Com mais de 150 mil unidades vendidas na Europa, o primeiro SUV elétrico a bateria da Toyota com plataforma dedicada (eTNGA) foi submetido a uma ligeira revisão – mecânica e estilística.
As alterações feitas ao modelo lançado em 2022 são significativas, a começar pela disponibilização de duas versões de bateria (contrariamente à única apresentada na anterior geração) e nos sistemas e-Axle mais potentes. No entanto, a marca nipónica garante que o novo bZ4X “é mais do que uma atualização estética”.
Para Portugal a Toyota tem previstos os seguintes preços:
| Exclusive | Premium | Lounge | |
|---|---|---|---|
| Tração e bateria | FWD 57,7 kWh | FWD 73,1 kWh | AWD 73,1 kWh |
| Preço sem IVA | 36.577 euros | 39.585 euros | 54.590 euros |
Para Portugal, e de acordo com Victor Marques, Public Relations Manager da Toyota Caetano Portugal, a expectativa da marca nipónica é que a versão mais procurada seja a FWD com bateria de 73,1 kWh e nível de equipamento Premium, proposta com um preço de 39.585 euros + IVA
Novidades mecânicas
Segundo a Toyota, o novo design da bateria permite a colocação de mais células para o mesmo tamanho, evitando assim a necessidade de reengenharia da plataforma. Assim, para Portugal estão previstas versões de bateria (refrigeradas a água) de 57,7 kWh e 73,1 kWh, para autonomias combinadas de 444 km e 569 km, respetivamente.
Embora esteja prevista uma versão AWD (All-Wheel Drive), em Portugal será apenas comercializada a variante de tração frontal (FWD), com motor elétrico de 167 cv para a versão de bateria com menor capacidade e de 224 cv para a bateria de 73,1 kWh.

Este novo sistema compacto de propulsão elétrica é um conjunto compacto e modular que consiste num motor, engrenagem e unidade de controlo ECU, localizada entre as rodas motrizes, e que, diz a Toyota, é mais eficiente em termos energéticos, especialmente graças à utilização de novos semicondutores de carboneto de silício.
Se os motores elétricos e as baterias estão mais evoluídas, os tempos de carregamento estão… mais rápidos. De acordo com a Toyota, recorrendo a um posto de carregamento rápido DC de 150 kW, o bZ4X precisa de 28 minutos para alcançar os 80% da capacidade de carga da bateria.
O design do Toyota bZ4X não escapou à renovação, sempre de olhos postos na eficiência
Do lado de fora, as principais diferenças verificam-se ao nível da dianteira, que conta agora com faróis mais estreitos, ligados por uma barra de luz central. Para a marca, este elemento é fundamental para enfatizar uma “linguagem de design Toyota em tubarão cabeça de martelo”.

A aerodinâmica também foi alvo de melhorias. Segundo os engenheiros do fabricante, a simples cobertura inferior maior e os ajustes operados no defletor de ar traseiro, bem como as novas jantes de liga leve de 18 polegadas (20 polegadas na versão de equipamento Lounge), ajudam a reduzir o coeficiente de resistência aerodinâmica de 0,29 para 0,27.
A bordo, encontra-se um novo painel de instrumentos horizontal (e mais estreito), bem como um novo ecrã multimédia de 14 polegadas.
Outro dos elementos a destacar no interior do bZ4X é o novo sistema de controlo climático, que, diz a Toyota, consome menos 30% de energia, contribuindo assim também para o auomento da autonomia.
Um SUV elétrico dinâmico e confortável
É notório o conforto a bordo. Num SUV que foi nitidamente pensado para a Europa, os ajustes feitos ao nível da suspensão não só melhoram o seu desempenho dinâmico, mas, e acima de tudo, conferem um elevados níveis de conforto em ‘velocidade cruzeiro’. A isso junta-se um novo suporte de direção rígido, que contribui para uma direção mais precisa.
E se em ‘velocidade cruzeiro’ a insonorização resultante de um automóvel 100% elétrico marca presença, foram tomadas pela Toyota medidas adicionais para reduzir ainda mais o ruído e a vibração – caso dos vidros acústicos nas janelas laterais dianteiras, do silenciador no piso traseiro e do revestimento nas cavas das rodas dianteiras; tudo em nome do conforto a bordo.
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Qualidade, durabilidade e fiabilidade
Os três pilares da Toyota estão também patentes na Garantia Relax aplicada ao renovado elétrico bZ4X, que garante 70% da capacidade da bateria até um milhão de quilómetros ou dez anos (o que ocorrer primeiro, e mediante revisões feitas na marca).





























