É mais um emblema vindo do Oriente. O Grupo JAP é o principal importador da marca AION, da GAC Motor, para Portugal. O AION V é o primeiro de uma gama 100% elétrica que deverá povoar as ruas nacionais durante os próximos anos

A AION é uma marca da GAC Motor, fabricante de automóveis chinês criado em 1954 e construído, ao longo do tempo, através de parcerias com outras marcas automóveis.

Agora, mais de 70 anos volvidos, o Grupo JAP traz para Portugal a AION, uma marca da GAC Motor que, nas palavras de Jan Oehmicke, administrador do Grupo, decidiu entrar na Europa primeiramente por Portugal e que representa uma nova etapa nas suas operações.

Para isso, e para alavancar a entrada em Portugal com apenas um modelo (o AION V), o Grupo JAP espera, em menos de:

  • 6 meses, garantir uma rede de concessionários com presença nos maiores centros populacionais;
  • 18 meses, ter pontos de venda em todas as regiões de maior penetração da eletrificação e cobertura nacional no pós-venda;
  • 30 meses, garantir cobertura nacional em pontos de venda.

No primeiro trimestre de 2026 chega um utilitário AION e em 2027 e 2028 chegam mais dois modelos AION.

Principais características do AION V

Com proporções comparáveis à dos SUV de maiores dimensões, o AION V foi pensado especialmente para famílias, diz a marca, que assume mesmo querer competir com algumas marcas alemãs do segmento D no que respeita a espaço a bordo.

Disponível em Portugal em apenas duas versões de equipamento (Premium e Luxury), a AION preparou uma campanha de lançamento para o AION V, que é vendido com um preço de 29.990 euros (acresce IVA).

Quanto às especificações técnicas propriamente ditas, o AION V equipa um motor elétrico com 204 cv de potência, com binário máximo de 240 Nm.

A bateria de 75 kWh de capacidade assegura-lhe uma autonomia, em ciclo combinado WLTP, de 510 km, e os consumos (também em ciclo WLTP) anunciados pela AION situam-se nos 16,5 kWh/100 km.

Relativamente a tempos de carregamento, a AION garante que, num posto de carregamento rápido, este C-SUV elétrico precisa de apenas 15 minutos para recuperar 370 km de autonomia.

Dois dos elementos amplamente destacados pelos responsáveis do Grupo JAP aquando da apresentação do AION V foi a segurança e o conforto, fundamentais para uma boa tomada de decisão no momento da compra de um automóvel.

O AION V inclui alguns elementos que são novidade no segmento, como é o caso do rebatimento do assento traseiro, que tem uma inclinação até um ângulo máximo de 137º. O seu ajuste modular 27º + 20º progressivo com 18 posições diferentes é outro dos elementos a destacar, além da fila traseira, que oferece espaço para acomodar até três adultos “com total comodidade”, garante a AION.

Ainda neste departamento, tanto os assentos dianteiros como os traseiros possuem aquecimento, e os assentos dianteiros contam com ajuste elétrico, memória e massagens.

O frigorífico/”microondas” inteligente

Sim, leu bem. O AION V equipa um pequeno eletrodoméstico no seu interior. Na zona do apoio de braço (e apenas disponível na variante de equipamento Luxury), um pequeno compartimento com capacidade para 6,6 litros pode servir como frigorífico ou aquecedor, com uma amplitude térmica que pode ir dos -15 aos 60 graus centígrados.

aion v

Sistemas de Assistência à Condução presentes no AION V

  • Assistente de Cruise Control Integrado (ICA)
  • Cruise Control Adaptativo (ACC)
  • Aviso de Colisão Frontal (FCW)
  • Travagem de Emergência Automática (AEB)
  • Aviso de Saída de Faixa (LDW)
  • Prevenção de Saida de Faixa (LDP)
  • Reconhecimento de Sinais de Trânsito (TSR)
  • Alerta de Tráfego na Traseira (RCTA)
  • Aviso de Colisão Traseira (RCW)
  • Controlo Inteligente de Máximos
  • Deteção de Ângulo Morto (BSD)
  • Aviso de Abertura de Porta (DOW)

AION V: posicionamento

Em conversa com um responsável do Grupo JAP, a FLEET MAGAZINE apurou que o Grupo acredita na estrutura de retalho que está atualmente a desenvolver para acompanhar os potenciais clientes-empresa deste AION V.

Relativamente à confiança que a marca quer dar às frotas, o responsável diz que a questão das garantias é um fator fundamental. O AION V tem uma garantia de oito anos ou 160 mil km e, para a bateria de tração, o período temporal é o mesmo, mas os quilómetros cobertos são 200 mil. “Isso é algo que nos ajuda muito”, refere, e acrescenta que a marca está a dar às frotas uma garantia de qualidade, além das assistências e do plano de manutenção. Tudo isso aliado à proximidade que, reitera, a marca quer ter junto do canal B2B. Tal será o suficiente para posicionar este C-SUV elétrico nas shortlists e cestos de compras dos responsáveis de frotas.