LINK 2, concentrando as funcionalidades de navegação, telefone, aplicações, rádio, mas também a inovadora tecnologia MULTI-SENSE.

Através do R-LINK 2 ou de um botão específico posicionado na consola central podem ser selecionados diferentes modos de condução – Sport, Neutral, Comfort e Perso – para parametrizar o automóvel ao nível da suspensão, direção, velocidade de resposta do acelerador e do motor, mas também o ambiente do habitáculo – quatro cores: vermelho, castanho, azul e violeta – bem como a rapidez das passagens de caixa.

A caixa de seis velocidades EDC, com comandos por patilhas no volante, permite o modo “Sport”, com passagens de caixa mais rápidas. Neste modo, o habitáculo ganha o tom vermelho, enquanto a suspensão, a direção, o motor, a caixa de velocidades e o curso do acelerador ficam programados para uma condução verdadeiramente desportiva.

Em modo “Sport”, a eficácia e a segurança proporcionadas pelo sistema de 4 rodas direcionais 4CONTROL permite extrair todo o potencial do irrepreensível chassis e das suspensões desenvolvidas pela Renault Sport.

Acima de 80 km/h em modo Sport (acima de 60 km/h nos outros modos) as rodas traseiras giram no mesmo sentido das rodas traseiras. Abaixo dessas velocidades, as rodas traseiras viram em sentido inverso das rodas dianteiras, de modo a facilitar as manobras.

No capítulo da segurança, beneficia de tecnologias de ajuda à condução como o Regulador de velocidade adaptativo (ACC), o Sistema de Travagem ativo de emergência (AEBS), o Alerta de transposição involuntária de faixa (LDW), o Alerta de distância de segurança (DW), o Alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito (OSP com TSR), o Alerta de ângulo morto (BSW), a Câmara de marcha-atrás, a Comutação automática dos máximos/médios (AHL), o Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral, bem como o Estacionamento em mãos-livres (Easy Park Assist) que, para além de o ajudar a identificar um lugar de estacionamento livre, medindo o espaço disponível com o auxílio de sensores, também assume o controlo da direção para realizar a manobra de estacionamento.