A Mazda foi sem dúvida agressiva no posicionamento de preço desta berlina extremamente bem equipada e colocou-a à venda por 44.498 euros (IVA já incluído). Este valor será certamente muito apreciado pelos potenciais clientes-empresa que, por estarem isentos do pagamento de ISV e de taxa de Tributação Autónoma, podem ainda deduzir o IVA da aquisição. Resultado? Um automóvel de segmento D com um preço sem IVA a rondar os 36.170 euros.
Outro elemento bem representativo da atrás referida “agressividade” consiste nas ambições que a marca tem para o desempenho do modelo em Portugal: vender 500 unidades por ano. Um número que revela bem a confiança que os responsáveis nacionais depositam nesta berlina 100% elétrica.
Ao longo do desenvolvimento do modelo, e conforme referido pela própria marca, o Mazda6e foi aperfeiçoado e calibrado para satisfazer as exigências e expectativas do cliente europeu. Direção e suspensão foram ajustados “com precisão para criar uma sensação de condução harmoniosa e tranquila”. De facto, o Mazda6e transparece esse mesmo equilíbrio para a estrada e transmite ao condutor uma sensação de tranquilidade, enquanto a afinação da suspensão traseira multibraço e a bem dividida distribuição de peso são o garante de uma resposta mais direta e segura, mesmo em condições mais dinâmicas – o modo de condução Sport a isso se presta.
A bordo, o Mazda6e integra um painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas, head-up display (um habitual nos automóveis do fabricante) e um ecrã tátil central de 14,6 polegadas – novidade para todo o sistema digital, bem diferente e mais evoluído daquele que até aqui conhecíamos em propostas como o MX-30 ou o SUV CX-80.
Na versão de equipamento Takumi Plus aqui ensaiada, o Mazda6e inclui estofos em pele castanha e suede, com acabamentos em pele e pele sintética.
Impressões
Apesar da maior autonomia relativamente à versão Standard, o Mazda6e Long Range tem um carregamento DC mais lento, o que para frotas com exigência de cargas mais rápidas ou uso intensivo de autoestrada pode fazer a diferença. O seu peso (perto de 1.950 kg) pode também influenciar o desgaste dos pneus e os consumos reais, representando por isso um impacto no custo total de operação.
Ainda assim, ao fim de quase 300 km de ensaio, este Mazda6e apresentou um consumo médio de 13,7 kWh/100 km, número verdadeiramente impressionante para um automóvel deste calibre (e abaixo do anunciado pela marca).
Para gestores de frota ou decisores de compras que procuram um veículo elétrico equilibrado com imagem premium e um formato mais executivo do que muitos elétricos urbanos, o Mazda6e é a combinação perfeita de imagem com funcionalidade, numa clara e ganha aposta na qualidade de construção e no design centrado no utilizador.

Custo de aquisição, valores de renting e características do Mazda6e Long Range Takumi Plus
| Custo de aquisição | 37.547 euros + IVA |
| Renda 36 meses | 840 euros + IVA |
| Renda 48 meses | 769 euros + IVA |
| Motor elétrico | 245 cv |
| Binário máximo | 320 Nm |
| Consumo combinado | 16,5 kWh/100 km |
| Bateria | 80 kWh |
| Autonomia | 552 km |
| Carga máxima AC | 11 kW |
| Carga máxima CC | 90 kW |
| *Valores Ayvens. Quilometragem técnica máxima: 200.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição | |




























